FÍSICA

Revista BRAJETS Publica Artigo de Licenciado em Física Pelo IFSP - Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 10h48 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 10h51

A Revista Eletrônica “Brazilian Journal of Education, Technology and Society – BRAJETS” (“Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade – CETS”), cujo ISSN é 2316-9907, em seu volume 16, número 04, ano de 2023, entre as páginas 970 e 986, publicou o artigo intitulado “Reflexões acerca de uma webconferência de divulgação científica sobre astrobiologia”, escrito por José Euripedes Bezerra Brito, que é licenciado em Física pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que é docente do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo – cujo título em inglês é “Reflections about a Scientific Dissemination Web Conference on Astrobiology” – pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://www.brajets.com/index.php/brajets/article/view/963>.

Imagem 1 – José Euripedes e professor Ricardo PlazaImagem 1 – José Euripedes e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico (em português) é o seguinte: “Este artigo tem como objetivo investigar a realização da webconferência intitulada “Busca por bioassinaturas em superfícies planetárias” ministrada pelo professor Douglas Galante, em 2021. Em especial, foram examinadas as concepções dos participantes deste evento sobre os tópicos abordados. Para fundamentar teoricamente esta pesquisa, foi feita uma revisão da literatura científica existente, por meio da ferramenta de busca do “Google Acadêmico”, usando como palavras chave, termos como “astrobiologia”, exobiologia” e “ensino de ciências”. Foram caracterizados em detalhes os métodos usados para planejar e realizar a webconferência investigada. Os resultados desta ação foram discutidos por duas vertentes. Em primeiro lugar, a partir do exame dos dados associados à gravação em vídeo da webconferência que podem ser obtidos pelas ferramentas do YouTube Analytics. Em segundo lugar, pela análise e interpretação dos padrões de respostas dadas por 17 participantes da webconferência que responderam voluntariamente às perguntas de um questionário disponibilizado durante a transmissão, por meio do link de um “Formulário Google”. Os dados obtidos foram interpretados à luz da literatura científica existente sobre os temas tratados. A realização desta atividade remota de divulgação científica permitiu compreender o significativo potencial pedagógico da Astrobiologia, principalmente pela sua natureza interdisciplinar e pelo seu caráter motivador.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado na Revista BRAJETSImagem 2 – Início do artigo publicado na Revista BRAJETS

A Revista “Brazilian Journal of Education, Technology and Society – BRAJETS” (“Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade – CETS”), cujo ISSN é 2316-9907, pode ser acessada no link <https://www.brajets.com/index.php/brajets>. Ela é um periódico científico online e de acesso aberto que tem como objetivo promover e difundir discussões teóricas e científicas sobre temas emergentes em campos de estudos da Educação, da Tecnologia e da Sociedade, numa perspectiva multidisciplinar. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é A4.

Imagem 3 – Artigo publicado no site da BRAJETSImagem 3 – Artigo publicado no site da BRAJETS

José Euripedes Bezerra Brito formou-se no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e atualmente realiza o seu mestrado na UFABC. Durante a sua graduação, José Euripides foi bolsista de iniciação científica no projeto de pesquisa “Astrobiologia, Ensino de Física e Divulgação Científica”, com bolsa da FAPESP, sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas próximas da física como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional ou pessoalmente.