Professor de Física do IFSP-Caraguatatuba participa de banca de mestrado da USP
O Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira – docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba – participou, de modo remoto, na tarde de 21 de novembro de 2024, quinta-feira, a partir das 13h, da banca de mestrado de Adailton Pereira Baleeiro. A banca avaliou a dissertação de mestrado intitulada “Caracterização do engajamento dos estudantes durante a pandemia de COVID-19 em uma disciplina sobre Ciências da Natureza no Ensino Superior” escrita por Adailton Pereira Baleeiro e apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) como parte dos requisitos para obtenção do título de mestre. Este trabalho ocorreu sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Rogério Miranda Correia, docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP Leste) que coordena o Grupo de Pesquisa “Mapas Conceituais”.
Imagem 1 – Adailton Pereira Baleeiro
A banca de mestrado de Adailton Pereira Baleeiro, contou com a participação de seu orientador Paulo Rogério Miranda Correia, do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e do Prof. Dr. Luís Paulo de Carvalho Piassi, que também é docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP Leste). Ao final da defesa, a dissertação foi aprovada pela banca.
Imagem 2 – Professores Luís Paulo Piassi, Paulo Correia, Adailton Baleeiro e Ricardo Plaza
O resumo da dissertação de mestrado escrita por Adailton Pereira Baleeiro é: “Engajamento representa o quanto o estudante se envolve com a execução e participação ativa das atividades escolares. Muitos estudos mostram que o engajamento escolar é uma forma de melhorar o desenvolvimento acadêmico e os índices de desistência escolar. O engajamento escolar é considerado como um constructo complexo e multifacetado, que abrange aspectos comportamentais, emocionais e cognitivos. Esse modelo caracteriza bem o fluxo instrucional que vai do professor para o estudante, mas desconsidera as ações dos estudantes que contribuem de forma construtiva, proativa e intencional que interferem no planejamento do ensino feito pelo professor, caracterizando uma dimensão de agência. Essa pesquisa se propôs a caracterizar o engajamento em uma disciplina sobre Ciências da Natureza no Ensino Superior que começa de forma presencial e transita para o modo remoto devido a pandemia de COVID-19. Além disso, também foi elaborada uma forma gráfico-visual de representar o engajamento dos estudantes. Os resultados obtidos mostraram uma manutenção no engajamento da maioria dos estudantes, apesar da influência da pandemia de COVID-19. Os fatores que justificaram esta estabilidade no engajamento dos estudantes incluem a experiência do professor em ministrar a disciplina, o uso da sala de aula invertida como metodologia, a boa estruturação do ambiente virtual da disciplina no e-disciplinas, a comunicação remota pré-existente e as primeiras aulas presenciais que familiarizaram os estudantes com o professor, com a metodologia e com a plataforma. Os diagramas de engajamento criados proporcionaram uma descrição do engajamento dos estudantes, destacando a situação do engajamento em cada dimensão e de forma geral e possibilitaram comparações no engajamento de maneira bastante acessível. O engajamento agente foi distinto das dimensões comportamental, emocional e cognitiva, demostrando ser de uma natureza diferente destas dimensões.”
Imagem 3 – Slide inicial apresentado por Adailton Baleeiro
Adailton Baleeiro realizou o seu curso de Licenciatura em Física (entre 2001-2005) no campus da capital do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); durante a sua graduação, ele foi aluno do professor Ricardo Plaza (quando ele ainda lecionava no campus da capital do IFSP).
Imagem 4 – Slide da apresentação feita por Adailton Baleeiro
A linha de pesquisa desenvolvida por Adailton Baleeiro é bastante relevante, pois o estudo sobre como os alunos se engajam no processo de ensino pode ajudar a promover a aprendizagem, criando um ambiente propício para que os alunos se motivem e se aprofundem em seus estudos.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais