Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Professor do IFSP realiza atividade com curtas na Escola Tancredo em Ubatuba

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 10h18 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 10h20

Na manhã de 21 de novembro de 2017, terça-feira, entre 08h30 e 10h00, o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), esteve na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, onde exibiu e discutiu acerca de alguns curtas-metragens, de modo a provocar reflexões sobre temas importantes como identidade de gênero, depressão e suicídio. Esta atividade foi realizada no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” que é coordenado pelo próprio professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. Para realizar esta atividade, ele esteve acompanhado pela Profa. Dra. Divina de Fátima dos Santos que leciona no Centro Universitário Módulo e é graduada em psicologia e pedagogia.

Professores Ricardo Plaza e Divina Santos

O convite para participar desta atividade partiu da professora Patrícia Liberal do Grupo Ciranda, uma equipe multidisciplinar que atende escolas do município de Ubatuba. Diversas atividades diferentes aconteceram pela manhã e pela tarde deste dia 23/11/2017 na Escola Tancredo, que foi denominado de dia de ação pela vida.

Professores Ricardo, Patrícia e Divina

A exibição dos curtas selecionados pelo professor Ricardo ocorreu no auditório da Escola Tancredo e para o apoio, estiveram também presentes as professoras Elizabeth Teixeira Leite Isnard Santos e Heidi Antonietti, do Departamento de Formação Continuada e Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba.

Professores Ricardo, Heidi, Elizabeth e Divina

Nesta atividade de cinedebate que ocorreu no auditório, pela manhã, foram apresentados vários curtas-metragens com o objetivo de refletir sobre preconceitos, bullying, violência contra a mulher, perspectivas de vida, homofobia, depressão e outras questões que afetam a vida de muitas crianças e jovens. Dentre os curtas apresentados (cada um com poucos minutos de duração), podem ser destacados: “No mundo das crianças não se bate em mulheres” (<https://www.youtube.com/watch?v=4ccg0SOJXl8>), “Homossexualidade – Dr. Dráuzio Varella” (<https://www.youtube.com/watch?v=rqi-UTb9f9Y>), “Sexualidade – Minutos Psíquicos” (<https://www.youtube.com/watch?v=XsJTCKzL-Gg>), “Meu primeiro abraço gay” (<https://www.youtube.com/watch?v=Ci5rJnWphU4>), “Suicídio – Nerdologia” (<https://www.youtube.com/watch?v=gJBlY3opAVU>), “Propaganda irlandesa anti-bullying homofóbico” (<https://www.youtube.com/watch?v=iZW0vLWxVsY>), “Existe cura gay – Nerdologia” (<https://www.youtube.com/watch?v=8zx8HXIZ-44>), “Depressão – Minutos Psíquicos” (<https://www.youtube.com/watch?v=T2XLwjy65LA>). Todos estes curtas procuram abordar os temas em foco a partir do conhecimento científico de diversas áreas, de modo a superar a ignorância e o preconceito existente acerca destes assuntos.

Atividade de relaxamento realizada com os alunos

Os psicólogos Adelaide Machado e Marcio Nascimento da FUNDAC (Fundação da Criança e do Adolescente) de Ubatuba também estiveram presentes e deram suporte às atividades que foram realizadas. Ao final, eles organizaram uma dinâmica com os alunos de modo a discutir temas associados a identidades e sentimentos.

Dinâmica realizada pelos psicólogos Marcio e Adelaide

As atividades de cinedebates são propiciadas pelo programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba para a comunidade de alunos de escolas da região. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página