Educação Científica

Palestra sobre processos erosivos na praia de Massaguaçu aconteceu no IFSP

Publicado: Quarta, 09 de Mai de 2018, 17h33 | Última atualização em Quarta, 09 de Mai de 2018, 17h37

Em 08 de maio de 2018, terça-feira, entre 13h30 e 15h45, no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a palestra “Evolução dos processos erosivos na praia de Massaguaçu que foi ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Siegle, docente do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP). Esta palestra foi organizada pela ONG SOS Praia da Mococa e contou com o apoio do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Palestra do professor Eduardo Siegle

Um dos motivadores do evento, é a obra conhecida como "deck do Massaguaçu", que está ruindo, em função do processo erosivo que, em tese, pode ser natural ou antrópico: neste caso, em específico, ocorrem ambos os motivos. Parte deste deck, está inclusive interditado para tráfego de pessoas, em função dos riscos existentes de desabamento. O IOUSP, realizou por quase três anos, um monitoramento da dinâmica das ondas, naquela região, com auxílio de câmeras de alta definição, instaladas no terraço do Hotel Brisa, e também com uso de outras tecnologias. Estes estudos, foram coordenados pelo Prof. Dr. Eduardo Siegle.

A realização desta palestra no auditório do IFSP-Caraguatatuba foi pensada a partir do contato realizado por Roque Alves Pereira – que é membro da ONG SOS Praia da Mococa – com o professor Ricardo Plaza. A partir disto, o auditório do IFSP-Caraguatatuba foi reservado de modo a garantir o espaço para a realização do evento que abordou questões relacionadas à educação ambiental e, também, à educação científica.

Professor Ricardo Plaza, Roque Alves e professor Eduardo Siegle

Colaboraram para a organização desta palestra os bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”(Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael Honório Morais de Oliveira, Henrique Madeo Pereira, Diego Bortoleto Licca, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Caio Cesar Nogueira, Nicolas Gama Coelho Rodrigues e Ryan Nepomuceno Montemor) e de iniciação científica (João Pereira Neto, Rafael Brock Domingos, Rafael do Nascimento Sorensen e Diego Corrêa Peres de Souza), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Professor Ricardo Plaza com alguns bolsistas que ajudaram na organização desta palestra

Estiveram presentes a este evento, além de estudantes e servidores do IFSP-Caraguatatuba, também muitos membros da comunidade externa ao IFSP, inclusive representantes dos poderes públicos, tais como Ricardo Gaspar (Secretário de Urbanismo de Caraguatatuba), Marcelo Pereira (Administrador da Sub Prefeitura da Região Norte de Caraguatatuba), Carmen Luiza Ramos da Silva (Secretária de Assuntos Jurídicos de Caraguatatuba), Raffael de Carvalho (assessor do Núcleo de Meio Ambiente do Ministério Público Federal) e Gabriela Roque (perita bióloga do Ministério Público Federal).

Público presente ao evento

A professora Alice de Oliveira Thomé, docente de geografia da Escola Estadual Dr. Eduardo Correa da Costa Junior, acompanhou diversos de seus alunos de ensino médio que vieram participar deste evento acadêmico.

Professores Alice e Ricardo

Da mesma forma, a professora Ludmila Sadokoff, docente de biologia da Escola Estadual Colônia dos Pescadores, acompanhou seus alunos de turmas de ensino médio que estiveram presentes ao IFSP participando desta palestra.

Professores Ricardo e Ludmila

Antes da palestra, o professor Ricardo Plaza ressaltou aos presentes a importância, para a região, do IFSP, como instituição de ensino, pesquisa e extensão. Em seguida, Roque Alves Pereira, Anderson Souza e Pedro Caetano dos Santos explicaram um pouco a respeito do papel da ONG SOS Praia da Mococa e da sua atuação.

Pedro, Anderson e Roque

Ao final da palestra, muitos dos presentes ressaltaram a importância dos temas discutidos, no que diz respeito à sustentabilidade e ao desenvolvimento social e ambiental da região.

Alguns dos cidadãos presentes, da esquerda para a direita, de pé: Pedro Caetano dos Santos, Ricardo Gaspar, Sandra Durão, Maria Santos, Maria Elisabeth A. R. Pereira, Roque Alves Pereira, Eduardo Siegle, Malu Pedarcini, Carolina R. Pereira. Agachados: Anderson Souza e Antônio Santiago

Atividades acadêmicas como esta palestra são regularmente realizadas no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, com o objetivo de divulgar a ciência e debater a respeito de questões acadêmicas, educacionais e ambientais que atingem a comunidade local.