BURACOS NEGROS

Palestra no IFSP-Caraguatatuba discutiu a astrofísica de buracos negros

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 17h21 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 17h46

No dia 25 de outubro de 2019, sexta-feira, no início da tarde, entre 12h30 e 14h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o professor Jurandi Leão Santos ministrou a palestra “Discriminação do estado duro de 1E1740.7-2942, uma fonte binária de raios X candidata a buraco negro” que fez parte das atividades da 3ª Jornada da Licenciatura em Física que ocorreu concomitantemente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 do IFSP-Caraguatatuba.

Professor Jurandi na apresentação dos temas abordados na palestraProfessor Jurandi na apresentação dos temas abordados na palestra

Estiveram presentes diversos professores do IFSP-Caraguatatuba, tais como os professores Alex Lino (atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba), Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Aleandro Ribeiro Marquesi e Ana Maria Stabelini. Esteve presente também a professora Thays Bentes que antes desta palestra, ministrou para as pessoas presentes uma outra palestra sobre o tema da astrobiologia.

professores Alex, Jurandi, Ana Maria e Ricardoprofessores Alex, Jurandi, Ana Maria e Ricardo

No público presente estavam alunos de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como a Licenciatura em Física, a Licenciatura em Matemática e o Técnico em Informática integrado com o Ensino Médio, além de cidadãos da comunidade externa ao IFSP interessados pelo tema abordado.

Público presente assistiu com atenção a palestra do professor JurandiPúblico presente assistiu com atenção a palestra do professor Jurandi

Em especial estiveram presentes na palestra do professor Jurandi alguns alunos do Instituto Educacional Dinâmico que são alunos dos professores Kaua Estevam Cardoso de Freitas e Lara Cardoso Nunes da Silva (estudantes universitários da Licenciatura em Física pelo IFSP-Caraguatatuba).

Lara e Kaua com alunos do Instituto Educacional Dinâmico presentes na palestraLara e Kaua com alunos do Instituto Educacional Dinâmico presentes na palestra

Antes do início da palestra, o professor Alex Lino apresentou, para as pessoas do público, o professor Jurandi e o trabalho de pesquisa que ela atualmente está desenvolvendo no INPE.

Professor Alex apresenta o professor Jurandi para as pessoas presentes na palestraProfessor Alex apresenta o professor Jurandi para as pessoas presentes na palestra

O professor Jurandi Leão Santos é docente de física do IFSP-Caraguatatuba e atualmente ele está realizando seu mestrado em astrofísica no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos, sob a orientação do Prof. Dr. Flavio D’Amico.

Público que assistiu a apresentação do professor JurandiPúblico que assistiu a apresentação do professor Jurandi

No início da sua palestra, o professor Jurandi explicou um pouco sobre as características do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e sobre quais os cursos de Pós-Graduação que são oferecidos. Na Pós-Graduação em Astrofísica, ele salientou que há as seguintes linhas de pesquisa: Astrofísica de Altas Energias; Cosmologia; Astrofísica Óptica e Infravermelho; Radiofísica; Física Solar; Ondas Gravitacionais. Mais informações sobre isto podem ser obtidas no link <http://www.inpe.br/posgraduacao/ast/>.

Professores Jurandi, Ricardo, Aleandro e AlexProfessores Jurandi, Ricardo, Aleandro e Alex

O foco da palestra do professor Jurandi ocorreu no estudo descritivo de uma binária de raio X, cujo objeto compacto é um forte candidato a ser um buraco negro estelar, como são denominados os buracos negros com massa entre 3 e 100 massas solares. “Candidatos aos buracos negros" são objetos que supostamente são buracos negros, mas para os quais não há ainda uma medida dinâmica de sua massa.

Professor Jurandi com alunos do IFSP-CaraguatatubaProfessor Jurandi com alunos do IFSP-Caraguatatuba

O IFSP-Caraguatatuba agradece muito o professor Jurandi que se deslocou de São José dos Campos até a cidade de Caraguatatuba para ministrar esta palestra que colaborou bastante com a formação científica dos estudantes da instituição. Esta palestra ocorreu também graças aos esforços dos professores Alex Lino e Ana Maria Stabelini que foram os responsáveis por viabilizar o transporte do professor Jurandi entre São José dos Campos e Caraguatatuba, na ida e na volta.

Professor Jurandi durante a sua palestraProfessor Jurandi durante a sua palestra

Atividades culturais, científicas e educacionais como essa palestra são regularmente organizadas no âmbito do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, com o objetivo de colaborar com a formação tanto dos seus alunos, quanto de alunos de outros cursos e membros da comunidade externa interessados pelos temas e assuntos abordados.