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Revista Compartilhar

Revista Compartilhar publicou três artigos de estudantes e docentes do IFSP-CAR

Publicado: Terça, 28 de Mai de 2019, 09h26 | Última atualização em Terça, 28 de Mai de 2019, 10h41

No mês de maio de 2019, a revista Compartilhar (revista de extensão do Instituto Federal de São Paulo – IFSP), volume 3, número 1, foi publicada e disponibilizada na internet em versão eletrônica, com três artigos de autoria de estudantes e professores do IFSP-Caraguatatuba; a Revista Compartilhar pode ser acessada aqui.

 

Imagem: Capa da Revista Compartilhar (v.3, n. 1, 2018)

 

Um destes artigos (da sessão “Relatos de Experiências”) intitula-se “Projeto ‘Touba’: um pouco do Senegal no Brasil” é de autoria das professoras Maria do Carmo Cataldi Muterle, Priscila Cristini dos Santos e Ticiana Couto Roquejani, juntamente com a aluna do curso de licenciatura em matemática Aline da Silva de Oliveira. Este artigo pode ser acessado e lido aqui.

 

Foto: Estudante Aline da Silva de Oliveira

 

Segundo o resumo deste artigo: “Por meio da necessidade de integrar socialmente imigrantes senegaleses, refugiados no município de Caraguatatuba-SP, este trabalho teve como foco, a criação de ações para o melhoramento da qualidade de vida desses imigrantes, a partir da expansão de suas liberdades substantivas e instrumentais, que incluem direitos sociais, econômicos e culturais. Para isso, através de parcerias com a comunidade externa, como ONGs, fundações e outras organizações, o projeto denominado “Touba” desenvolveu, no ano de 2017, atividades como: cadastramento dos refugiados, momentos culturais e aulas de língua portuguesa. Como resultados, obteve-se a identificação e a integração desses refugiados junto à comunidade local.”

Foto: Professora Ticiana

 

Atualmente, o projeto de extensão “Touba” continua sendo realizado no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, desta vez sob a coordenação do professor Rodrigo Antonio dos Santos.

 

Foto: Professores Priscila, Ricardo e Maria do Carmo

 

Os outros dois artigos publicados são ambos de autoria da licenciada em matemática Adriana de Andrade (que se formou no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba em 2018) juntamente com o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira que orientou diferentes trabalhos tanto de iniciação científica, quanto de extensão que Adriana realizou durante a sua graduação.

Um destes dois artigos de autoria de Adriana de Andrade e Ricardo Plaza é intitulado “Uso de experimentos de baixo custo em atividades de extensão de divulgação científica” e foi publicado na sessão de Artigos; ele pode ser acessado e lido aqui. De acordo com o resumo deste artigo: “Este trabalho investiga como o uso de experimentos científicos em atividades de extensão divulgação científica, sobretudo aqueles feitos com materiais de baixo custo, pode auxiliar na compreensão de conteúdos sistematizados pelas diferentes ciências naturais, e como a contextualização desses conceitos e princípios científicos podem motivar alunos a terem uma visão abrangente da realidade, para que consigam compreender de forma mais efetiva os conteúdos disciplinares escolares. Este trabalho contemplou a metodologia CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) com o objetivo de ajudar no desenvolvimento de valores e da capacidade de tomada de decisão consciente na sociedade científica e tecnológica em que vivemos. Os públicos atendidos foram estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas da região do Litoral Norte, em São Paulo. Os experimentos foram montados a partir da realidade dos alunos, tendo como proposta implícita instigá-los a reproduzi-los em suas residências. Concluímos que a utilização de experimentos de baixo custo em atividades de divulgação científica contribui para o aprendizado no ensino de ciências, tornando os alunos mais interessados pelo estudo dos fenômenos da natureza.” Este artigo foi estruturado a partir dos resultados do projeto de iniciação científica intitulado “Abordagens interativas: recursos tecnológicos e utilização de materiais manipuláveis para o ensino de ciências naturais”. As atividades realizadas envolveram experimentos científi­cos feitos com materiais de baixo custo, com o objetivo de auxiliar os alunos na compreensão de diferentes conteúdos sistematizados pelas ci­ências naturais.

 

Foto: Adriana de Andrade, licenciada em matemática pelo IFSP-Caraguatatuba

 

O outro artigo de autoria de Adriana de Andrade e Ricardo Plaza e que foi publicado na sessão “Relatos de Experiências” intitula-se “Ampliando horizontes e enfrentando preconceitos por meio de cinedebates”; ele pode ser acessado e lido aqui. De acordo com o seu resumo: “Este trabalho realiza uma reflexão sobre os impactos dos diversos cinedebates realizados no âmbito de um projeto de extensão, durante os anos de 2015, 2016 e 2017, no IFSP-Caraguatatuba. O principal objetivo da realização destes cinedebates – exibições de filmes e documentários seguidas de debates sobre os temas abordados – foi ampliar os horizontes artísticos, científicos e políticos dos cidadãos presentes, de modo a que eles se apropriassem de hábitos críticos para serem utilizados nos momentos em que assistem obras cinematográficas e televisivas, o que favorece intensamente a emancipação social e cultural.”

O projeto de extensão “Cinedebate” vem sendo desenvolvido no âmbito do IFSP-Caraguatatuba desde 2015, sempre sob a coordenação do professor Ricardo Plaza e até o mês de maio de 2019 já realizou cerca de 160 sessões de cinedebates, além de uma enorme gama de outras atividades culturais, artísticas, educacionais e científicas.

As ações culturais realizadas no âmbito do projeto de extensão “Cinedebate” propiciam reflexões com o objetivo de construir uma sociedade plural, tolerante e inclusiva, e de promover uma cultura da tolerância, da paz e do respeito aos direitos humanos e à diversidade cultural e étnica; deste modo, pela discussão de temas associados à democracia, ao respeito a minorias e ao combate aos vários tipos de preconceitos existentes, é possível colaborar para o florescimento de uma cidadania mais ativa e participante. Atualmente, no ano de 2019, fazem parte da equipe de execução do projeto “Cinedebate”, além do professor Ricardo Plaza (que é o seu coordenador), os professores Alexandre Machado Rosa, Mauro Ribeiro Chaves, Janice Peixer, Nelson Alves Pinto e Sheyla Gorayeb Silva, bem como a servidora técnico-administrativa Maira Ferreira Martins.

Segundo a licenciada em matemática Adriana de Andrade, as atividades de extensão culturais, científicas e educacionais realizadas foram muito gratificantes para a sua formação acadêmica; para ela é de extrema importância a participação em projetos de extensão e pesquisa, especialmente para quem busca seguir uma carreira acadêmica, pois investir em estudos, pesquisas e no desenvolvimento de materiais para a publicação de artigos e participação em congressos é de suma importância no meio universitário.

Os projetos de extensão descritos nestes três artigos foram realizados graças a recursos fomentados pela Pró-Reitoria de Extensão (PRX) do IFSP.

Fonte: Adriana de Andrade e Ricardo Roberto Plaza Teixeira

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