FÍSICA

Primeiros alunos se formam na Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 12 de Julho de 2021, 14h56 | Última atualização em Segunda, 12 de Julho de 2021, 14h56

No dia 23 de junho de 2021, quarta-feira, aconteceu a colação de grau de estudantes de diferentes cursos do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Dentre estes alunos estavam Diego Corrêa Peres de Souza e Rafael do Nascimento Sorensen, os primeiros formandos no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, curso este que tem a duração de 4 anos e cuja primeira turma se iniciou em 2017, ano em que Diego e Rafael ingressaram neste curso. A cerimônia de colação de grau aconteceu de modo remoto e a gravação em vídeo (com duração de 1 hora e 17 minutos) desta cerimônia está disponível para ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=SwLRpphepng>.

Diego Souza e Rafael SorensenDiego Souza e Rafael Sorensen

A cerimônia de colação de grau, contou com a participação da diretora do IFSP-Caraguatatuba, Juliana Bárbara Moraes. O evento foi organizado pela Comissão Permanente de Colação de Grau, atuaram no evento os servidores: Tamy Gedinia Teraoka Gonçalves Silva (CDI) presidente da comissão; Adriana Fiorito Lorenzetto Ribeiro (CAE) mestre de cerimônias; Leandro Oliveira da Silva (CTI) responsável transmissão simultânea para a plataforma YouTube e Marcos Henrique da Silva (CRA) Além dos vários servidores e alunos deram suporte para a realização deste evento.

Diretora Juliana Bárbara juntamente com Rafael e Diego na cerimônia de colação de grauDiretora Juliana Bárbara juntamente com Rafael e Diego na cerimônia de colação de grau

O curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba foi aprovado pelo Conselho Superior do IFSP em setembro de 2016 e começou o seu funcionamento em fevereiro de 2017 quando ocorreu o ingresso da primeira turma, com 40 alunos. No biênio 2017-2018 este curso foi coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, enquanto desde o início de 2019 até o ano atual de 2021 o seu coordenador é o Prof. Dr. Alex Lino.

Professores Ricardo Plaza e Alex LinoProfessores Ricardo Plaza e Alex Lino

Além de ter que ser aprovado em todas as disciplinas da estrutura curricular do curso, para concluir a Licenciatura em Física e colar grau (formar-se) é necessário que o aluno apresente os documentos comprovando que realizou as 400 horas de estágio curricular supervisionado obrigatório (em instituições de ensino) e as 200 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento (atividades acadêmicas, científicas ou culturais), além de escrever e defender um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que seja aprovado por uma banca de avaliação composta pelo orientador do TCC juntamente com mais dois professores.

O TCC do aluno Rafael do Nascimento Sorensen, intitulado “Levitação Acústica e Ensino de Ondas Estacionárias”, foi orientado pelo professor Alex Lino. O TCC do aluno Diego Corrêa Peres de Souza, intitulado “Alterações estruturais no cavalete de um violino e a influência sobre o timbre”, foi orientado pelo professor Luis Fernando Viviani Thomazini.

Tamy Silva, servidora que colaborou para a realização da cerimônia de colação de grauTamy Silva, servidora que colaborou para a realização da cerimônia de colação de grau

O curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba foi criado com a missão de formar mais e melhores professores de Física: esta é uma necessidade da sociedade, pois há uma considerável falta destes profissionais no Brasil, sobretudo comparando-se com a quantidade de professores de outras disciplinas e áreas de conhecimento. A formação de professores qualificados para o ensino de física ajuda a melhorar a qualidade de ensino na educação básica – em particular no ensino médio – algo que é fundamental para o desenvolvimento do Brasil e de qualquer nação.