Física

Residência Pedagógica da Licenciatura em Física inicia na escola Thomaz

Publicado: Terça, 23 de Mai de 2023, 16h38 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2023, 16h38

No mês de maio de 2023, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) iniciou a sua atuação na Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, situada na região central da cidade de Caraguatatuba. O professor Preceptor que atuará na Escola Thomaz será o docente Lucas Ramos Teixeira de Souza e os cinco licenciandos em Física pelo IFSP-Caraguatatuba que serão Bolsistas Residentes do Programa de Residência Pedagógica e que passarão a atuar na Escola Thomaz são: Matheus Ribeiro Brock de Paula, Joao Pedro Oliveira Pereira, Thassiana Aparecida de Almeida, Rafael Honorio Morais de Oliveira e Bruna Souza de Medeiros Nunes. Os professores de Física do IFSP-Caraguatatuba que coordenarão os trabalhos atuando como Docentes Orientadores (D.O.s) são o Prof. Dr. José Roberto Severino Martins Júnior e o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 1 – Rafael, Matheus, João Pedro, Thassiana e BrunaImagem 1 – Rafael, Matheus, João Pedro, Thassiana e Bruna

Para que a direção da Escola Thomaz conhecesse os residentes e apresentasse a eles as regras básicas de conduta da instituição, os professores Ricardo Plaza e José Roberto Martins organizaram uma reunião na segunda-feira, 08/05/2023, entre 17h e 18h30, nas dependências da escola Thomaz, da qual participaram, além deles mesmos, os cinco residentes (Rafael, Matheus, João Pedro, Thassiana e Bruna), o preceptor Lucas e a vice-diretora da Escola Thomaz, a professora Enilda Aparecida Martins Ribeiro.

Nesta reunião, os residentes puderam conhecer um pouco melhor a Escola Thomaz, instituição na qual participarão e fornecerão apoio às aulas de Física do professor Lucas, bem como proporão novas abordagens de ensino e realizarão intervenções didáticas, sob a tutoria do professor Lucas, de modo a melhorar a qualidade da aprendizagem. A vice-diretora Enilda acolheu os licenciandos em Física pelo IFSP e tirou as dúvidas deles, explicando acerca das regras de conduta da escola.

Imagem 2 – Professores José Roberto, Enilda, Lucas e RicardoImagem 2 – Professores José Roberto, Enilda, Lucas e Ricardo

Os licenciandos bolsistas (residentes) durante a Residência Pedagógica deverão assistir e participar das aulas de Física do preceptor na escola-campo, realizando atividades como: estudo sobre os conteúdos da área e sobre metodologias de ensino, familiarização com a atividade docente por meio da ambientação na escola e da observação semi-estruturada em sala de aula, elaboração de relatório juntamente com o preceptor e o docente orientador, avaliação da experiência, elaboração de planos de aula e regência de aula com acompanhamento do preceptor.

Imagem 3 – Residentes e docentes na sala de professores da Escola ThomazImagem 3 – Residentes e docentes na sala de professores da Escola Thomaz

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é fomentado pelo governo federal que financia as bolsas pagas aos residentes e preceptores, sendo uma das iniciativas de política de formação inicial de docentes. Sua administração é conduzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do governo federal que acolhe projetos que possam contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O PRP no âmbito do IFSP como um todo (para os diferentes cursos de Licenciatura dos diversos campus do IFSP espalhados pelo estado de São Paulo) tem como coordenador institucional o professor Fernando Schoenmaker.

O Programa de Residência Pedagógica (outubro/2022-março/2024) do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba é atualmente executado junto a turmas de ensino médio de quatro escolas-campo: além da Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, participam também turmas de ensino médio da Escola Estadual Avelino Ferreira, da ETEC-Caraguatatuba e do próprio IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 4 –Residência PedagógicaImagem 4 –Residência Pedagógica

Foi possível tornar a Escola Thomaz a quarta escola-campo de atuação da Residência Pedagógica da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba (com mais cinco bolsistas residentes e mais um bolsista preceptor), devido ao fato de que neste ano de 2023, o governo federal decidiu tomar a iniciativa de ampliar o número de bolsas fomentadas para o Programa de Residência Pedagógica em todo o Brasil. Além disso, também neste ano de 2023, o governo federal decidiu reajustar os valores das bolsas dos residentes de R$ 400,00 para R$ 700,00 (setecentos reais) mensais, de modo a valorizar mais o trabalho que os licenciandos realizam. Mais informações sobre a Residência Pedagógica podem ser obtidas no link <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>.

A Residência Pedagógica permite uma integração de fato entre a instituição formadora de professores (no nosso caso, o IFSP) e as demandas reais da sala de aula das escolas campo, de modo tanto a enriquecer o currículo da Licenciatura e permitir que os licenciandos vivenciem a profissão na prática, antes do término da graduação, quanto a melhorar a qualidade de ensino das escolas da educação básica públicas.