Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba teve início
Início do conteúdo da página
Docência

PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba teve início

Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 15h40 | Última atualização em Quinta, 27 de Setembro de 2018, 15h48 | Acessos: 1412

Em agosto de 2018 teve início o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo, coordenado pelo professor Luis Fernando Viviani Thomazini e com o apoio do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física. Até o final do ano de 2019, por um total de 18 meses, os estudantes universitários do curso de Licenciatura em Física que são bolsistas deste programa atuarão em duas instituições de ensino públicas de Caraguatatuba: a Escola Estadual Colônia dos Pescadores e a Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima. Ao todo são 16 estudantes da Licenciatura em Física que recebem uma bolsa de 400 reais mensais (mais quatro estudantes voluntários) para atuarem juntamente com os dois professores supervisores (Gislene Ávila Rodrigues e William Martinez Sobrinho) no ambiente da sala de aula das escolas, na busca por propostas que produzam uma melhor qualidade de ensino. O PIBID no IFSP como um todo é coordenado pela professora Zionice Garbelini Martos Rodrigues.

Reunião com bolsistas do PIBID da licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba

O PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que financia bolsas para estudantes de cursos de licenciatura a partir de recursos da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma fundação vinculada ao governo federal.

Na Escola Colônia dos Pescadores, a professora supervisora é a docente de física Gislene Ávila Rodrigues. Sob a sua supervisão e trabalhando juntamente com ela de modo a proporem novas metodologias para o ensino de física nas diversas turmas que ela leciona estarão 10 estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, 8 bolsistas do PIBID e 2 voluntários.

Professora Gislene com bolsistas do IFSP e alunos do Colônia

O diretor da Escola Colônia dos Pescadores, professor Jacques Carlos Silva – juntamente com a vice-diretora, Denise Varella e toda a equipe de servidores da escola – forneceu todo o apoio necessário para a realização das atividades do PIBID da licenciatura em física na Escola Colônia, que já abriga também os bolsistas do PIBID da licenciatura em matemática do IFSP-Caraguatatuba, coordenado pelo professor Luis Américo Monteiro Junior (no âmbito do IFSP-Caraguatatuba) e tendo como supervisor na escola Colônia o professor Ronaldo de Morais Bodo Junior. O diretor Jacques e a professora Gislene receberam, em uma primeira reunião, no mês de agosto de 2018, a equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba de modo a fornecer as orientações sobre normas e procedimentos da instituição.

Professores Ricardo, Luis Fernando e Jacques, diretor da Escola Colônia

Uma das ferramentas utilizadas pelos bolsistas (nas primeiras semanas de execução das ações do PIBID), juntamente com a professora Gislene, para ajudar a dinamizar as aulas de física, foi a utilização da lousa digital existente na instituição, o que potencializou bastante as aulas, tornando-as ainda mais dinâmicas. Por exemplo, uma das atividades realizadas com o apoio dos bolsistas envolveu o site de modelagens PhET da Universidade do Colorado, mais especificamente os jogos e desafios da atividade “Monte um Átomo”, disponível em: <https://phet.colorado.edu/sims/html/build-an-atom/latest/build-an-atom_pt_BR.html>.

Aluno da Escola Colônia interage com lousa digital sob a orientação da professora Gislene

Na Escola Thomaz Ribeiro de Lima, o professor supervisor é o docente de física William Martinez Sobrinho. Sob a sua supervisão e com a tarefa de oferecerem apoio a implementação de novas estratégias para o ensino de física nas diversas turmas de ensino médio para as quais ele leciona estarão também 10 outros estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, novamente 8 bolsistas do PIBID e 2 voluntários.

Professores Luis Fernando e Ricardo junto com bolsistas na frente da escola Thomaz

A diretora da Escola Thomaz, professora Sandra da Costa Miranda da Silva, juntamente com a coordenadora Enilda Aparecida Martins Ribeiro e a professora auxiliar de coordenação, Alessandra Barbosa, receberam primeiramente os professores Luis Fernando e Ricardo, e em um segundo momento os bolsistas do PIBID para orientarem sobre as regras da escola e sobre a relação de parceria com o IFSP.

Professores William, Luis Fernando e Sandra

Os bolsistas, nesta reunião inicial, estabeleceram um cronograma segundo o qual, em duplas, estariam presentes nas aulas do professor William de modo a colaborar fornecendo novas ideias para a abordagem de conteúdos de física nas aulas regulares desta disciplina.

Professores e bolsistas em sala da Escola Thomaz

Os atuais estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que são bolsistas (em setembro/2018) do PIBID são: Almiro da Silva Castilho, Erik Volva Lavinas de Souza, Gabriela Lima de Anchieta Silva, Jessica Andrielli Firmino, José Henrique Gomes Tosta, Julia Alessandra Silvério, Leila de Sales Mota Oliveira, Luara da Silva Santos, Maria Carolina Carvalho Rodrigues, Rafael Brock Domingos, Raysa Andrade de Souza, Romualdo Welison de Souza Silva, Ruy Guilherme Farias Santos Bastos, Thomas Diego de Oliveira Cabrera Filho, Sofia Kaiser Sant’Ana de Jesus e Nicolas Gama Coelho Rodrigues. Os estudantes de licenciatura em física que estão atuando na condição de voluntários do PIBID ou que estão fornecendo apoio para as ações deste programa são: Ryan Nepomuceno Montemor, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Rafael Honório Morais de Oliveira e Yasmin Francisca dos Santos Coelho.

Professor Luis Fernando reunido com alguns dos bolsistas do PIBID da licenciatura em física

Os bolsistas do PIBID, além das ações educacionais que implementam semanalmente no ambiente escolar em que atuam sob a coordenação do professor supervisor, realizam também uma reunião semanal em uma sala do IFSP juntamente com o coordenador, professor Luis Fernando, para discutir questões relacionadas às atividades que estão sendo realizadas, bem como textos que fundamentem teoricamente todo o trabalho prático de sala de aula. As professoras da área de educação do IFSP-Caraguatatuba – Natalia Nassiff Braga, Regina Aparecida Berardi Osorio e Patrícia Teixeira Tavano – estão colaborando com o programa e fornecendo subsídios para esta fundamentação teórica.

Imagem como logo do PIBID

Mais informações acerca do PIBID podem ser obtidas em <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>.

Professores de física do IFSP-Caraguatatuba Rodrigo, Ricardo, Aleandro, Alex e Luis Fernando

O curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba funciona no período noturno, com aulas entre 19h e 22h35 e tem a duração de 4 anos. A entrada de cada turma anual acontece em janeiro e fevereiro após a seleção pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação, que seleciona 40 estudantes a partir das notas dos candidatos no ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página