NAPNE

Projeto de tutoria para estudantes com necessidades específicas

Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 15h22 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 16h54

O projeto de tutoria para estudantes com necessidades específicas, instaurado no segundo semestre de 2020, tem como objetivo atender com maior qualidade os estudantes com necessidades educacionais específicas do campus Caraguatatuba. Para isso, visa utilizar como metodologia a tutoria de pares, na qual estudantes-tutores são escolhidos para ajudar colegas que estão a ter dificuldades na compreensão e realização das atividades acadêmicas.

Para participar como bolsista é preciso ter concluído as disciplinas obrigatórias do 1º ano do curso do candidato, ter compatibilidade de horário e possuir recursos tecnológicos para atividades remotas, por conta do momento de pandemia. Ao final do ano de 2020, o projeto contava com sete tutores, contudo estamos encerrando 2021 com nove estudantes-tutores, os quais ao longo do ano chegaram a ser doze bolsistas, apoiando o número de até 20 estudantes, além de outras atividades que fortaleceram o NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) do campus.

O projeto em questão, além de contribuir com a aprendizagem do tutorado, também teve como pretensão desenvolver o que chamamos de aprendizagem cooperativa, com vistas à autonomia de ambos os estudantes, isto é, tanto do tutor como do tutorado. Ao tutor a ideia é de proporcionar a oportunidade do exercício das suas habilidades, autocontrole e autorregulação de sua própria aprendizagem. E ao tutorado a sua maior participação, permanência e êxito nas atividades acadêmicas.

Segundo Felipe Duarte, bolsista e aluno do 4º período de Curso de Licenciatura em Matemática, participar do projeto tem sido desafiador:

“Tive contato com algumas deficiências e entendi melhor cada uma com o tempo, isso me ajudou em questões didáticas. Entendi o olhar que um professor deve ter com relação a contexto social, deficiências e dificuldades do aluno”.

Felipe DuarteFelipe Duarte

Para Vitor Lunardi, tutorado e aluno do terceiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, o projeto se faz de suma importância:

“Eu consigo entender a matéria com as adaptações, com a ajuda da tutora e dos professores. Se não tivesse essa adaptação eu não estaria conseguindo acompanhar”.

Vitor LunardiVitor Lunardi

Outra perspectiva importante do projeto é a visão do professor. Para Luiz Antonio, que ministra aulas nos cursos de Técnico em Informática para Internet e o Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, as adaptações tem um papel importante no aprendizado desses alunos.

Para ele, “as adaptações auxiliam sim estes alunos, principalmente as adaptações dos exercícios avaliativos. Alguns alunos possuem mais facilidade para elaborar uma redação ou gravar um podcast do que resolver exercícios práticos ou ainda responder questionários”.

Luiz AntônioLuiz Antônio

Já na minha visão, Verônica Orrutia, bolsista e aluna do terceiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, o projeto tem ajudado muito, tanto para o aluno que está sendo tutorado, quanto para o tutor, visto que ao estudarmos o conteúdo, para poder auxiliar o colega, vamos adquirindo mais conhecimento. Participo desde o começo do projeto e acredito que ele tem sido uma grande oportunidade de aprendizado.

Verônica OrrutiaVerônica Orrutia

Texto produzido pela bolsista do Projeto Tutoria de Pares do Campus Caraguatatuba: Verônica Orrutia Mariano Lourenço
Orientação: Profa. Ticiana Couto Roquejani (Responsável pelo Projeto Tutoria e Coordenadora do NAPNE - Caraguatatuba)