Início > O que é? > Notícias > Professores e aluno do IFSP-CAR participam de reunião no Quilombo da Caçandoca
QUILOMBO DA CAÇANDOCA

Professores e aluno do IFSP-CAR participam de reunião no Quilombo da Caçandoca

Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 18h25 | Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 18h25 | Acessos: 1533

No dia 23 de agosto de 2018 os professores Paulo Ribeiro, Maria do Carmo Cataldi Muterle e Samara Salamene, do IFSP CâmpusCaraguatatuba, junto com o aluno Renan Santos de Araújo, do Curso Técnico em Meio Ambiente do câmpus, compareceram à Escola Estadual da Caçandoca, Ubatuba, para participarem de uma reunião à convite demembros da comunidade do Quilombo da Praia da Caçandoca.Além dos representantes do IFSP, estavam presentes na reunião doze membros da comunidade, bem como a senhora Terezinha de Oliveira Costa, da ONG Zambô, e a bióloga Marlene Lopes Almeida. Os professores Paulo e Maria do Carmo explicaram para os presentes as regras gerais e diferenças entre uma cooperativa e uma associação. Os representantes da comunidade fizeram várias perguntas aos professores. A comunidade precisava dessa consulta técnica para esclarecer algumas dúvidas levantadas. A responsabilidade ambiental dos ambulantes e de todos os moradores também foi discutida na reunião, devido à preocupação com a preservação do mangue, da praia e do rio da Caçandoca. A professora Samara explicou que, antes de qualquer ação ambiental, faz-se necessário diagnosticar a origem da degradação dessas áreas. Ao final da consulta, Wagner Marcolino, que é membro da comunidade e foi o mediador da reunião, solicitou aos professores uma palestra sobre consciência ambiental para o manguezal e uma oficina de capacitação para a elaboração de projetos, com data a ser definida.

Representantes do IFSP Caraguatatuba durante a reunião com membros do Quilombo da Caçandoca, em Ubatuba.

Professores do IFSP Caraguatatuba junto aos representantes da comunidade, em frente à Escola Estadual da Caçandoca

Fonte: Profa. Samara Salamene