Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
SNCT

I Jornada da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba discutiu diferentes temas

Publicado: Sábado, 28 de Outubro de 2017, 18h14 | Última atualização em Sábado, 28 de Outubro de 2017, 18h22

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), entre 16 e 21 de outubro de 2017, ocorreram as atividades da I Jornada da Licenciatura em Física (I JLF), no período noturno dos dias úteis e no período matutino do sábado. Todas as diversas atividades realizadas foram abertas para a comunidade interna e externa ao IFSP e tiveram como objetivo discutir questões relacionadas à física, ao ensino de física, às áreas de conhecimento próximas à física e à educação em geral. O curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba iniciou o seu funcionamento em fevereiro deste ano de 2017 e os seus estudantes participaram ativamente deste evento.

O período noturno da segunda-feira, dia 16 de outubro, foi dedicado à cerimônia de abertura da SNCT, que contou também com a presença de professores e estudantes da licenciatura em física. Na terça-feira, noite de 17 de outubro, terça-feira, ocorreram 4 atividades da I Jornada da Licenciatura em Física. No laboratório de ciências naturais, o professor Jurandi Leão Santos realizou uma oficina intitulada “A Física moderna no ensino médio a partir de experimentos de baixo custo”.

Oficina do professor Jurandi

Ainda na noite de 17 de outubro, a professora Regina Aparecida Berardi Osório realizou uma roda de debate sobre “Integração curricular: um desafio à prática docente” que contou também com a participação do professor Rafael Nogueira Luz, coordenador do curso de licenciatura em matemática do IFSP-Caraguatatuba.

Discussão realizada pela professora Regina com a presença do professor Rafael

Os estudantes universitários João Pereira Neto, Kauã Estevam Cardoso de Freitas e Rodrigo Henrique Revelete Godoy, orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, apresentaram a palestra intitulada “Átomos, interações fundamentais e ondas gravitacionais”, na noite de 17 de outubro. João que é estudante de licenciatura em matemática é orientado pelo professor Ricardo Plaza em um projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Ondas gravitacionais: uma análise sob a perspectiva da história da ciência e do ensino de física”, com bolsa PIBIC do CNPq. Kauã e Rodrigo são estudantes de licenciatura em física e bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

João, Rodrigo e Kauã durante a palestra que ministraram

Finalmente, também na noite de 17 de outubro, os estudantes da licenciatura em física Rafael do Nascimento Sorensen, Rafael Honório Morais de Oliveira e Diego Corrêa Peres de Souza realizaram a palestra intitulada “Estrelas, galáxias e ficção científica”.  Estes três estudantes universitários também são bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza.

Rafael Sorensen, Rafael Morais e Diego durante a palestra que ministraram

Na quarta-feira pela noite, dia 18 de outubro, ocorreu no auditório do IFSP-Caraguatatuba a palestra intitulada “O desenvolvimento histórico do conceito de energia: seus obstáculos epistemológicos e suas influências para o ensino de física” que foi ministrada pelo professor Alex Lino. Durante esta apresentação, o professor Alex, com o apoio das teorias epistemológicas de Gaston Bachelard e Jean Piaget, procurou discutir sobre as possíveis relações existentes entre a construção histórica e a construção cognitiva de um determinado conhecimento.

Palestra do professor Alex sobre o desenvolvimento histórico do conceito de energia

Público presente à palestra do professor Alex

Na quinta-feira de noite, dia 19 de outubro, na sala 210, ocorreram as apresentações da modalidade “Física” do VII Seminário de Iniciação Científica do Litoral Norte (SICLN), evento este que aconteceu nos períodos matutino e noturno deste dia 19 de outubro em diversas salas do IFSP, dependendo da modalidade específica (tais como Educação, Matemática, Física, Administração, Pós-Graduação, Meio Ambiente e Biologia) de cada trabalho aprovado para ser apresentado. Os professores de disciplinas de física do IFSP-Caraguatatuba, Ricardo Plaza, Alex, Jurandi e Lucas estiveram presentes nas apresentações e contribuíram na elaboração de perguntas e sugestões para os autores de cada trabalho; de modo geral, eles ficaram bastante satisfeitos com a boa qualidade dos trabalhos apresentados, sobretudo tendo em vista que o curso de Licenciatura em Física iniciou-se no começo deste ano de 2017.

Professores Lucas, Alex, Ricardo e Jurandi

Na modalidade Física do VII SICLN, foram apresentados um total de 10 trabalhos sobre os temas mais variados. Rafael do Nascimento Sorensen, orientado pelo professor Ricardo Plaza, apresentou o trabalho “Ciência, ficção científica e educação”.

Apresentação de Rafael Sorensen no VII SICLN

Kauã Estevam Cardoso de Freitas, orientado pelo professor Ricardo Plaza, apresentou o trabalho: “Meios alternativos para estudos experimentais da cinemática auxiliados pela plataforma eletrônica arduino”. 

Apresentação de Kauã no VII SICLN

Maria Carolina Carvalho Rodrigues, Lara Cardoso Nunes da Silva, Luara da Silva Santos e Larissa Siqueira Vieira Nogueira, orientadas pelo professor Alex Lino, apresentaram o trabalho: “Investigando a influência da massa no movimento de um corpo: uma proposta baseada no ensino por investigação para as aulas de laboratório de física”.

Apresentação de Larissa, Luara, Lara e Maria Carolina no VII SICLN

Rafael Brock Domingos, orientado pelo professor Ricardo Plaza, apresentou o trabalho: “Modelagens e simulações computacionais de fenômenos físicos: uma nova abordagem no ensino de física moderna”.

Apresentação de Rafael Brock no VII SICLN

Jessica Andrielli Firmino, orientada pelos professores Jurandi Leão Santos e Tiago de Jesus Santos, apresentou o trabalho: “Estratégias de ensino para a física quântica: o experimento da borracha quântica”.

Apresentação de Jessica no VII SICLN

Rafael Honório Morais de Oliveira, orientado pelo professor Ricardo Plaza, apresentou o trabalho: “Atividades de divulgação científica sobre a vida das estrelas”.

Apresentação de Rafael Morais no VII SICLN

Diego Corrêa Peres de Souza, orientado pelo professor Ricardo Plaza, apresentou o trabalho: “Fronteiras da ciência: matéria escura e energia escura”. 

Apresentação de Diego no VII SICLN

Rodrigo Henrique Revelete Godoy, orientado pelo professor Ricardo Plaza, apresentou o trabalho: “Estratégias para o ensino das interações fundamentais da natureza e do modelo padrão de partículas elementares”.

Apresentação de Rodrigo no VII SICLN

Thiffany Souza do Nascimento, orientada pelo professor Ricardo Plaza, apresentou o trabalho: “As mulheres e a astronomia”. 

Apresentação de Thiffany no VII SICLN

João Pereira Neto, orientado pelo professor Ricardo Plaza, apresentou o trabalho: “Ensino de Física e Interdisciplinaridade”. Com exceção de João que é estudante do curso de licenciatura em matemática, todos os outros alunos que apresentaram trabalhos na modalidade “Física” do SICLN e foram citados anteriormente, são estudantes do curso de licenciatura em física.

Apresentação de João no VII SICLN

Na sexta-feira de noite, dia 20 de outubro, ocorreu a palestra intitulada “A detecção das Ondas Gravitacionais e o início de uma nova era na Astronomia” por Marcio Constância Junior que é pesquisador da Divisão de Astrofísica do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e que foi convidado para esta palestra pelo professor Alex Lino. O tema atraiu muitos interessados também devido ao fato de que o Prêmio Nobel de Física de 2017 foi concedido no início de outubro deste ano, justamente para três físicos envolvidos em todo o trabalho de detecção das ondas gravitacionais que ocorreu pela primeira vez no final do ano de 2015, por pesquisadores do LIGO – “Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory” (“Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser”). O público permaneceu no auditório do IFSP-Caraguatatuba assistindo a palestra do início às 20h30 até o seu final que ocorreu às 23h00!

Palestra de Marcio Constâncio Junior sobre Ondas Gravitacionais

Finalmente no sábado, pela manhã, dia 21 de outubro, o Espaço InterCiências da UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), disponibilizou diversos experimentos interativos de física que foram colocados nas mesas do pátio do IFSP-Caraguatatuba, em frente à lanchonete, de modo que os interessados pudessem manipulá-los com o objetivo de aprender conceitos e leis de física.

Experimentos interativos de física dispostos no pátio do IFSP-Caraguatatuba

Estes experimentos foram trazidos para o IFSP-Caraguatatuba pelos professores Tiago Caetano, João Ricardo Neves e Agenor Pina da Silva, docentes da UNIFEI, que foram convidados pelo professor Alex Lino para a realização desta atividade que atraiu tanto adultos, quanto crianças, que se encantaram com as descobertas que faziam ao manipular os diferentes equipamentos para ensino de física que ficaram disponíveis para o público interagir.

Professores João Ricardo, Tiago Caetano e Agenor da UNIFEI

No sábado de manhã, dia 21 de outubro, ocorreram ainda duas atividades educacionais importantes no IFSP-Caraguatatuba. A professora Natália Nassiff Braga realizou a atividade “Temas transversais e educação básica: Contribuições para a educação matemática”, na qual fez uma reflexão acerca dos temas transversais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O professor Marcelo Marcos Bueno Moreno realizou a atividade “Técnicas para o ensino da multiplicação e divisão”, na qual fez uma análise sobre a lógica subjacente aos algoritmos utilizados para a execução das operações aritméticas básicas.

O coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, professor Ricardo Plaza, relatou aos presentes que ficou bastante satisfeito com o envolvimento dos estudantes deste curso na I Jornada da Licenciatura em Física, pois eles participaram ativamente das atividades propostas e inclusive trouxeram outros interessados para compartilhar das experiências acadêmicas realizadas. Atividades universitárias de ensino, pesquisa e extensão como estas são fundamentais para o amadurecimento intelectual dos estudantes do IFSP-Caraguatatuba e para apresentar para a comunidade externa todos os diferentes tipos de trabalhos acadêmicos que são realizados no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. A coordenação da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba agradece ao pesquisador Marcio Constâncio Junior do INPE e aos professores Tiago Caetano, João Ricardo Neves e Agenor Pina da Silva da UNIFEI pelo apoio e participação dados durante a nossa I Jornada da Licenciatura em Física.

registrado em:
Fim do conteúdo da página