Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Convite: Pré-lançamento

Livro "Gestão Sustentável das Bacias Hidrográficas: Cenários do Brasil e da Austrália"

Publicado: Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 14h07 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 16h57

Em 2020, o Projeto de Extensão “Práxis educativa na Gestão Sustentável dos Recursos hídricos” foi elaborado pelas Profas.Vassiliki Boulomytis e Janice Peixer, e depois de selecionado por meio do Edital Nº 196/2020 da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP, foi implementado junto à comunidade. Seu objetivo era de apoiar a construção de conhecimentos teóricos e práticos para a gestão participativa e sustentável dos recursos hídricos, protagonizada pelos jovens, baseada nos aspectos ambientais, sociais, políticos, culturais e econômicos.

Dentre as ações do projeto estava a elaboração de uma cartilha, que acabou se tornando um livro, para disseminar conhecimento e auxiliar no processo de tomada de decisão dos membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs).

O livro "Gestão Sustentável das Bacias Hidrográficas: Cenários do Brasil e da Austrália" foi organizado pela Profa. Vassiliki Boulomytis e contou com a participação de 26 autores, brasileiros e australianos, incluindo duas alunas do 4º ano de engenharia civil do IFSP Câmpus Caraguatatuba, que haviam sido bolsistas no projeto de extensão, Thalita Panegassi Caporali e Urânia Tuan Cardozo. Além dos autores, o livro contou com a colaboração de revisores, Pareceristas, ilustradores e diagramadores.

Foram elaborados 8 capítulos sobre as temática relevante para os gestores de bacias, entre eles, Segurança Hídrica, gestão de Conflitos pelo Uso da Água e Bioindicadores. Um aspecto inovador do livro, é que ele conta com vários estudos de caso que mostram a realidade dos dois países envolvidos, Brasil e Austrália. O livro é digital e apresenta diversos QR codes para oferecer aos leitores a possibilidade de complementar o seu conhecimento com o uso de outros materiais. O livro será disponibilizado no site institucional da Editora do IFSP (EDIFSP), gratuitamente, a partir de 18 de dezembro deste ano.

O evento de pré-lançamento do livro ocorrerá na segunda-feira, dia 06/12, a partir das 18h. Ele poderá ser acessado pelo público geral por meio do canal do YouTube da TWRA (2 links diferentes, um para a transmissão em português e outro em inglês).

Figura 1 – Convite para o pré-lançamento virtual do LivroFigura 1 – Convite para o pré-lançamento virtual do Livro

O suporte técnico para a realização desse evento será propiciado pela equipe da TWRA (Aliança Tropical de Pesquisa da Água) e a moderação, pela Embaixada da Austrália no Brasil, sendo ambos apoiadores do projeto junto ao IFSP. A programação contará com a presença das autoridades que representam o IFSP, TWRA, Embaixada da Austrália no Brasil, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, além de autores brasileiros e australianos.

Contamos com a presença da comunidade para prestigiar o trabalho realizado de forma voluntária com a união de várias instituições, nacionais e internacionais, no qual também será discutida a importância da realização de parcerias, da difusão de conhecimento e da gestão participativa e sustentável das águas pelos CBHs.

Autora: Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis

registrado em:
Fim do conteúdo da página