Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Reitor do IFSP participou de cinedebate sobre o filme Citizenfour

Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 15h43 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 14h19

No dia 10 de agosto de 2019, sábado, a partir das 10h da manhã, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário “Citizenfour”. A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista André da Silva Mendes do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e do bolsista Vinicius Amaral Sousa Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate”, bem como de bolsistas e ex-bolsistas de pesquisa e de extensão, tais como Yeté Abunã Marques Labarca, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Ryan Nepomuceno Montemor, Rafael Sorensen do Nascimento e João Pereira Neto, além de estudantes do IFSP que colaboraram voluntariamente com a organização desta atividade, todos orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Público que debateu a obra Citizenfour após a sua exibiçãoPúblico que debateu a obra Citizenfour após a sua exibição

Este cinedebate contou com a presença do Reitor do IFSP, professor Eduardo Antonio Modena, que após a exibição de “Citizenfour” debateu acerca da obra e de outros assuntos com os presentes. O Reitor do IFSP durante o debate salientou a importância do projeto de extensão “Cinedebate” para os estudantes e para toda a comunidade do litoral norte paulista: no âmbito deste projeto – que vem sendo mantido com recursos da Pró-Reitoria de Extensão para financiamento de bolsas para estudantes extensionistas – desde 2015 já foram realizados mais de 150 sessões de cinedebates que versaram sobre os mais diferentes temas e envolveram obras cinematográficas de origens as mais diversas.

Professor Modena conversa com os presentesProfessor Modena conversa com os presentes

Neste cinedebate estiveram presentes os professores Renato Aurelio Mainente, Juliana La Salvia Bueno e Gisele de Gouvêa e a servidora técnico-administrativa Maira Ferreira Martins, além de estudantes de diversos cursos do IFSP-Caraguatatuba e membros da comunidade externa ao IFSP.

Professores Renato e RicardoProfessores Renato e Ricardo

O documentário “Citizenfour” lançado em 2014 que foi produzido pela cineasta Laura Poitras e que conta com a presença do jornalista Glenn Greenwald na tarefa de entrevistar Edward Snowden, um analista de sistemas norte-americano que trabalhou na CIA (Agência Central de Inteligência) e na NSA (Agência de Segurança Nacional) que denunciou um esquema de vigilância ilegal orquestrado pelo governo dos Estados Unidos sobre cidadãos do mundo todo, inclusive sobre lideranças políticas de diversas nações.

Professores Ricardo Plaza e Eduardo Modena com alunos do IFSP-CaraguatatubaProfessores Ricardo Plaza e Eduardo Modena com alunos do IFSP-Caraguatatuba

Mais informações sobre Citizenfour podem ser encontrada em inglês no site do IMDB aqui <https://www.imdb.com/title/tt4044364/?ref_=fn_al_tt_1> e no próprio site do filme aqui <https://citizenfourfilm.com/>. O trailer deste filme legendado em português pode ser assistido aqui <https://www.youtube.com/watch?v=8lRno3NBqmI>.

Estudantes que ajudaram na organização deste cinedebate juntamente com o professor RicardoEstudantes que ajudaram na organização deste cinedebate juntamente com o professor Ricardo

Dois bons artigos sobre esta obra que ganhou o Oscar de melhor documentário são “Citizenfour: documentário de Laura Poitras sobre Snowden” disponível para ser lido aqui <https://tecnoblog.net/169231/citizenfour-documentario-snowden/> e “Citizenfour, o documentário sobre Edward Snowden” disponível para ser lido aqui <https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Cinema/Citizenfour-o-documentario-sobre-Edward-Snowden/59/44379>.

Professores Ricardo Plaza e Eduardo Modena (Reitor do IFSP)Professores Ricardo Plaza e Eduardo Modena (Reitor do IFSP)

Uma entrevista feita pela jornalista brasileira Sonia Bridi com Edward Snowden e com o jornalista Glenn Greenwald para o programa Milênio pode ser assistida gratuitamente aqui <https://www.youtube.com/watch?v=k3Sxp3yIeGQ>. Glenn Greenwald é o responsável pelo site jornalístico “The Intercept Brasil” que pode ser acessado aqui <https://theintercept.com/brasil/> e que vem divulgando mensagens secretas da operação Lava Jato.

Edward SnowdenEdward Snowden

Durante o debate, foi ressaltada pelos presentes, inclusive pelo Reitor Eduardo Modena, a importância de uma nação ter autonomia na produção de conhecimento para ser realmente independente e que as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo IFSP (assim como por todos os institutos e universidades federais do Brasil) colaboraram de fato para a autonomia de nosso país: este é um motivo importante para valorizarmos estas instituições educacionais.

Equipe de produção do documentário Citizenfour durante a premiação do OscarEquipe de produção do documentário Citizenfour durante a premiação do Oscar

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página