FÍSICA

Revista Científica Publica Artigo de Aluna do Curso de ADS do IFSP - Caraguatatuba

Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2022, 09h53 | Última atualização em Terça, 09 de Agosto de 2022, 09h56

A Revista Ciência & Ideias (ISSN: 2176-1477), em seu volume 13, número 1, ano de 2022, entre as páginas 198 e 215, publicou o artigo intitulado “Negação da Ciência e Educação Científica” escrito por Jacqueline Xavier Silva Enéas, estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/1788>.

Imagem 1 – Jacqueline Enéas e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Jacqueline Enéas e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo tem como objetivo investigar os pensamentos das pessoas em relação à negação da ciência, captados por meio de um questionário, e a forma como as atividades de educação científica e de divulgação da ciência podem colaborar para combater os efeitos perniciosos de movimentos negacionistas da ciência. Foi feita uma revisão bibliográfica para a fundamentação teórica do trabalho desenvolvido, por meio da leitura e análise de livros, teses, dissertações, artigos em revistas especializadas e trabalhos apresentados em congressos acadêmicos. A investigação envolveu a realização e a análise dos desdobramentos de uma atividade de divulgação científica sobre negacionismo da ciência que foi feita de modo remoto, com transmissão simultânea pelo site YouTube. Um questionário foi elaborado para mensurar os pontos de vista existentes acerca de temas como movimentos de negação da ciência e a disseminação de notícias falsas. Este questionário foi respondido, de modo voluntário, por um número total de 72 pessoas. As respostas indicaram os pensamentos que as pessoas têm acerca destes temas, como por exemplo sobre a importância de valorizar a educação e da necessidade de checar informações antes de repassá-las por meio de redes sociais.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista Ciência & IdeiasImagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista Ciência & Ideias

A Revista Ciência & Ideias (ISSN: 2176-1477), que pode ser acessada no link <https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci>, é uma publicação eletrônica de acesso aberto, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), voltada para a área de Ensino, de acordo com a classificação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Ela publica contribuições originais e inéditas, teóricas ou empíricas, relacionadas ao Ensino de Ciências e à Divulgação Científica.

Imagem 3 – Página inicial da Revista Ciência & IdeiasImagem 3 – Página inicial da Revista Ciência & Ideias

Jacqueline Xavier Silva Enéas estuda no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, e desenvolveu, entre setembro de 2020 e agosto de 2021, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, o projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Negacionismo da Ciência, Educação Científica e Tecnologias da Informação e da Comunicação”, com bolsa PIBITI, fomentada pelo CNPq, de acordo com o edital 145/2020 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP. Alguns dos resultados obtidos na execução deste projeto de pesquisa são analisados no seu artigo que foi publicado na Revista Ciência & Ideias.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.