Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Projeto de Extensão

Práxis Educativa na Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos inicia atividades

Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2020, 15h08 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2020, 15h09

Nessa semana, iniciam-se as ações do Projeto de Extensão “Práxis educativa na Gestão Sustentável dos Recursos hídricos” junto à comunidade. O projeto foi selecionado por meio do Edital Nº 196/2020 da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP e objetiva apoiar a construção de conhecimentos teóricos e práticos para a gestão participativa e sustentável dos recursos hídricos, protagonizada pelos jovens, baseada nos aspectos ambientais, sociais, políticos, culturais e econômicos. A consequência esperada é a reflexão sobre os desafios atuais para tentar minimizar os impactos gerados pelas ações antrópicas nos ecossistemas aquáticos, assim como promover a sustentabilidade regional e a melhoria na qualidade de vida da sua comunidade.

Programação do Projeto Práxis Educativa na Gestão Sustentável dos Recursos HídricosProgramação do Projeto Práxis Educativa na Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos

Ao longo dos próximos meses, serão realizadas as seguintes ações:

  • Ciclo de webinários “Desafios para a Gestão Sustentável de Bacias Hidrográficas” durante 13 semanas (toda quinta-feira das 18h30 às 20h30), com inscrição aberta semanalmente por meio da plataforma Zoom, gravado e disponibilizado no YouTube para o público geral.

  • Curso EaD “Problemas e Soluções para a Gestão de Bacias Hidrográficas” (30h) para 80 membros de CBH de todo o Brasil e público em geral (havendo disponibilidade de vagas). Inscrições de 19 a 29 de setembro e demais informações pelo site: https://www.ifspcaraguatatuba.edu.br/fic/problemas-e-solucoes-para-a-gestao-de-bacias-hidrograficas

  • Mostra virtual “Olhar do Jovem Cuidador das Águas” de desenhos e pinturas produzidos por jovens de 13 a 18 anos de todo o Brasil (informações em breve).

  • Desenvolvimento da cartilha educativa digital “Gestão Sustentável de Bacias Hidrográficas” para divulgação gratuita em rede nacional após a conclusão do projeto.

O primeiro webinário será realizado no dia 24 de setembro de 2020, sob o tema “Água e Agenda 2030 & Participação da Sociedade na Gestão das Águas”. A moderação e abertura oficial do projeto será realizada pela Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis e como palestrantes convidados estarão a Sra. Iara Giacomini, da Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRHi) de São Paulo, Prof. Dr. Demetrius Cristofidis, da Universidade de Brasília, Sr. Mathew Johnston, da Embaixada do Brasil na Austrália e a Profa. Dra. Yara Moretto, da Universidade Federal do Paraná representando a TWRA no evento. A inscrição para o primeiro webinário pode ser feita por meio do site: https://zoom.us/webinar/register/WN_lKzQzyYwRNajTDnxGYgohQ

Programação do I Webinário IFSP Água e Agenda 2030 & Participação da Sociedade na Gestão das ÁguasProgramação do I Webinário IFSP Água e Agenda 2030 & Participação da Sociedade na Gestão das Águas

O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis com a colaboração da equipe formada pela Profa. Dra. Janice Peixer, Prof. Dr. Leandro Peixoto, Prof. Me. Marcelo Hatugai, Prof. Me. Mauro Ribeiro Chaves, Prof. Esp. Renan Mendes e Profa. Me. Vivian Amaral de Oliveira. Todos vêm atuando intensamente na concepção e desenvolvimento do projeto. Além da equipe local, o projeto também conta com a colaboração de palestrantes brasileiros e australianos da Aliança Tropical de Pesquisa da Água - TWRA (em inglês, Tropical Water Research Alliance, site: https://www.thetwra.org/) e da Embaixada da Austrália no Brasil.

Atualmente, a Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis é o ponto focal da TWRA no IFSP e Coordenadora Geral da TWRA do Estado de São Paulo, na qual também participam a Profa. Dra. Adriana Marques, do IFSP Câmpus Itapetininga e Prof. Dr. André Teixeira, do IFSP Câmpus Capivari. A proposta da TWRA é incentivar a organização espacial integrativa das bacias hidrográficas sob perspectivas políticas e institucionais, com o envolvimento de diferentes atores sociais para serem parceiros dessa rede de pesquisa.

No momento, alunos do IFSP Câmpus Caraguatatuba concorrem a 6 bolsas de extensão para atuarem como protagonistas nas ações do projeto, as quais estreitarão o contato com os mais de 50 palestrantes de 40 instituições participantes do Brasil e Austrália, possibilitando o planejamento e a implantação de futuras ações conjuntas.

Como a TWRA foi inicialmente desenvolvida na Austrália, a equipe brasileira tem tido o apoio da Embaixada da Austrália no Brasil. Muitos dos pesquisadores são ex-alunos de intercâmbios na Austrália. Há mais de um ano, o IFSP e a Embaixada da Austrália no Brasil vêm realizando diversos encontros para impulsionar o ensino, a pesquisa e a extensão. A realização de projetos como esse tende a potencializar essa parceria e trazer muitos benefícios à toda comunidade do IFSP. Dessa forma, como parte da disseminação dos resultados, o projeto colabora de forma fundamental com a política de internacionalização do IFSP, oficialmente iniciada em dezembro de 2019 por meio da Portaria nº 4557, a qual reconhece a necessidade de ações concretas de extensão e pesquisa internacional pelas instituições de ensino brasileiras para avançar a posição do nosso país no cenário global de inovação e qualidade de vida da sociedade.

Por fim, os professores envolvidos no projeto agradecem ao apoio: da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP, em especial à Sra. Adriane Zangiacomo Foligno, por ter propiciado informações relevantes de forma muito didática, subsidiando o desenvolvimento do projeto; da Embaixada da Austrália no Brasil, principalmente da Sra. Cristina Elsner, Sra. Luísa Neves e Sr. Matthew Johnston; de todos os pesquisadores da TWRA SP e TWRA Nacional, particularmente do Coordenador Geral José Gonçalves Júnior, e das responsáveis pelo suporte técnico aos webinários e divulgação, Dra. Andressa da S. Reis, Me. Karoline Serpa e Dra. Larissa C. da Costa; além de todos os colaboradores das diversas ações do projeto.

Autoria: Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis

registrado em:
Fim do conteúdo da página