ASTROBIOLOGIA

Palestra sobre astrobiologia foi realizada no IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 16h43 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 16h43

No dia 25 de outubro de 2019, sexta-feira, pela manhã, entre 10h30 e 12h30, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a professora Thays Bentes ministrou a palestra “Astrobiologia e as implicações para a busca de vida em Marte” que fez parte das atividades da 3ª Jornada da Licenciatura em Física que ocorreu concomitantemente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 do IFSP-Caraguatatuba.

Professora Thays Bentes em sua palestra sobre AstrobiologiaProfessora Thays Bentes em sua palestra sobre Astrobiologia

A professora Thays Bentes é doutoranda e mestra em Física e Astronomia com ênfase em Astrobiologia, no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

Público que assistiu a apresentação da professora Thays BentesPúblico que assistiu a apresentação da professora Thays Bentes

Estiveram presentes diversos professores do IFSP-Caraguatatuba, tais como os professores Alex Lino (atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba), Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Aleandro Ribeiro Marquesi e Jurandi Leão Santos (que atualmente desenvolve seu trabalho de pesquisa de mestrado no INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais na cidade de São José dos Campos).

Professores Ricardo, Jurandi, Thays e AlexProfessores Ricardo, Jurandi, Thays e Alex

No público presente estavam alunos de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como a Licenciatura em Física, a Licenciatura em Matemática e o Técnico em Informática integrado com o Ensino Médio, além de cidadãos da comunidade externa ao IFSP interessados pelo tema abordado.

Público presente assistiu atentamente a palestra da professora Thays BentesPúblico presente assistiu atentamente a palestra da professora Thays Bentes

Antes do início da palestra, o professor Alex Lino apresentou a professora Thays Bentes e o trabalho de pesquisa que ela desenvolve.

Professor Alex apresenta a professora Thays para o público presente na palestraProfessor Alex apresenta a professora Thays para o público presente na palestra

Durante a sua palestra a professora Thays Bentes, após fazer uma apresentação da área interdisciplinar de pesquisa denominada de astrobiologia, abordou temas como a teoria da evolução, a questão da origem da vida, as sondas já enviadas ao espaço pela humanidade, tópicos de astroquímica, a existência de vida em limites extremos, a procura por exoplanetas localizados em zonas habitáveis, experimentos de simulação marciana e as possibilidades da existência de vida tanto em Marte, quanto em luas de Júpiter e de Saturno.

A professora Thays analisou regiões da Terra com condições próximas das marcianasA professora Thays analisou regiões da Terra com condições próximas das marcianas

O IFSP-Caraguatatuba agradece muito a professora Thays que se deslocou de São José dos Campos até a cidade de Caraguatatuba para ministrar esta palestra que com certeza colaborou significativamente com a formação científica dos estudantes da instituição. Esta palestra ocorreu graças aos professores Alex Lino e Ana Maria Stabelini que foram os responsáveis por viabilizar o transporte da professora Thays Bentes entre São José dos Campos e Caraguatatuba, na ida e na volta.
Atividades culturais, científicas e educacionais como essa palestra são regularmente organizadas no âmbito do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, com o objetivo de colaborar com a formação tanto dos seus alunos, quanto de alunos de outros cursos e membros da comunidade externa interessados pelos temas e assuntos abordados.