Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
PIBID

PIBID da Física desenvolve atividades experimentais na Escola Colônia

Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 09h00 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 09h15

Em 22 de novembro de 2018, quinta-feira, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Almiro da Silva, Julia Santos, Leila Sales e Gabriela Lima, juntamente com os voluntários Rafael Morais e Larissa Comodaro, realizaram uma mostra de experimentos de Física na Escola Estadual Colônia dos Pescadores, onde o programa atua sob a supervisão da professora Gislene Ávila Rodrigues.

Alunos no pátio da Escola Colônia interagem com experimentos de física

No âmbito do IFSP-Caraguatatuba o PIBID da Física é coordenado pelo professor Luis Fernando Viviani Thomazini e conta com o apoio do coordenador da Licenciatura em Física, professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

 

Experimentos de física permitem uma aprendizagem lúdica e divertida

A apresentação dos experimentos teve como público alvo as turmas dos três anos do ensino médio. O objetivo foi demonstrar e explicar conceitos de Física, por meio de alguns experimentos demonstrativos. A interação dos alunos da escola com os bolsistas do PIBID permitiu que a participação na realização das experiências colaborasse para elucidar tópicos de física. Por mais que o foco estivesse nas turmas do Ensino médio, a atividade também chamou a atenção de muitos funcionários e professores da escola e de alunos do ensino fundamental que eventualmente estavam presentes na instituição. A exposição dos experimentos ocorreu pela manhã, das 8h até 12h, de maneira satisfatória e despertou interesse em muitos que participaram ativamente e mostraram uma vívida curiosidade acerca dos experimentos exibidos.

Aluno se diverte aprendendo conceitos de física sobre rotações

As experiências apresentadas nesta mostra envolveram diversos conceitos, fenômenos e procedimentos, tais como momento de inércia, eletricidade por atrito, “tecido de Kepler” e conservação de momento, sendo que todos eles foram explicados pelos bolsistas aos interessados.

A interação com os experimentos é fundamental para o processo de aprendizagem

Destacamos abaixo alguns dos experimentos que foram apresentados aos alunos da escola Colônia dos Pescadores.

Pêndulo de Newton: Esse equipamento dispõe-se de cinco pequenas esferas de mesma massa, erguidas lado a lado por fios de mesmo comprimento e leva o nome de um dos grandes nomes da Física. Por meio dele podemos estudar alguns conceitos de mecânica, como a conservação da quantidade de movimento e da energia mecânica nas colisões.

Voluntária do programa, Larissa Comodaro demonstra o Pêndulo de Newton para um aluno

Experimento de conservação de momento angular: Nesse experimento, muitos alunos e funcionários da escola Colônia dos Pescadores participaram. Alguns tinham a intenção de “brincar”, outros agiram por curiosidade, um fator que incentiva o aprendizado. As participações neste experimento levantaram a seguinte questão: “Por que, ao abrir os braços, a velocidade de rotação diminui, e ao fechar, ela aumenta?” Os bolsistas presente explicaram as grandezas físicas estudadas naquele experimento: o momento angular tem que se conservar (esta é uma lei básica da física). Assim, quando uma grandeza aumenta, a outra tende a diminuir. Logo, ao abrir os braços, aumentamos o momento de inércia, pois a massa passa a ser distribuída de modo diferente e fica mais distante do eixo de rotação; como conclusão, a velocidade angular tende a diminuir – e  vice-versa.

Diretor da Escola Colônia, professor Jacques Carlos Silva, participa de experimento sobre conservação de momento angular

Gerador de Wimshurst: Trata-se de um equipamento cujo o intuito é manusear uma manivela que gira um sistema, causando um atrito em fios condutores que por sua vez geram uma faísca entre dois pólos de metal do aparato, trazendo o princípio de se criar eletricidade através de atrito.

Bolsista do PIBID, Gabriela Lima, auxiliando o manuseio de equipamento pelos alunos

Tecido de Kepler: Este foi outro experimento que os alunos puderam compreender a respeito de diferentes conceitos de física. Ele foi construído pelas alunas Júlia, Larissa e Leila com materiais de baixo custo. Com ele foi possível explicar a deformação do espaço-tempo que é causada variando as massas dos objetos e, também, abordar sobre as trajetórias elípticas formadas pelas esferas que são lançadas no tecido.

Bolsista explicando o “Tecido de Kepler” para funcionária e aluna da escola

Globo de Plasma: este foi o experimento que mais despertou perguntas da parte dos alunos. Ele consiste num globo de vidro transparente composto por um gás inerte que está a uma baixa pressão atmosférica que excita seus átomos e emite feixes de luz causados pela descarga elétrica consequente da interação dos átomos com os elétrons presentes no exterior do globo.

Bolsista voluntário, Rafael Morais, interagindo e explicando o Globo de Plasma aos alunos

Esta feira de experimentos de física permitiu que os bolsistas do PIBID desenvolvessem atividades educacionais com autonomia e senso de coletividade: os alunos puderam aprender a física presente nas atividades práticas a partir das observações realizadas, das interações com os equipamentos e dos questionamentos feitos.  As explicações feitas aos alunos, professores e funcionários da escola que demonstraram interesse ampliara a visão a respeito das diferentes formas pelas quais ocorre o processo de ensino-aprendizagem.

Experimento sobre a deformação do espaço-tempo

A física é uma ciência experimental por sua própria natureza: portanto aprender conceitos de física a partir de vivências com situações empíricas é fundamental para que a compreensão dos temas abordados ocorra de forma significativa.

Aluno interage com experimento de modo a compreender mais sobre conceitos de física

A equipe do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba agradece aos professores, funcionários e gestores da Escola Colônia dos Pescadores pelo apoio fornecido para que esta atividade educacional acontecesse com sucesso.
Os voluntários Rafael Morais e Larissa Comodaro são também bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, programa este que vem também apoiando as ações do PIBID da Física nas escolas  parceiras.


Fonte: Estudante Gabriela Lima e professor Drº Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página