16 Dias de Ativismo

Reitor participou de cinedebate sobre a questão da violência contra a mulher

Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 11h26 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 11h30

No dia 07 de dezembro de 2019, sábado, a partir das 9h30 da manhã, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Thelma & Louise”, uma atividade realizada pelos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, coordenados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. O Reitor do Instituto federal de São Paulo (IFSP), professor Eduardo Antonio Modena esteve presente, assistiu a obra projetada e participou (juntamente com os outros presentes) ativamente do debate que ocorreu após a sua exibição.

Foto: Reitor Eduardo Modena, juntamente com alunos e professores do IFSP-Caraguatatuba

Este cinedebate ocorreu como evento constituinte dos “16 dias de ativismo” que contou com o apoio da prefeitura de Caraguatatuba e de organizações sociais da cidade, de modo a discutir a questão da violência de modo geral e da violência contra a mulher, em específico.

Foto: Louise e Thelma, as duas amigas que são as protagonistas principais do filme

Os 16 dias de ativismo transcorrem do dia 25 de novembro (dia internacional pela eliminação da violência contra a mulher) até o dia 10 de dezembro (dia internacional dos direitos humanos).

Foto: Professores Alexandre, Janice, Modena, Ricardo e Sheyla

Além dos professores Ricardo Plaza e Eduardo Modena, este cinedebate contou com a participação dos professores Janice Peixer, Sheyla Gorayeb Silva e Alexandre Machado Rosa.

Foto: Alunos e professores do IFSP-Caraguatatuba com o Reitor Eduardo Modena (do IFSP)

Para a organização deste cinedebate, o professor Ricardo Plaza contou com o apoio de seus bolsistas de extensão (Vinicius Amaral Sousa Abrahão e André da Silva Mendes), de ensino (Beatriz Aguida Gomes) e de pesquisa (Nicoli Rocha Santos) que realizam atividades educacionais, culturais e científicas como essa, sob a sua orientação.

Foto: Professor Ricardo, Vinicius, André, Nicoli e Beatriz

O filme “Thelma & Louise” foi lançado em 1991 e dirigido por Ridley Scott.  Ele ganhou o Oscar de melhor roteiro original. As atrizes Geena Davis e Susan Sarandon interpretam as amigas Thelma (uma jovem dona de casa) e Louise (uma garçonete quarentona) que, cansadas da vida monótona que tinham, resolvem deixar tudo para trás e sair viajando pelas estradas estadunidenses para tentar escapar da rotina sufocante do cotidiano de cada uma.

Foto: Cena do filme “Thelma & Louise”

Mais informações sobre o filme “Thelma & Louise” podem ser encontradas (em inglês) no site IMDB aqui e (em português) no site “Adoro cinema” aqui.

Foto: Debate sobre o filme “Thelma & Louise”

Por sua vez, uma boa resenha de análise do filme “Thelma & Louise” pode ser encontrada no site “Plano Crítico” aqui. O trailer do filme (em inglês) pode ser assistido aqui.

Foto: Diversos aspectos do filme “Thelma & Louise” foram debatidos pelo público presente

“Thelma & Louise” é um “road movie” (“filme de estrada”) que aborda temas importantes como a misoginia, a violência contra a mulher, o padrão de comportamentos machistas de homens contra as mulheres, os vínculos estabelecidos por uma relação profunda de amizade entre duas pessoas e as consequências das decisões que tomamos em nossas vidas; essa obra é considerada um marco do cinema feminista.

Foto: Programação oficial dos “16 dias de ativismo”

O Reitor do IFSP, professor Eduardo Modena, que pela segunda vez neste semestre participou de um cinedebate realizado no IFSP-Caraguatatuba, ressaltou durante o debate que as atividades culturais realizadas pelo projeto de extensão “Cinedebate” têm sido muito importante por diversos motivos, mas em particular, para destacar a importância da diversidade na sociedade e para reforçar a formação cidadã e crítica dos presentes nestas atividades. A equipe presente agradeceu as palavras de apoio do reitor para as ações culturais, educacionais e científicas realizadas no âmbito do projeto de extensão “Cinedebate”.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. A programação dos cinedebates que estão previstos para acontecer se encontra sempre disponível no site do IFSP-Caraguatatuba em um espaço próprio sobre os cinedebates. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.