Concurso Poesia

Professor Samir ganha Concurso de Poesia

Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2017, 10h40 | Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2017, 11h36

Professor Samir Fagury do IFSP Câmpus Caraguatatuba conquista o 1° lugar no Concurso de Poesia “Caraguá Novos Rumos, Novos Tempos e um novo Futuro”.

No dia 04 de agosto aconteceu no Auditório “Maristela de Oliveira” o Sarau Literário promovido pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, no qual houve a premiação do Concurso de Poesia “Caraguá Novos Rumos, Novos Tempos e um novo Futuro”. O professor Samir Fagury, da área de Construção Civil do IFSP Câmpus Caraguatatuba, que concorreu com mais 35 poetas e poetisas do Litoral norte de São Paulo, ficou em 1° lugar com a poesia “Maré de Versos”.

Crédito: Jornalista Régis Thiago

O sarau literário, ocorrido no Auditório da Fundacc, que também contou com a participação da Camerata de cordas e uma apresentação especial do coral Água Viva, apresentou o lançamento do Almanaque Obelisco, o informático literário da Fundacc, além da apresentação e leitura de obras por parte de poetas e poetisas, inscritos ou não no aludido concurso.

Com critérios que levaram em conta a criatividade, a originalidade, a coesão e a coerência ao tema “Caraguá Novos Rumos, Novos Tempos e um novo Futuro”, os participantes deveriam escrever uma poesia inédita que contivesse a palavra Caraguatatuba ou Caraguá, de acordo com o regulamento específico, sendo que qualquer pessoa acima de 14 anos poderia enviar a sua poesia.

Crédito: Jornalista Régis Thiago

A Fundacc prorrogou as inscrições para o Concurso de Poesia “Caraguá Novos Tempos, Novos Rumos e um Novo Futuro”, para que as escolas municipais pudessem trabalhar o tema em sala de aula e para os poetas que não conseguiram entregar suas poesias a tempo. O concurso tem como objetivo valorizar a cidade e incentivar a leitura e escrita.

O professor Samir Fagury, que é docente do IFSP Câmpus Caraguatatuba na área de Construção civil, no curso de Engenharia Civil e Técnico em Edificações, tem formação em Engenharia civil, com mestrado em Engenharia de Materiais e licenciatura plena em Educação profissional. Com diversas pesquisas técnicas desenvolvidas no IFSP, entre iniciações científicas e projetos de extensão, o professor Samir também é o Supervisor de estágio da área, orientando os futuros profissionais.

Além de literatura técnica específica da área de construção civil, o professor Samir atua também na produção de literatura de outros gêneros, tais como poesias, contos, crônicas, e está escrevendo seu primeiro livro, com lançamento para início de 2018.

Crédito: Jornalista Régis Thiago

Durante a premiação foram chamados ao palco os três primeiros colocados no concurso de poesias, sendo que a poesia Maré de Versos, do professor Samir Fagury foi agraciada com a 1ª colocação por parte de uma Comissão Julgadora, formada por um representante da Fundação, um da Comissão Municipal Setorial de Literatura e outro do Conselho Municipal de Cultura de Caraguatatuba. Após a premiação, os 36 participantes do concurso foram chamados ao palco para receberem os certificados de participação e um quadro com as respectivas poesias emolduradas.

O professor Samir Fagury explicou que “esse concurso é extremamente motivador para os poetas amadores ou para quem tem a literatura como hobby. Estive em Paraty esse ano, na FLIP (festa literária internacional de Paraty) e percebi que está acontecendo uma renovação na geração de escritores e poetas; jovens apresentando poesias nas ruas da cidade e participando de discussões sobre educação“.

Crédito: Jornalista Régis Thiago

Mara Amaral, Coordenadora pedagógica da Fundacc explica a importância de um evento literário. “É muito importante para aproximar poetas, escritores e interessados. Hoje em dia vivemos em um mundo onde as pessoas ficam o tempo inteiro no celular, no computador, nas redes sociais, então, eu creio que falta esse contato com as pessoas que gostam dessa área literária”.

O professor Samir Fagury finaliza dizendo que “percebe-se claramente o peso da educação neste concurso; agradeço a todos os meus professores, sobretudo os professores do ensino fundamental, que muitas vezes em condições desfavoráveis incutem a semente da leitura e da importância da educação nos alunos. Parafraseando o mestre Paulo Freire, afirmo que, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Crédito: Jornalista Régis Thiago

A seguir, a poesia vencedora “Maré de versos”, do professor Samir Fagury.

Poesia "Maré de versos"