Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Extensão via Internet

Projeto de extensão de divulgação científica e cultural inicia suas atividades

Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 16h27 | Última atualização em Quinta, 03 de Setembro de 2020, 16h30

Neste mês de agosto de 2020, tiveram início as atividades do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” que ocorre no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) sob a coordenação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Extensionistas Kaue, Larissy, Laís, Danilo, Sofia e Vinicius, juntamente com o professor Ricardo PlazaExtensionistas Kaue, Larissy, Laís, Danilo, Sofia e Vinicius, juntamente com o professor Ricardo Plaza

O projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” foi aprovado no âmbito do Edital 196 de 11 de junho de 2020 da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de São Paulo – IFSP, referente ao “Programa Institucional de Apoio a Atividades de Extensão do IFSP – Em tempos de Distanciamento Social” elaborado para as necessidades do período da pandemia de coronavírus. Os recursos viabilizados pelo edital 196 possibilitam o financiamento de bolsas de extensão e auxílio estudantil para despesas com telefonia e internet, a seis alunos extensionistas selecionados para a execução das atividades previstas para este projeto. O objetivo deste projeto de extensão é colaborar para disseminar o conhecimento, a cultura e a ciência, por meio da internet, durante a pandemia de COVID-19.

Seis estudantes de cursos superiores do IFSP-Caraguatatuba foram escolhidos para serem bolsistas deste projeto de extensão, após um processo de seleção que contou com a participação de 11 candidatos. Para que este processo de seleção dos bolsistas ocorresse a contento, foi fundamental o apoio integral dado pela Coordenadora de Extensão do IFSP-Caraguatatuba, professora Elaine Regina Barreto. Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba selecionados para atuarem como extensionistas neste projeto e organizarem atividades de divulgação científica e cultural mediadas pela internet – sob a orientação do professor Ricardo Plaza – foram: Kaue Marques Barbosa, Vinicius Carvalho Rosa, Larissy Santos da Silva, Danilo Henrique Oliveira Souza, Lais Rodrigues Ramos e Sofia Kaiser Sant Ana de Jesus. Kaue, Vinicius, Larissy e Danilo são estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Lais é estudante do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais e Sofia é estudante do curso de Licenciatura em Física.

Este é um projeto de extensão interdisciplinar, caracterizado pela realização de atividades audiovisuais remotas e mediadas pela internet que estejam relacionadas à ciência, cultura, arte e cinema, e que serão implementadas para prioritariamente atingir de modo virtual alunos de escolas públicas do litoral norte paulista, tornando o IFSP-Caraguatatuba mais aberto à comunidade externa. Assim sendo, este é uma continuidade de projetos de extensão existentes desde 2015 (como o projeto "Cinedebate"), adaptado para o contexto da pandemia de COVID-19 e para a necessidade de isolamento social advinda das características desta doença. A principal vertente deste projeto se refere à exibição de obras audiovisuais (curtas, vídeos-ensaios, documentários, filmes etc.) sobre questões e temas históricos, científicos, culturais, artísticos, educacionais, filosóficos e sociais. O trabalho procurará ampliar o repertório de conhecimentos dos alunos participantes e propiciar debates interdisciplinares que permitam um amadurecimento intelectual e uma ampliação dos conhecimentos e da visão de mundo, sempre do ponto de vista da construção de uma sociedade plural, tolerante, inclusiva e de respeito aos direitos humanos. Uma ênfase especial será dada para temas relacionados à História da Ciência, bem como para movimentos de negação da ciência e para as causas da disseminação de “fake news” pelas redes sociais.

A esta equipe de seis bolsistas de extensão se junta um outro grupo de sete estudantes orientados pelo professor Ricardo Plaza em projetos de pesquisa de iniciação científica. Cinco destes estudantes são orientados com bolsas: Rafael Brock Domingos (com bolsa PIBIFSP 2020 fomentada pelo IFSP-Caraguatatuba para a execução do projeto de pesquisa “Ensino de tópicos de Física Nuclear no Ensino Médio sob a perspectiva da teoria da Aprendizagem Significativa”), Yeté Abunã Marques Labarca (com bolsa PIBITI 2019-2020 fomentada pelo CNPq para a execução do projeto de pesquisa “Física, Tecnologia e Satélites Artificiais: Tecnociência na educação”), Jacqueline Xavier Silva Enéas (com bolsa PIBITI 2020-2021 fomentada pelo CNPq para a execução do projeto de pesquisa “Negacionismo da Ciência, Educação Científica e Tecnologias da Informação e da Comunicação”), Julia de Jesus Santos (com bolsa PIBIC-Ensino Médio 2020-2021 fomentada pelo CNPq para a execução do projeto de pesquisa “Notícias falsas, ferramentas tecnológicas digitais e educação”) e Maria Carolina Carvalho Rodrigues (com bolsa PIBIFSP-Ações Afirmativas 2020-2021 fomentada pela Pró-Reitoria de Pesquisa do IFSP para a execução do projeto de pesquisa “Ensino de astrofísica estelar por meio de recursos tecnológicos digitais”). Dois outros estudantes são orientados em atividades de pesquisa, sem bolsa até o momento: Rodrigo de Siqueira Bicudo (que se dedica voluntariamente ao desenvolvimento do projeto de pesquisa “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”) e Higor Felipe Gonçalves de Arruda (que se dedica voluntariamente ao projeto de pesquisa “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias”).

Bolsistas de extensão e de pesquisa orientados pelo professor Ricardo Plaza, em reunião realizada pela internet no mês de agosto de 2020Bolsistas de extensão e de pesquisa orientados pelo professor Ricardo Plaza, em reunião realizada pela internet no mês de agosto de 2020

Os seis bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” agradecem à Pró-Reitoria de Extensão do IFSP pelas bolsas fomentadas pelo edital 196. Esta equipe procurará trabalhar com temas importantes para serem debatidos e que estejam relacionados à ciência e à cultura: sugestões de assuntos para serem abordados nas ações a serem planejadas serão muito bem-vindas e podem ser feitas para qualquer bolsista membro da equipe ou diretamente para o coordenador do projeto.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página