Professor do IFSP-CAR participa de banca de qualificação de mestrado da USP

Publicado: Quinta, 02 de Março de 2023, 14h32 | Última atualização em Quinta, 02 de Março de 2023, 14h32

O Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira – docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba – participou, de modo remoto, na tarde de 15 de fevereiro de 2023, quarta-feira, a partir das 14h, da banca de qualificação de mestrado de Adailton Pereira Baleeiro. A banca avaliou o Relatório de Qualificação de Adailton apresentado ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) como parte dos requisitos para obtenção do título de mestre. Este trabalho ocorreu sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Rogério Miranda Correia, docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP Leste) que coordena o Grupo de Pesquisa “Mapas Conceituais”.

Imagem 1 – Adailton Pereira BaleeiroImagem 1 – Adailton Pereira Baleeiro

A banca de qualificação de mestrado de Adailton Pereira Baleeiro, contou com a participação de seu orientador Paulo Rogério Miranda Correia, do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e da Profa. Dra. Maria Elena Infante-Malachias, que também é docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP Leste). O Relatório de Qualificação de Mestrado de Adailton foi aprovado pela banca.

Imagem 2 – Paulo, Maria Elena, Adailton e RicardoImagem 2 – Paulo, Maria Elena, Adailton e Ricardo

O resumo do trabalho de pesquisa desenvolvido por Adailton é: “Engajamento representa o quanto o aluno se envolve com a execução e participação ativa das atividades escolares. Muitos estudos mostram que o engajamento escolar é uma forma de melhorar o desenvolvimento acadêmico e os índices de desistência escolar. O engajamento escolar é considerado como um constructo complexo e multifacetado, que abrange aspectos comportamentais, emocionais e cognitivos. Alguns autores argumentam que esse modelo caracteriza bem o fluxo instrucional que vai do professor para o aluno, mas desconsidera as ações dos alunos que contribuem de forma construtiva, proativa e intencional que interferem no planejamento do ensino feito pelo professor, caracterizando uma dimensão de agência, proposta por Reeve & Tseng (2011). Esse trabalho se propõe a caracterizar o engajamento de uma turma de ensino superior utilizando um questionário elaborado por Reeve & Tseng (2011) usando um modelo proposto a partir de um estudo da literatura.” Johnmarshall Reeve e Ching-Mei Tseng são os autores do artigo “Agency as a fourth aspect of students’ engagement during learning activities” publicado em 2011 pelo periódico científico “Contemporary Educational Psychology”.

Imagem 3 – Apresentação feita por Adailton BaleeiroImagem 3 – Apresentação feita por Adailton Baleeiro

Adailton realizou o seu curso de Licenciatura em Física (entre 2001-2005) no campus da capital do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); durante a sua graduação, ele foi aluno do professor Ricardo Plaza. A linha de pesquisa desenvolvida por Adailton é de grande importância, pois o estudo sobre como os alunos se engajam no processo de aprendizagem pode ajudar a promovê-lo e criar um ambiente realmente de motivação para a aprendizagem em sala de aula.