Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Física

Recepção aos calouros da Física teve videoconferência e cinedebate

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 11h56 | Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 12h12

No dia 12 de fevereiro de 2020, quarta-feira, entre 19h e 22h35, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreram diversas atividades de recepção aos novos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

 

Foto Público presente na noite do dia 12 02 2020 no auditório do IFSP Caraguatatuba

Foto: Público presente na noite do dia 12/02/2020 no auditório do IFSP-Caraguatatuba

 

O objetivo das atividades que ocorreram nesta noite do dia 12/02/2020 foi integrar os alunos das quatro turmas do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e, em particular, acolher os calouros ou seja os alunos ingressantes no curso neste ano de 2020.

 

Foto Alunos das quatro turmas do curso de Licenciatura em Física do IFSP Caraguatatuba

Foto: Alunos das quatro turmas do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba

 

A primeira atividade deste noite foi uma videoconferência com a física Gabriela Padilha Bailas que atualmente vive no Japão que foi convidada e gentilmente aceitou participar desta atividade.

 

Foto Gabriela Padilha Bailas OK

Foto: Gabriela Padilha Bailas

 

O contato com a física Gabriela Bailas foi viabilizado a partir da iniciativa do aluno Rodrigo Henrique Revelete Godoy (do 7º semestre do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba) que fez a intermediação entre ela e o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba) de modo a permitir a realização da videoconferência.

 

Foto Rodrigo e Ricardo

Foto: Rodrigo e Ricardo

 

Gabriela Bailas é Graduada no curso de Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Física pela Universidade Federal de Pelotas e Doutora em Física pela Université Blaise Pascal, na França.

 

Foto Tela do auditório durante a videoconferência mostrando de um lado os alunos e do outro Gabriela Bailas

Foto: Tela do auditório durante a videoconferência mostrando de um lado os alunos e do outro Gabriela Bailas

 

Atualmente, Gabriela Bailas está realizando seu pós-doutorado no “High Energy Accelerator Research Organization” (KEK), em Tsukuba, no Japão, na área de física de partículas.

 

Foto Estudante de física Rodrigo faz uma pergunta para a física Gabriela Bailas

Foto: Estudante de física Rodrigo faz uma pergunta para a física Gabriela Bailas

 

Mais informações a respeito da formação e do currículo de Gabriela Bailas podem ser obtidas na plataforma Lattes aqui. Um pré-print (em inglês) de um recente trabalho de pesquisa que ela escreveu em coautoria com dois colegas, intitulado “Reconstruction of smeared spectral function from Euclidean correlation functions”, pode ser obtido e lido na plataforma arXiv aqui.

 

Foto Estudante de física Nicolas faz uma pergunta para a física Gabriela Bailas

Foto: Estudante de física Nicolas faz uma pergunta para a física Gabriela Bailas

 

Como a videoconferência ocorreu às 19h da quarta-feira 12/02/2020 no IFSP-Caraguatatuba, lá no Japão já era 7 horas da manhã do dia 13/02/2020, quinta-feira! Ou seja, a física Gabriela Bailas participou desta videoconferência bem cedo, logo após acordar e tomar um café! Os alunos presentes no auditório externaram um profundo sentimento de agradecimento pelo desprendimento da física Gabriela Bailas em participar deste evento em um horário tão não-usual para a sua rotina no local onde vive. Gabriela Bailas, com certeza, pelo seu trabalho, é motivo de inspiração para jovens rapazes e moças que estão iniciando um curso de graduação em Física.

 

Foto Estudante de física Lyanderson faz uma pergunta para a física Gabriela Bailas

Foto: Estudante de física Lyanderson faz uma pergunta para a física Gabriela Bailas

 

No início da videoconferência, a física Gabriela Bailas se apresentou e discorreu um pouco sobre a sua formação acadêmica. Ela também explanou a respeito do trabalho que realiza na área de divulgação da ciência sobretudo por meio de seu canal de vídeos “Física e Afins” no youtube, que pode ser acessado aqui. Este seu canal, que atualmente já tem mais de 400 vídeos disponíveis, discute temas como física de partículas, teoria das cordas, pseudociência e a participação das mulheres na ciência. Após a sua apresentação inicial, Gabriela Bailas respondeu diversas questões que foram feitas por alguns estudantes do curso de Licenciatura em Física que estavam presentes. 

 

Foto Estudante de física Erik faz uma pergunta para a física Gabriela Bailas

Foto: Estudante de física Erik faz uma pergunta para a física Gabriela Bailas

 

Após o término da videoconferência alguns professores da Licenciatura em Física que estavam presentes se apresentaram para os calouros do curso: Natalia Nassiff Braga, Ana Maria Stabelini, Luis Fernando Viviani Thomazini, Aleandro Ribeiro Marquesi, Romário Araújo Pinheiro e Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Em particular, o professor Luis Fernando discorreu um pouco a respeito dos trabalhos que têm sido realizados desde 2018 com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba junto a escolas estaduais situadas no município de Caraguatatuba.

 

Foto Professores Ana Maria Romário Aleandro Luis Fernando Natália e Ricardo

Foto: Professores Ana Maria, Romário, Aleandro, Luis Fernando, Natália e Ricardo

 

Na sequência, alguns membros (Beatriz, Elke e Daniel) do Diretório Acadêmico Jovem Eremias Delizoicov (DAJED) do IFSP-Caraguatatuba apresentaram aos calouros as ações realizadas pelo Diretório Acadêmico e ressaltaram a importância da organização dos estudantes na vida acadêmica.

 

Foto Membros do Diretório Acadêmico Beatriz Daniel e Elke se apresentam aos calouros

Foto: Membros do Diretório Acadêmico (Beatriz, Daniel e Elke) se apresentam aos calouros

 

O estudante Rafael Brock Domingos – que é o representante discente no colegiado do curso de Licenciatura em Física – agradeceu aqueles que fizeram contribuições financeiras e “em espécie” para a “festa” de recepção aos alunos (com “comes e bebes”). 

 

Foto Rafael Brock agradece aqueles que contribuíram para a festa de recepção aos calouros

Foto: Rafael Brock agradece aqueles que contribuíram para a festa de recepção aos calouros

 

Durante as atividades desta noite, a pedido dos alunos veteranos, os calouros da licenciatura em física se apresentaram aos colegas, com informações sobre seus nomes, suas expectativas, onde estudaram e a cidade de onde eram provenientes.

Os eventos de recepção aos calouros da Licenciatura em Física só foram viabilizados graças ao apoio de inúmeros alunos de diferentes turmas, sem os quais teria sido impossível que ocorressem: a todos eles agradecemos imensamente.

 

Foto Alguns dos alunos que colaboraram para a realização destas atividades

Foto: Alguns dos alunos que colaboraram para a realização destas atividades

 

Após a rápida “festa” de confraternização dos alunos das diferentes turmas da licenciatura em física, o professor Ricardo Plaza, dando início às atividades do cinedebate programado, fez uma breve apresentação a respeito do documentário “Apollo 11” que foi exibido aos presentes.

 

Foto Documentário Apollo 11

Foto: Documentário “Apollo 11”

 

“Apollo 11” é um documentário dirigido por Todd Douglas Miller que foi lançado em 2019 e que trata a respeito da expedição com três homens (Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins) até a Lua em julho de 1969. Dois deles, Armstrong e Aldrin foram os primeiros seres humanos a andar na Lua!

 

Foto Cena do documentário Apollo 11

Foto: Cena do documentário “Apollo 11”

 

Mais informações a respeito do documentário “Apollo 11” podem ser obtidas em inglês aqui, e em português aqui e aqui. O trailer legendado desta obra pode ser assistido aqui.

 

Foto Estudantes presentes participaram ativamente das atividades que foram realizadas

Foto: Estudantes presentes participaram ativamente das atividades que foram realizadas

 

Os equipamentos e todas as medidas necessárias para viabilizar a videoconferência e o cinedebate foram montados com o apoio fundamental da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do IFSP-Caraguatatuba, em particular pelo empenho dos servidores técnico-administrativos Leandro Oliveira da Silva e Thyago Nicollas de Santos Lima.

 

Foto Ricardo e Leandro

 Foto: Ricardo e Leandro

 

Atividades culturais, científicas e educacionais como essas são regularmente organizadas junto aos alunos do curso de Licenciatura em Física, com o objetivo de colaborar com a formação destes alunos do IFSP e também dos demais interessados das comunidades interna e externa ao IFSP. Elas são sempre gratuitas e abertas a qualquer cidadão.

 

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página