Projeto Camerata: Música e Extensão no IFSP Caraguatatuba

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 17h50 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 17h39

Imagem 1 - Participantes do Projeto CamerataImagem 1 - Participantes do Projeto Camerata

Os encontros do Projeto Camerata: Música e Extensão, no IFSP Caraguatatuba, agora contam com a colaboração do músico e professor Raphael Tavares. O projeto volta a acontecer a partir de propostas de estudos práticos e teóricos sobre música e instrumentos musicais, no contexto das orquestras de câmara.

O professor Raphael Tavares é violinista profissional desde 2002. Iniciou seus estudos musicais em 1993 no piano e em 1998 no violino. Estudou pelo conservatório musical Souza Lima em São Paulo e com o professor Paulo Paschoal (Osesp). Ao longo dos últimos anos, foi criador e maestro da Camerata Difusa, Orquestra Jovem de Cordas de São Sebastião e Orquestra Verde Escola em parceria com o maestro João Carlos Martins. Atualmente é maestro da Camerata de Cordas de Ilhabela.

O projeto Camerata teve início em 2021 a partir de um edital da Reitoria do IFSP no qual o Professor Mauro Chaves, foi contemplado com uma série de instrumentos para a formação de uma camerata no campus.

Atualmente, o projeto é coordenado pela Professora Julia Viana, e tem contado com a participação de alunos e servidores de diversos cursos.

O Projeto Camerata: Música e Extensão propõe a formação de uma camerata no IFSP Campus Caraguatatuba, através de encontros semanais para estudo teórico prático dos instrumentos musicais, ensaios gerais, partilha e troca de saberes musicais e apresentações em eventos e contextos culturais.

Imagem 2 - Professora Julia Viana e Professor Raphael TavaresImagem 2 - Professora Julia Viana e Professor Raphael Tavares

Os encontros acontecem todas as sextas-feiras, no Auditório do IFSP Caraguatatuba, e devem seguir em 2024, com mais parcerias e alcance da comunidade externa.

Imagem 3 - Anotações na lousa do Professor Raphael TavaresImagem 3 - Anotações na lousa do Professor Raphael Tavares