PIBID - FÍSICA

PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba reinicia suas atividades

Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 17h23 | Última atualização em Quarta, 30 de Setembro de 2020, 14h35

Neste mês de setembro de 2020, estão sendo realizadas as ações necessárias para o reinício das atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) associado ao curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) sob a coordenação do professor Alex Lino que também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Este programa conta também com o apoio dos outros docentes de física do IFSP-Caraguatatuba, os professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Jurandi Leão Santos e Luis Fernando Viviani Thomazini. A partir de outubro de 2020, por um total de 18 meses, os estudantes universitários do curso de Licenciatura em Física que foram selecionados como bolsistas deste programa atuarão em duas instituições de ensino públicas de Caraguatatuba, a Escola Estadual Colônia dos Pescadores e a Escola Estadual Professora Maria Ester das Neves Dutra Damasio; os dois professores selecionados para serem os supervisores destas escolas foram os docentes Gislene Ávila Rodrigues e Roberto Galvani Felipe, respectivamente. Os estudantes de licenciatura em física bolsistas do PIBID atuarão juntamente com estes dois educadores nas aulas de física que eles lecionam para alunos das duas escolas estaduais selecionadas, ajudando a implementar propostas que possam produzir uma melhor qualidade de ensino. Ao todo são 16 estudantes da licenciatura em física que receberão uma bolsa de 400 reais mensais por 18 meses; além deles, há também 4 estudantes da licenciatura em física que são voluntários neste programa e que, pelo menos nos primeiros meses (em 2020), receberão também bolsas mensais, neste caso fomentadas pelo próprio IFSP.

Professores Alex. Ricardo, Roberto e Gislene, em vídeo-reunião de 25/09/2020Professores Alex. Ricardo, Roberto e Gislene, em vídeo-reunião de 25/09/2020

Uma reunião por vídeoconferência com os estudantes da licenciatura em física que são bolsistas e voluntários do PIBID e com os professores supervisores Roberto Felipe e Gislene Rodrigues, coordenada pelo professor Alex Lino e com as presenças também dos professores Ricardo Plaza e Jurandi Santos, ocorreu no dia 25/09/2020, a partir das 17h, com o uso da plataforma “Teams” da Microsoft. Nesta reunião os bolsistas foram apresentados aos professores supervisores e foram discutidos as informações e os procedimentos para o início das ações do PIBID da licenciatura em física.

Professores e licenciandos em física debatem sobre os procedimentos para o início do PIBIDProfessores e licenciandos em física debatem sobre os procedimentos para o início do PIBID

Os 20 alunos da licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba que foram selecionados e estarão atuando no PIBID da Física, a partir deste momento, como bolsistas ou voluntários, em ordem alfabética, são: Amanda Salgueiro de Souza, Andre da Silva Mendes, Bárbara Cristine Leone, Fabrício de Souza Cardoso, Pedro Henrique Lopes Amantea, Higor Felipe Gonçalves de Arruda, Isabella Lunna Barros Ferraz, Johan Krauze Schneider, José Euripedes Bezerra Brito, Júlia Cássia Santos Furtado, Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Lucas Ramos Teixeira de Souza, Nathália Silva França, Nicoli Rocha Santos, Rafael Honorio Morais de Oliveira, Rodrigo de Siqueira Bicudo, Rommel Castelo Branco, Ryan Nepomuceno Montemor, Vinicius Amaral Sousa Abrahão, Yasmin Francisca dos Santos Coelho.
O PIBID é uma das iniciativas de política de formação inicial de docentes, criada pelo Decreto n.º 7.219 de 24 de junho de 2010, disponível no link . Sua administração é conduzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que acolhe projetos que possam fomentar a iniciação à docência e contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O PIBID no âmbito do IFSP como um todo tem como coordenadoria institucional a professora Anna Isabel Nassar Bautista Saraiva.

Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira