Início > O que é? > Notícias > Projetos do PIBID da Licenciatura em Física são apresentados
PIBID

Projetos do PIBID da Licenciatura em Física são apresentados

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 09h43 | Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 09h47 | Acessos: 1037

Na noite do dia 17 de outubro de 2018, quarta-feira, a partir da 21h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) ocorreu a apresentação de diversos projetos educacionais propostos por estudantes bolsistas e voluntários do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Física. Este programa no âmbito da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba é coordenado pelo professor Luis Fernando Viviani Thomazini e conta com o apoio e colaboração do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, coordenador deste curso de Licenciatura em Física. Atualmente há 20 alunos bolsistas e voluntários no PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. O PIBID no âmbito de todos os campus do Instituto Federal de São Paulo é coordenado pela professora Zionice Garbelini Martos Rodrigues.

Bolsistas e voluntários do PIBID da Licenciatura em Física com professores Luis Fernando e Ricardo

As ações educacionais do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba são realizadas em duas escolas públicas parceiras, a Escola Estadual Colônia dos Pescadores e a Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, ambas situadas no município de Caraguatatuba (SP). Os professores de física que são supervisores do PIBID nestas duas escolas são, respectivamente, Gislene Ávila Rodrigues e William Martinez Sobrinho.

Mais informações sobre o PIBID podem ser obtidas aqui.

Público presente nas apresentações com projetos desenvolvidos pelos estudantes

Os pibidianos atuam nas escolas parceiras, junto com os professores supervisores, de forma a propor e implementar novas estratégias didáticas que possibilitem uma melhoria na qualidade de ensino. Os estudantes da licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba envolvidos nas ações do PIBID são: Jessica Andrielli Firmino, Gabriela Lima de Anchieta Silva, José Henrique Gomes Tosta, Ruy Guilherme Farias Santos Barros, Luara da Silva Santos, Maria Carolina Carvalho Rodrigues, Almiro da Silva Castilho, Raysa Andrade de Souza, Erik Volva Lavinas de Souza, Julia Alessandra Silverio, Leila de Sales Mota Oliveira, Thomas Diego de Oliveira Cabrera Filho, Romualdo Welison de S. Silva, Sofia Kaiser Sant´Ana de Jesus, Rafael Brock Domingos, Nicolas Gama Coelho Rodrigues, Ryan Nepomuceno Montemor, Rafael Honório Morais de Oliveira, Larissa Comodaro Nunes Sant´Ana e Yasmin Francisca dos Santos Coelho.

Apresentação feita por Ryan, Erik e Thomas

Apresentação feita por Maria Carolina e Ruy

Apresentação feita por José Henrique

Apresentação feita por Rafael Brock

Apresentação feita por Almiro, Romualdo, Julia e Leila

Apresentação feita por Gabriela

Apresentação feita por Nicolas

Esta atividade fez parte da programação da 2ª Jornada da Licenciatura em Física que ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018 do IFSP-Caraguatatuba. Atividades educacionais e científicas como estas são organizadas sistematicamente pelos projetos desenvolvidos pelos professores de física do IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é estimular a curiosidade dos jovens em geral para o estudo e aprofundamento em temas científicos, em particular em áreas da física, da astronomia e da matemática e nas suas interfaces com áreas tecnológicas. Todas estas atividades de cunho educacional são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades educacionais, científicas e culturais podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.