PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba de 2024 tem início
No dia 14 de novembro de 2024, no final da tarde, foi realizada a reunião inicial dos participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, do novo edital de 2024 (Edital 10 de 2024 da CAPES que está disponível no link <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/29052024_Edital_2386922_SEI_2386489_Edital_10_2024.pdf>). Esta reunião ocorreu sob a organização do professor Alex Lino (coordenador de área), com o apoio dos professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Larissa Siqueira Vieira Nogueira, todos docentes de física do IFSP-Caraguatatuba. Participaram dela, os dois supervisores selecionados para atuarem no PIBID (o professor Roberto Galvani da Escola Estadual Benedito Miguel Carlota e o professor Osvaldo Stefanini da Escola Estadual Avelino Ferreira) e os licenciandos em física que também foram selecionados para serem bolsistas do PIBID.
Imagem 1 – Licenciandos em física e professores
Os estudantes de licenciatura em física bolsistas do PIBID atuarão juntamente com os dois supervisores nas aulas de física que eles lecionam para alunos das suas escolas estaduais, ajudando a implementar propostas que possam produzir uma melhor qualidade de ensino. Ao todo são 16 estudantes da licenciatura em física (8 para cada uma das 2 escolas), denominados iniciantes à docência, que receberão uma bolsa de 700 reais mensais; além deles, há também 2 estudantes da licenciatura em física que são voluntários neste programa (1 para cada uma das 2 escolas). Esta versão do PIBID terá duração de 24 meses, que poderá ser prorrogada ao final deste período.
Imagem 2 – Professores Ricardo, Larissa, Roberto, Osvaldo e Alex
Os licenciandos bolsistas durante a sua participação no PIBID deverão realizar atividades como: estudo sobre os conteúdos da área e sobre metodologias de ensino, familiarização com a atividade docente por meio da ambientação na escola e da observação semiestruturada em sala de aula, elaboração de relatórios, avaliação da experiência, elaboração de planos de aula, apoio às ações educacionais dos supervisores em sala de aula e participação em atividades práticas e teóricas de ensino de física.
Imagem 3 – Licenciandos em física que participaram da reunião
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma das iniciativas da política de formação de docentes do governo federal. Sua administração é conduzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que acolhe projetos que possam contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
Imagem 4 – Professores no laboratório de física
O PIBID no âmbito do IFSP como um todo (para os diferentes cursos de Licenciatura dos diversos campus do IFSP existentes no estado de São Paulo) tem como coordenadora institucional a professora Debora Regina Aversan. Mais informações acerca do PIBID podem ser encontradas no link <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid>.
Imagem 5 – Professora Debora Regina Aversan
O PIBID permite uma integração de fato entre a instituição formadora de professores (no nosso caso, o IFSP) e as demandas reais da sala de aula das escolas públicas, de modo a enriquecer o currículo da Licenciatura e permitir que os licenciandos vivenciem a profissão na prática, antes do término da graduação.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais