Física

Primeiros TCCs da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba são defendidos

Publicado: Segunda, 01 de Março de 2021, 15h54 | Última atualização em Segunda, 01 de Março de 2021, 15h54

No mês de fevereiro de 2021, foram defendidos os primeiros cinco TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) por alunos da Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Este é um curso de graduação que forma físicos licenciados para atuarem como professores de física na educação básica. Ele se iniciou em 2017, funciona no período noturno, tem duração de 8 semestres e conta com uma entrada anual no início de cada ano com 40 vagas que são ofertadas para alunos interessados pelas áreas científica e educacional. O coordenador atual deste curso de Licenciatura em Física, desde 2019, é o professor Alex Lino; no biênio 2017 e 2018, no início do seu funcionamento, o coordenador foi o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Estes cinco primeiros TCCs foram defendidos por alunos que ingressaram na primeira turma que se iniciou em fevereiro de 2017. Todos estes cinco TCCS foram aprovados pelas suas bancas examinadoras.

Larissa Siqueira, Rafael Godoy, Lara Cardoso, Rafael Sorensen e Diego PeresLarissa Siqueira, Rafael Godoy, Lara Cardoso, Rafael Sorensen e Diego Peres

A defesa do TCC da aluna Larissa Siqueira Vieira Nogueira, intitulado “A Caracterização de Conceitos Prévios acerca do Conceito de Energia como Obstáculos Epistemológicos”, sob a orientação do professor Alex Lino, foi realizada a partir das 14h do dia 18/02/2021, para uma banca de avaliação composta pelo seu orientador, pela professora Ângela Maria dos Santos e pela professora Patrícia Teixeira Tavano.

A defesa do TCC do aluno Rodrigo Henrique Revelete Godoy, intitulado “A Concepção Sobre Marés dos Estudantes do Litoral Norte Paulista: Investigando as Relações Existentes com o Desenvolvimento Histórico do Conceito”, sob a orientação do professor Alex Lino, foi realizada a partir das 16h15min do dia 18/02/2021, para uma banca de avaliação composta pelo seu orientador, pela professora Ângela Maria dos Santos e pelo professor Jurandi Leão Santos.

A defesa do TCC da aluna Lara Cardoso Nunes da Silva, intitulado “A História e Filosofia da Ciência como subsídio para o ensino da Termodinâmica: a reprodução do experimento do equivalente mecânico do calor”, sob a orientação do professor Alex Lino, foi realizada a partir das 14h do dia 19/02/2021, para uma banca de avaliação composta pelo seu orientador, pela professora Regina Thaíse Ferreira e pelo professor Jurandi Santos Leão.

A defesa do TCC do aluno Rafael do Nascimento Sorensen, intitulado “Levitação Acústica e Ensino de Ondas Estacionárias”, sob a orientação do professor Alex Lino, foi realizada a partir das 16h15min do dia 19/02/2021, para uma banca de avaliação composta pelo seu orientador, pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e pelo professor Luis Fernando Viviani Thomazini.

A defesa do TCC do aluno Diego Corrêa Peres de Souza, intitulado “Alterações estruturais no cavalete de um violino e a influência sobre o timbre”, sob a orientação do professor Luis Fernando Viviani Thomazini, foi realizada a partir das 16h15min do dia 24/02/2021, para uma banca de avaliação composta pelo seu orientador, pelo professor Kleucio Claudio e pelo professor Jurando Leão Santos.

Todos estes cinco Trabalhos de Conclusão de Curso apresentaram uma qualidade excelente e foram fruto de pesquisas relevantes nas áreas de física e de ensino de física com o objetivo de colaborar com reflexões, materiais, propostas, metodologias e recursos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de física na educação básica.

Os vídeos gravados das defesas destes TCCs encontram-se à disposição para serem assistidos pelos interessados no canal da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba no YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCdBrYC-9BGicpgrUOtnM65g>.