Física

Residência Pedagógica da Licenciatura em Física inicia na escola Avelino

Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 16h30 | Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 16h30

No mês de fevereiro de 2023, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) iniciou a sua atuação na Escola Estadual Avelino Ferreira, situada no bairro do Porto Novo, no município de Caraguatatuba. O professor preceptor Osvaldo Stefanini que lecionava as disciplinas de física em 2022 na Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frugoli, em 2023 se transferiu para a Escola Estadual Avelino Ferreira e, com isso, a Residência Pedagógica da Licenciatura em Física o acompanhou, bem como os licenciandos bolsistas residentes que passaram a ter a Escola Avelino como escola-campo no lugar da Escola Frugoli. Os cinco licenciandos em Física que são bolsistas residentes do Programa de Residência Pedagógica e que passaram a atuar na Escola Avelino são: Victor Alex Temoteo Galante, Thomas Diego de Oliveira Cabrera Filho, Getulio Gonçalves Peres Marques, Olga Barbosa Cardoso e Douglas Pereira da Silva.

Imagem 1 – Ricardo, Osvaldo, Sandra, Olga, Thomas, Victor, Getulio e DouglasImagem 1 – Ricardo, Osvaldo, Sandra, Olga, Thomas, Victor, Getulio e Douglas

Para que a direção da Escola Avelino conhecesse os residentes e apresentasse a eles as regras básicas de conduta da instituição, o Docente Orientador (D.O.) do PRP da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, organizou uma reunião na quarta-feira, 08/02/2023, entre 11h e meio-dia, da qual participaram os cinco residentes (Victor, Thomas, Getulio, Olga e Douglas), o preceptor Osvaldo Stefanini, a diretora da Escola Avelino, professora Sandra Miranda, e o próprio professor Ricardo Plaza. Nesta reunião, os residentes puderam conhecer um pouco melhor a Escola Avelino, instituição na qual estarão assistindo, participando e fornecendo apoio às aulas de Física do professor Osvaldo. A diretora Sandra Miranda acolheu os licenciandos em física e tirou as dúvidas deles.

Imagem 2 – Professores Ricardo, Osvaldo e SandraImagem 2 – Professores Ricardo, Osvaldo e Sandra

Os residentes durante a Residência Pedagógica deverão assistir às aulas de Física do preceptor na escola-campo e realizar atividades como: estudo sobre os conteúdos da área e sobre metodologias de ensino, familiarização com a atividade docente por meio da ambientação na escola e da observação semi-estruturada em sala de aula, elaboração de relatório juntamente com o preceptor e o docente orientador, avaliação da experiência, elaboração de planos de aula e regência de aula com acompanhamento do preceptor.

Imagem 3 – Professor Osvaldo e diretora SandraImagem 3 – Professor Osvaldo e diretora Sandra

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é fomentado pelo governo federal que financia as bolsas pagas aos residentes e preceptores, sendo uma das iniciativas de política de formação inicial de docentes. Sua administração é conduzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que acolhe projetos que possam contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O PRP no âmbito do IFSP como um todo (para os diferentes cursos de Licenciatura dos diversos campus do IFSP existentes no estado de São Paulo) tem como coordenador institucional o professor Fernando Schoenmaker. O Programa de Residência Pedagógica (outubro/2022-março/2024) do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba é executado junto a turmas de ensino médio de três escolas-campo: além da Escola Estadual Avelino Ferreira, participam também turmas de ensino médio da ETEC-Caraguatatuba e do próprio IFSP-Caraguatatuba.

A Residência Pedagógica permite uma integração de fato entre a instituição formadora de professores (no nosso caso, o IFSP) e as demandas reais da sala de aula das escolas campo, de modo tanto a enriquecer o currículo da Licenciatura e permitir que os licenciandos vivenciem a profissão na prática, antes do término da graduação, quanto a melhorar a qualidade de ensino das escolas da educação básica públicas.

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba agradece muito à direção da Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frugoli, especialmente ao coordenador Vitor Paulo Fida da Gama, por, como escola-campo, ter acolhido os residentes em 2022.