Professor de Física do IFSP-Caraguatatuba participa de banca de doutorado da USP
O Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira – docente de Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba – participou, de modo remoto, na tarde de 13 de fevereiro de 2025, quinta-feira, a partir das 14h, da banca de doutorado de Michel Pereira Campos Silva. A banca avaliou a sua tese de doutorado intitulada “A astronomia na formação de professores de física do IFSP: Análise e proposição em torno do tema Lua” apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) como parte dos requisitos para obtenção do título de doutor. Este trabalho ocorreu sob a orientação da Profa. Dra. Valéria Silva Dias, docente do Instituto de Física da USP.
Imagem 1 – Michel Pereira Campos Silva
A comissão julgadora da sessão de defesa da tese de Michel Pereira Campos Silva foi composta pela Profa. Dra. Valéria Silva Dias (orientadora e docente do Instituto de Física da USP), pela Profa. Dra. Elaine Pavini Cintra (docente do campus de São Paulo do IFSP), pela Profa. Dra. Elysandra Figueredo Cypriano (docente do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP), pela Profa. Dra. Flávia Polati Ferreira (docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e pelo Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do campus de Caraguatatuba do IFSP). A banca ocorreu de modo híbrido: Michel e as professoras Valéria, Flávia, Elysandra e Elaine participaram de modo presencial no auditório César Lattes do Instituto de Física da USP, enquanto o professor Ricardo participou de modo remoto, a partir do litoral norte paulista, onde trabalha e reside. Ao final da defesa, a banca considerou aprovada a tese escrita por Michel Pereira Campos Silva para obter o título de doutor.
Imagem 2 – Professores Elaine, Valéria, Michel, Elysandra, Flávia e Ricardo (que participou de modo remoto)
O resumo da tese de doutorado escrita por Michel Pereira Campos Silva é: “A astronomia é uma ciência exuberante, estando presente no ideário popular e atraindo a atenção de pessoas de qualquer faixa etária. Conteúdos de astronomia estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) para a educação básica e, portanto, devem fazer parte da formação dos professores de ciências. Nesta pesquisa investigamos a presença de conteúdos de astronomia em cursos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), considerando, inicialmente, a análise de oito Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de sete licenciaturas em física e uma licenciatura em ciências naturais com habilitação em física. Encontramos disciplinas de astronomia em seis cursos e, mais tarde em um outro, após sua reformulação.
A análise do conteúdo dos PPC foi realizada conforme Bardin (2012), permitindo que organizássemos as subáreas de ensino de astronomia em nove tipos. Para além da análise citada, investigamos possíveis influências da BNCC nas licenciaturas estudadas, identificando, no caso, sua relação com a BNC-Formação que estabeleceu de novas diretrizes curriculares para a formação de professores e a adoção do Currículo de Referência (CR) para licenciatura em física, o que provocou a reformulação nos cursos do IFSP que adotam nova organização a partir do ano de 2023.
Durante o período de pesquisa foram realizadas três entrevistas com professores que ministraram disciplinas de astronomia na formação de professores, entre 2019 e 2021, onde pudemos coletar informações sobre o curso, sobre a disciplina em que atuavam, sobre suas visões relacionadas a importância da astronomia para a formação de professores e sobre a presença da Lua como temática e sua relevância. Como resultado da análise realizada percebemos que as temáticas de astronomia na formação de professores são muito diversificadas e a Lua é um tema que tem pouco espaço nas disciplinas oferecidas.
Como forma de contribuir para minimizar possíveis lacunas na formação de professores de física ofertada no IFSP, elaboramos a proposta de um curso de formação continuada de professores visando o ensino de astronomia, focado no tema Lua. O curso foi organizado em dois módulos de 20 horas cada, prevendo um trabalho interdisciplinar por meio da interação entre História, Ciência e Arte, com conteúdos sobre a Lua abordados na perspectiva das Artes Visuais, Cinema, Literatura e Música, além da História das Ciências apontando a presença da Lua ao longo do desenvolvimento da astronomia. Para suportar o curso, elaboramos 13 materiais de suporte que, combinados, poderão subsidiar a prática de docentes no ensino de astronomia, na educação básica. Esperamos assim contribuir para a formação docente oferecida pelo IFSP e para o ensino de ciências na educação básica.”
Imagem 3 – Slide inicial apresentado por Michel Pereira Campos Silva
Michel Pereira Campos Silva se graduou em 2012 no curso de Licenciatura em Física do campus da capital do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); durante a sua graduação, ele foi aluno do professor Ricardo Plaza (quando este professor ainda lecionava no campus de São Paulo do IFSP).
Imagem 4 – Apresentação feita por Michel Pereira Campos Silva
Esta pesquisa desenvolvida por Michel Pereira Campos Silva, sob a orientação da professora Valéria Silva Dias, é muito importante em termos acadêmicos e educacionais: a investigação sobre como a astronomia, de modo geral, e o estudo da Lua, em particular, podem ajudar os alunos a se engajarem no processo de ensino permite a promoção de uma aprendizagem de caráter fortemente motivador e interdisciplinar, por relacionar a física com a cultura e as artes em geral.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
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