Projeto Biblioteca Viva

Projeto Biblioteca Viva - Quadrilha Feudal

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 08h21 | Última atualização em Sábado, 02 de Setembro de 2017, 09h46

No 1º semestre letivo de 2017, iniciou-se no Câmpus Caraguatatuba o Projeto intitulado "Biblioteca Viva", coordenado pela professora de Língua Portuguesa Juliana La Salvia. O projeto surgiu da necessidade de interlocução entre áreas do conhecimento, visando a proporcionar aos estudantes do câmpus e comunidade externa vivências significativas que instiguem a leitura e a valorização do acervo, assim como do espaço da biblioteca. Para tanto, resolvemos, aproveitando ainda o Projeto Integrador do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, que visa a discutir questões relacionadas à Inclusão Social, trabalhar o tema Desigualdade Social por meio de uma "Quadrilha Feudal". Sendo assim, os alunos que estavam, no mesmo período, estudando a escola Literária intitulada Trovadorismo, que tem como contexto principal o Feudalismo e a divisão social de classes, foram convidados a participar de um teatro que ocorreu no mesmo dia da festa junina do câmpus, daí o nome "Quadrilha Feudal". Mas para que o Projeto realmente ganhasse Vida, os estudantes tiveram que dedicar-se muito, dividindo-se em cinco equipes que incluíam: roteiro; pesquisa histórica; figurinos (pesquisa e costura); seleção de músicas da época; filmagem, fotos e edição. Trabalhamos durante os sábados letivos do 1º semestre para que os alunos pudessem aprender a costurar os próprios figurinos, a partir de oficinas de costura ofertadas pela professora, além de oficinas de expressão corporal. O professor de História, Renato Mainente, auxiliou os jovens com as pesquisas e os roteiros, além de também coordenar os ensaios. É preciso ressaltar aqui, que os adolescentes participaram da proposta por livre e espontânea vontade, considerando que a participação não estava associada às notas. Acreditamos, por fim, que a Aprendizagem Baseada em Projetos estimule, de forma lúdica, a integração completa dos alunos com os conteúdos trazidos pelos livros. E é preciso dizer que os estudantes estão de parabéns pois foram dedicados e exemplares, ajudando-nos a dar vida à biblioteca!

Texto: Professora Juliana La Salvia