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Engenharia

Palestra sobre o olhar Geológico e Geotécnico na Duplicação da Rodovia dos Tamoios

Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 16h47 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 17h00

No dia 16 de agosto de 2021, os alunos do 5º semestre do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP Câmpus Caraguatatuba ampliaram os seus conhecimentos em geologia e geotecnia por meio da palestra do Geólogo Vinícius Zacatei, que por mais de 4 anos vem acompanhando as escavações dos túneis. O evento foi organizado pela Profa. Elaine Barreto, especialista na área de geotecnia, nas aulas ministradas pela mesma na disciplina de Mecânica dos Solos.

Figura 1 - Um dos túneis da Rodovia dos Tamoios. Fonte: Profa. Dra. Vassiliki BoulomytisFigura 1 - Um dos túneis da Rodovia dos Tamoios. Fonte: Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis

O Geólogo Vinícius Zacatei, trouxe aos alunos de Engenharia Civil uma visão de como é o dia a dia das escavações e de como a sinergia entre as técnicas de geologia e de engenharia possibilitou as escavações de todo o trecho de Serra, garantindo segurança e estabilidade às escavações.

A duplicação da Rodovia dos Tamoios encontra no seu trecho de Serra o maior desafio durante as Obras. Estre trecho tem cerca de 85% do seu traçado dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, que é uma das áreas mais preservadas de Mata Atlântica do País. Visando minimizar os impactos ambientais nesta região, a duplicação no trecho de Serra conta com 4 Túneis, sendo o maior deles com 5,5 km de extensão, o qual é o maior túnel rodoviário do Brasil. Ao longo de 12,8 km de túneis, além de 6 viadutos, a obra exigiu inovações na área de engenharia para enfrentar os inúmeros desafios geológicos devido à complexa distribuição de litotipos atravessados por zonas de cisalhamento em um relevo muito escarpado.

O método NATM (New Austrian Tunneling Method) consiste no uso de explosivos para os avanços das frentes de escavação, com subsequente aplicação de concreto projetado para dar sustentação e auxiliar no reequilíbrio de tensões durante o processo de escavação. Esse método se torna mais apropriado do que o popularmente chamado "Tatuzão", ou TBM (Tunnel Boring Machines) devido à grande declividade entre a região de planalto e o nível do mar, além das curvas acentuadas da rodovia que impossibilitariam a utilização deste equipamento.

Ao longo da palestra foram apresentadas as características principais da obra, entre elas: o seu traçado, a maquete 3D do projeto e o processo construtivo. O geólogo Vinícius relatou que a geologia da região influenciou diretamente as etapas construtivas, e a partir do conhecimento dessas especificidades, foi possível efetuar a melhor escolha de tratamento para o túnel.

O teleférico de carga (Cable Crane) foi trazido da Áustria pela empresa responsável pela obra, Queiroz Galvão. Com sua capacidade de carga de 20 toneladas, ele é utilizado para operar o transporte do maquinário pesado (i.e. tratores, retroescavadeiras, perfuratrizes) e do material de construção na mata fechada do Parque Estadual da Serra do Mar, minimizando o impacto de 40 km² na fauna e flora local. Além da carga, o equipamento também é utilizado para o transporte de trabalhadores por meio de gôndolas acopladas ao cabo do teleférico. O equipamento é inédito no Brasil e precisou do apoio de helicóptero para se instalado na obra (TAMOIOS NEWS, 2019). Maiores detalhes sobre as etapa de planejamento e instalação do Cable Crane podem ser observados no vídeo da construtora responsável disponibilizado pela Concessionária Tamoios (vídeo).

Figura 2 - Visão geral da obra: túnel (em destaque ao fundo) e o cable crane.  Fonte: Vinícius Zacatei.Figura 2 - Visão geral da obra: túnel (em destaque ao fundo) e o cable crane. Fonte: Vinícius Zacatei.

O palestrante Vinícius Zacatei graduou-se em Geologia pela USP no ano de 2012 e atua em projetos de geotecnia desde então, com experiência em mapeamentos de áreas de risco nas cidades do Rio de Janeiro e na zona Leste de São Paulo, nos projetos executivos das Linhas 6 e 2 do Metrô de São Paulo e no projeto executivo e acompanhando das escavações da duplicação da Rodovia dos Tamoios.

Figura 3 - Betoneira que foi içada pelo cable crane. Fonte: Vinícius Zacatei.Figura 3 - Betoneira que foi içada pelo cable crane. Fonte: Vinícius Zacatei.

Os alunos do 5º Semestre, a Profa. Esp. Elaine Barreto e a Coordenadora do Curso de Engenharia Civil, Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis, agradecem a disponibilidade e a dedicação do Geólogo Vinicius Zacatei, em proporcionar a todos o aprimoramento dos seus conhecimentos referentes à geologia e geotecnia aplicadas nas obras de engenharia civil.

Figura 4 - Geólogo Vinicius Zacatei na entrada de um dos Tuneis. Fonte: Vinícius Zacatei.Figura 4 - Geólogo Vinicius Zacatei na entrada de um dos Tuneis. Fonte: Vinícius Zacatei.

 

Autoras: Profa. Elaine Regina Barreto e Profa. Dra. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis

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