Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Outubro Rosa
Início do conteúdo da página

Outubro Rosa

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 17h19 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 17h38

Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos.

Câncer do colo e corpo do útero

No Brasil, estimam-se 16.370 casos novos de câncer do colo do útero para cada ano do biênio 2018-2019. Para o câncer do corpo do útero, estimam-se 6.600 casos novos para cada biênio 2018-2019.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS)


Sinais de Alerta do Câncer de Mama

Os sinais e sintomas podem variar, muitas mulheres podem não apresentar nenhum deles, mas é importante atenção para a presença de caroço no seio ou na axila, alteração na pele da mama, vermelhidão ou descamação do mamilo, secreção ou dor ou inversão no mamilo. À menor suspeita, procure seu médico. A mamografia de rastreamento deve ser feita a cada dois anos para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou a qualquer momento, a critério médico.

Como prevenir?

Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o abuso de bebidas alcoólicas, amamentar e evitar o uso por longo prazo de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal são algumas formas de prevenir-se.

Sinais de Alerta do Câncer de Útero

Muitas vezes não há sintomas em estágio inicial, mas é preciso atenção para sangramento vaginal entre períodos menstruais regulares, sangramento mais longo que o habitual, sangramento após a relação sexual, dor durante a relação sexual, dor pélvica e sangramento após a menopausa.

Como prevenir?

Vacinar meninas de 9 a 13 anos contra o papilomavírus humano (HPV).
Realizar consulta ginecológica e exame de Papanicolau anualmente e, quando detectado, tratamento de lesões pré-cancerosas.


COORDENADORIA DE ATENÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA – CASP
Núcleo Descentralizado de Gestão de Pessoas – NGP 
São João da Boa Vista – SP

registrado em:
Fim do conteúdo da página