FÍSICA

Palestra de Rodrigo Bicudo abordou a pesquisa em física de plasmas no ITA

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2024, 09h44 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2024, 09h44

Em 16 de outubro de 2024, quarta-feira, a partir das 21h, no auditório do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o professor Rodrigo de Siqueira Bicudo ministrou a palestra “Pesquisas em plasmas no ITA”. Este evento foi organizado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e fez parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2024. Rodrigo Bicudo, que atualmente realiza seu mestrado em física de plasmas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), se formou no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Durante a sua graduação, Rodrigo foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica” (com bolsa da FAPESP), sob a orientação do professor Ricardo Plaza. O professor Alex Lino, que atualmente é coordenador de pesquisa do IFSP-Caraguatatuba, esteve presente acompanhando a palestra.

Imagem 1 – Professor Rodrigo Bicudo no início de sua palestraImagem 1 – Professor Rodrigo Bicudo no início de sua palestra

O resumo da apresentação do professor Rodrigo Bicudo foi: “O Laboratório de Plasmas e Processos (LPP) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) reúne diversos grupos de pesquisa e laboratórios nas áreas de Tecnologia de Plasmas e Engenharia de Materiais, contando com cerca de 50 membros, entre professores, pesquisadores, pós-doutorandos e alunos de diferentes níveis. O LPP mantém colaborações com importantes institutos e universidades, tanto no Brasil quanto no exterior, e recebe financiamento de órgãos como Finep, Fapesp, CNPq e Capes, além de desenvolver projetos em parceria com grandes empresas nacionais, como Petrobras, CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz, grupo do setor de energia do Brasil) e Vale. O ITA também oferece cursos de pós-graduação em Física nas áreas de Dinâmica Não Linear e Sistemas Complexos, Física Atômica e Molecular e Física Nuclear. Neste contexto e de encontro com as linhas de pesquisas desenvolvidas pelo LPP, esta conferência destacará o estudo que vem sendo feito que visa realizar a deposição de dissulfeto de molibdênio (MoS2) sobre a liga metálica de ferro e níquel, Inconel 718, por meio do processo de aspersão térmica denominado High Velocity Solution Plasma Spray (HVSPS), tendo como objetivo o desenvolvimento de um recobrimento para ser utilizado como lubrificante sólido, a ser aplicado em sistemas que operam em altas rotações e temperaturas. Para tanto, esta pesquisa se concentra em analisar as variáveis de deposição, como a potência da tocha, o tempo de processamento, a distância do plasma à amostra, bem como a influência da composição do precursor, a estrutura e a adesão dos recobrimentos. A autoria deste trabalho é de Rodrigo de Siqueira Bicudo, Felipe de Souza Miranda e Argemiro Soares da Silva Sobrinho, do Laboratório de Plasmas e Processos, Departamento de Física, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).”

Imagem 2 – Professores Ricardo, Rodrigo e AlexImagem 2 – Professores Ricardo, Rodrigo e Alex

A comunidade do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba agradeceu o professor Rodrigo Bicudo por ter aceitado generosamente o convite para realizar esta palestra de modo a compartilhar os seus conhecimentos com os presentes.

Imagem 3 – Público presente na palestra Imagem 3 – Público presente na palestra

Em sua apresentação, o professor Rodrigo Bicudo tratou das várias linhas de pesquisa em plasmas que existem no Laboratório de Plasmas e Processos (LPP) do ITA, bem como dos espaços e equipamentos existentes para viabilizar essas pesquisas. Ele também discorreu acerca do processo de ingresso no mestrado em física no ITA.

Imagem 4 – Slide sobre o Laboratório de Plasmas e Processos Imagem 4 – Slide sobre o Laboratório de Plasmas e Processos

Após o término da apresentação inicial feita pelo professor Rodrigo Bicudo, os presentes fizeram várias perguntas para o conferencista que as respondeu de modo a esclarecer as dúvidas existentes.

Imagem 5 – Público acompanha a palestra de Rodrigo BicudoImagem 5 – Público acompanha a palestra de Rodrigo Bicudo

Imagem 6 – Cartaz de divulgação da palestra de Rodrigo BicudoImagem 6 – Cartaz de divulgação da palestra de Rodrigo Bicudo

Outras atividades culturais, científicas e educacionais, como essa, são regularmente realizadas pela comunidade de docentes e discentes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba de modo a democratizar o acesso ao conhecimento e colaborar com a formação dos cidadãos. Essas são atividades que fortalecem o tripé ensino, pesquisa e extensão do IFSP e estão previstas no âmbito da curricularização da extensão do curso de Licenciatura em Física.