AÇÕES AFIRMATIVAS

Palestra discutiu as políticas de ações afirmativas no Ensino Superior

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 17h30 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 17h58

No dia 25 de outubro de 2019, sexta-feira, de noite, entre 19h e 21h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a professora Juliana Jodas ministrou a palestra “Políticas de ações afirmativas no Ensino Superior” que fez parte das atividades da 3ª Jornada da Licenciatura em Física que ocorreu concomitantemente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 do IFSP-Caraguatatuba.

Professora Juliana Jodas durante a sua palestraProfessora Juliana Jodas durante a sua palestra

Estiveram presentes diversos professores do IFSP-Caraguatatuba, tais como os professores Alex Lino (atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba), Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Aleandro Ribeiro Marquesi, Ana Maria Stabelini, Patricia Teixeira Tavano e Maria do Carmo Cataldi Muterle.

Professores Aleandro, Patricia, Maria do carmo, Ricardo, Juliana e Ana MariaProfessores Aleandro, Patricia, Maria do carmo, Ricardo, Juliana e Ana Maria

No público presente estavam alunos de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como a Licenciatura em Física, a Licenciatura em Matemática, a Tecnologia em Processos Gerenciais e o PROEJA (Curso Técnico em Administração na forma integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos), além de cidadãos da comunidade externa ao IFSP interessados em conhecer melhor as políticas de ações afirmativas.

Público presente que assistiu a palestra da professora Juliana JodasPúblico presente que assistiu a palestra da professora Juliana Jodas

Particularmente, esteve presente a esta palestra a estudante da licenciatura em matemática Beatriz Aguida Gomes que atualmente é bolsista de ensino do projeto “A Música como ferramenta educacional para o combate a preconceitos”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza; este projeto foi aprovado pelo edital 622 da Pró-Reitoria de Ensino do IFSP e é executado no âmbito do Programa Institucional de Ensino, Pesquisa e extensão em Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Gênero do IFSP. Beatriz tem realizado apresentações educacionais discutindo o tema das ações afirmativas e das políticas de permanência.

Estudante Beatriz Aguida Gomes juntamente com a professora Juliana JodasEstudante Beatriz Aguida Gomes juntamente com a professora Juliana Jodas

Antes do início da palestra, a professora Ana Maria Stabelini apresentou, para as pessoas do público, a professora Juliana Jodas e os trabalhos de pesquisa que ela tem desenvolvido.

Professora Ana Maria apresenta a professora JulianaProfessora Ana Maria apresenta a professora Juliana

A professora Juliana Jodas é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestra em Sociologia também pela UFSCar e doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP.

Professores Alex, Ana Maria, Juliana e Ricardo, pouco antes do início da palestraProfessores Alex, Ana Maria, Juliana e Ricardo, pouco antes do início da palestra

Em sua palestra, a professora Juliana Jodas abordou um pouco da história das políticas de ações afirmativas, inclusive das iniciativas que surgiram em diversas instituições antes da aprovação da Lei de Cotas para o Ensino Superior, a Lei nº 12.711 de 2012 que pode ser conhecida melhor no link <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>.

Professoras Ana Maria e JulianaProfessoras Ana Maria e Juliana

A dissertação de mestrado da professora Juliana Jodas intitulada “Entre diversidade e diferença: o programa de ações afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas” pode ser acessada e lida no link <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/6741/4810.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Neste ano de 2019, na UNICAMP, a professora Juliana Jodas defendeu a sua tese de doutorado intitulada “‘A luta também é com a caneta’: usos e sentidos da universidade para estudantes indígenas”.

Estudantes presentes se reúnem após a palestra na saída do IFSP-CaraguatatubaEstudantes presentes se reúnem após a palestra na saída do IFSP-Caraguatatuba

O IFSP-Caraguatatuba agradece muito o desprendimento da professora Juliana que se deslocou de Campinas até a cidade de Caraguatatuba para ministrar esta palestra que com certeza colaborou significativamente com a formação dos estudantes da instituição. Esta palestra ocorreu também graças aos esforços dos professores Alex Lino e Ana Maria Stabelini que ajudaram a viabilizar o transporte da professora Juliana até a cidade de Caraguatatuba.
Atividades culturais, científicas e educacionais como essa palestra são regularmente organizadas no âmbito do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, com o objetivo de colaborar com a formação tanto dos seus alunos, quanto de alunos de outros cursos e membros da comunidade externa interessados pelos temas e assuntos abordados.