SNCT

Pesquisador do INPE ministrou palestra no IFSP sobre ondas gravitacionais

Publicado: Sábado, 28 de Outubro de 2017, 15h11 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h46

No dia 20 de outubro de 2017, sexta-feira, entre 20h30 e 23h00, no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a palestra intitulada “A detecção das Ondas Gravitacionais e o início de uma nova era na Astronomia” que foi ministrada pelo Prof. Dr. Marcio Constâncio Junior, pesquisador do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, situado em São José dos Campos (SP).

Palestra do professor Marcio sobre ondas gravitacionais

O professor Marcio é licenciado em física pela FCT/UNESP (2010), mestre em astrofísica pelo INPE (2013) e doutor em astrofísica também pelo INPE (2017). Ele tem atuado na área de sistemas de isolamento vibracional criogênico para detectores de ondas gravitacionais interferométricos e é membro da colaboração científica “Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory” – LIGO (“Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser”), sendo coautor dos artigos sobre a detecção de ondas gravitacionais. Ele foi convidado para esta atividade pelo Prof. Dr. Alex Lino que é docente de física do IFSP-Caraguatatuba. Este evento fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFSP-Caraguatatuba, que ocorreu entre 16 e 21 de outubro de 2017.

Professores Alex e Marcio

Durante a palestra foram destacados vários pontos a respeito da história da detecção das ondas gravitacionais, desde a sua previsão inicial por Albert Einstein em 1916 até a sua detecção no final de 2015 por pesquisadores do projeto LIGO. O evento que provocou estas distorções no espaço-tempo foi a fusão (coalescência) de um par de buracos negros, cada um com cerca de 30 massas solares, situados a cerca de 1,4 bilhão de anos-luz de nós. Desde então ocorreram outras detecções de ondas gravitacionais.

Professor Marcio explica detalhes a respeito da detecção das ondas gravitacionais

A importância da confirmação da existência das ondas gravitacionais é tão grande que no início do mês de outubro de 2017, o Prêmio Nobel de Física foi concedido a três físicos que foram importantes na detecção das ondas gravitacionais: Rainer Weiss, Kip Thorne e Barry Barish. O professor Marcio lembrou que no início da semana em que ocorreu esta palestra, na segunda-feira, dia 16 de outubro de 2017, foi anunciada a detecção pela primeira vez de ondas gravitacionais provocadas pela fusão de duas estrelas de nêutrons (e não de dois buracos negros) que foi seguida pela detecção de ondas eletromagnéticas provocadas pelo mesmo evento. A palestra procurou também refletir sobre as implicações que a detecção de ondas gravitacionais pode promover na Astronomia e na Astrofísica.

Professores Jurandi, Alex, Lucas, Ricardo e Marcio

Esta palestra contou com a presença dos professores Alex Lino, Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Jurandi Leão Santos e Lucas Rodrigues dos Santos que lecionam disciplinas de física no IFSP-Caraguatatuba. Esteve também presente o estudante secundarista Felipe Matheus que mostrou ter bastante interesse por temas de fronteira na área de física, como é o caso das ondas gravitacionais.

Estudante Felipe Matheus junto com professores Ricardo e Marcio

Ao final da palestra, quando era exatamente 23h, o professor Ricardo Plaza destacou a importância de tantos interessados estarem no auditório de uma instituição de ensino como o IFSP, numa sexta-feira às 23 horas da noite, assistindo uma palestra sobre um tema como ondas gravitacionais, um sinal de que é importante a realização de um trabalho focado na motivação de jovens para carreiras científicas, como é o caso da física.

Público presente ao final da palestra do professor Marcio às 23h

Os docentes de física do IFSP-Caraguatatuba agradecem imensamente o professor Marcio Constâncio Junior pela palestra realizada sobre um tema que é tão importante no cenário atual da física. Atividades acadêmicas como esta são muito importantes para o amadurecimento intelectual dos estudantes do IFSP-Caraguatatuba, em especial dos estudantes do curso de Licenciatura em Física.