Início > Noticias > Participação com apresentação de trabalhos no Seminário Regional do PIBID IFSP
MATEMÁTICA

Participação com apresentação de trabalhos no Seminário Regional do PIBID IFSP

Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2024, 20h38 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2024, 20h47

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.

O PIBID busca proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

O Seminário regional do PIBD ocorreu no IFSP Campus São José dos Campus no dia 06/04/24 e contou com a participação de alunos bolsista do IFSP dos cursos de Licenciatura em Matemática (Caraguatatuba, São José dos Campos e Campos do Jordão), Licenciatura em Física (Caraguatatuba), Licenciatura em Pedagogia (Campos do Jordão e Jacareí).

O curso de Licenciatura em Matemática de Caraguatatuba esteve representado por 23 alunos bolsista, 3 professores supervisores que atuam nas escolas públicas parceiras e 3 professores coordenadores.

Os alunos Alisson Vieira dos Santos, Laura Maria Nunes Pedroso, Plutão Apolinário e o professor supervisor Francisco Sérgio da Silva Junior apresentaram o trabalho intitulado “Impactos do PIBID na formação docentes para EJA”.

Os alunos Ana Paula Teixeira Rodrigues dos Santos, Eduardo Ciriaco, Otoniel Ferreira apresentaram o trabalho intitulado “Relato de Experiência com Jogos Matemáticos Utilizando Relógios”.

Os alunos Ângela Priscila da Silva, Erik Hideki Fukumoto, Felipe Andrade, Miguel Braz e a professora supervisora Gisele Virgovino, apresentaram o trabalho intitulado “Implementação de jogos matemáticos no ensino médio”.

Os alunos Bianca Cristina De Pieri, Helen Pereira Domingos da Silva, Marcos Vinicius Pimentel e a professora supervisora Elaine Albrecht, apresentaram o trabalho intitulado “Elaboração, desenvolvimento e aplicação do MATIX”.

Os alunos Escheley Santana Marques dos Santos, Evilyn Suzane da Silva e o professor supervisor Francisco Sérgio da Silva Júnior, apresentaram o trabalho intitulado “Gincana matemática: Engajando alunos na aprendizagem matemática”.

Os alunos Fauez Yoiti Rachid Ueno, Mariana da Silva Binati, Marcos José e a professora supervisora Gisele Virgovino, apresentaram o trabalho intitulado “Relato de uma Experiência Sobre a Participação de Bolsistas do PIBID no IX”.

Os alunos Gabriela Camargo Rodrigues da Silva, Mikaely Aparecida e o professor supervisor Francisco Sérgio da Silva Junior, apresentaram o trabalho intitulado “Gincana Matemática”.

Os alunos Jonas de Oliveira Júnior, Taciane de Lucas Morales e a professra supervisora Elaine Albrecht, apresentaram o trabalho intitulado “Um relato de experiência sobre o desenvolvimento e aplicação dos jogos ‘UnoMath’ e ‘Jogo da Velha: números racionais’ no âmbito do PIBID”.

Todos os trabalhos tiveram orientação dos três professores do curso de Licenciatura em Matemática, coordenadores do programa, Rafael Nogueira Luz, Luis Américo Monteiro Jr e Natália Nassif Braga.

Outras informações sobre o PIBID podem ser encontradas no site: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid

A seguir Algumas fotos de nossa participação no evento

Foto 1 - programação do eventoFoto 1 - programação do evento

Foto 2 - Grupo de estudantes participantes do eventoFoto 2 - Grupo de estudantes participantes do evento