SIMPÓSIO INTERNACIONAL

Professora do IFSP Caraguatatuba é Palestrante em Simpósio Internacional

Publicado: Quarta, 25 de Novembro de 2020, 14h23 | Última atualização em Quarta, 25 de Novembro de 2020, 14h31

No dia 19 de novembro de 2020, a Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis participou do evento internacional “6th Water Research Symposium”, realizado no Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT), Austrália. O simpósio foi realizado online e coordenado pelo programa de pós-graduação da instituição e pelo centro de pesquisa “Water: Effective Technologies and Tools (WETT)” (em português, “Água: Tecnologias e Ferramentas efetivas”).

Prof. Dra. Vassiliki Boulomytis durante apresentação no RMITProf. Dra. Vassiliki Boulomytis durante apresentação no RMIT

A abertura do evento foi feita pelo renomado Prof. Dr. Veeriah Jegatheesan, o qual é docente na Austrália desde 2002, tendo já atuado como engenheiro civil em diversos países nas áreas de tratamento de água e efluentes.

Abertura do evento pelo Prof. Dr. Prof. Dr. Veeriah Jegatheesan do RMITAbertura do evento pelo Prof. Dr. Prof. Dr. Veeriah Jegatheesan do RMIT

A palestrante inicial, Sra. Andrea Bernales, é Diretora de Serviços Educacionais do Governo do Estado de Victória, Austrália, na América Latina. Ela apresentou as atuais colaborações entre a Austrália e os países da América Latina, destacando a sinergia entre os pesquisadores da Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA – Tropical Water Research Alliance) do Brasil com os da Austrália.

Em seguida, a Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis iniciou a sua fala, intitulada como “Tropical Water Research Alliance: a bridge between Brazil & Australia” (em português, “Aliança Tropical de Pesquisa da Água: uma ponte entre o Brasil e a Austrália”).

Apresentação da Prof. Dra. Vassiliki Boulomytis no 6th Water Research SymposiumApresentação da Prof. Dra. Vassiliki Boulomytis no 6th Water Research Symposium

Na continuidade do evento, o Dr. Nick O’Connor, da empresa de consultoria ambiental “Ecos Environmental Consulting Victoria” apresentou diferentes soluções tecnológicas aplicadas às temáticas da água. E por fim, os alunos de pós-graduação puderam apresentar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa, na forma de pôster e slides.

No que diz respeito ao trabalho apresentado pela Profa. Vassiliki Boulomytis no evento, ele é fruto de sua atuação desde julho como ponto focal do IFSP na Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA – Tropical Water Research Alliance), conforme o que foi estabelecido pelo Ofício N. 156/2020 (GAB-RET/RET/IFSP). Atualmente, a docente é Vice-Diretora Estadual da sede regional da TWRA em SP e Secretária-Geral da TWRA. Por essa razão, foi convidada para ministrar uma palestra a fim de divulgar o trabalho que vem sendo realizado no Brasil e prospectar futuras parcerias de pesquisa nos temas de:

• Planejamento de conservação e avaliação da biodiversidade;

• Segurança hídrica;

• Modelagem e previsão;

• Influências do uso da terra nos ecossistemas aquáticos;

• Fragmentação de rios e restabelecimento da conectividade;

• Equilíbrio das necessidades de água da população humana e da natureza;

• Dimensões social e cultural da água;

• Monitoramento, avaliação e reportação.

Outros 2 docentes do IFSP já atuam na equipe de coordenação para implementação da sede da TWRA em SP, que são Adriana Marques, do Câmpus Itapetininga, e André Luís de Castro Peixoto, do Câmpus Capivari. No início de 2021, após o estabelecimento das câmaras temáticas na sede da TWRA em SP, a docente do IFSP Caraguatatuba junto ao Diretor da sede, Prof. Dr. Antonio Carlos Zuffo (UNICAMP) e demais membros pretendem ampliar a divulgação do grupo para que mais pesquisadores se associem, potencializando a participação do Estado de São Paulo na realização de pesquisas da aliança.

Autor: Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis