Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Licenciatura em Física

Oficinas sobre exoplanetas e experimentos ocorrem na Escola Benedito Carlota

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 20h06 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 20h06

Na tarde de 10 de junho de 2019, segunda-feira, entre 13h e 15h30, os estudantes Ryan Nepomuceno Montemor e Kaua Estevam Cardoso de Freitas, do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram duas oficinas educacionais, respetivamente sobre Exoplanetas e Experimentos de Eletrostática na Escola Estadual Benedito Miguel Carlota, localizada no bairro de Massaguaçu, no município de Caraguatatuba. Eles estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba), orientador de suas atividades de pesquisa em nível de iniciação científica. Esteve também presente, apoiando esta atividade educacional, Vinicius Amaral Sousa Abrahão, que é estudante do primeiro ano do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de extensão “Cinedebate”.

Alunos da Escola Benedito Carlota durante as oficinasAlunos da Escola Benedito Carlota durante as oficinas

Esta atividade educacional foi organizada a partir do contato inicial estabelecido entre o professor Ricardo Plaza (pelo IFSP) e a professora Adriana Leal de Souza (coordenadora da Escola Benedito Carlota) em março de 2019. Neste encontro inicial, ficou definido que estudantes universitários do IFSP orientados pelo professor Ricardo Plaza em projetos de pesquisa, extensão e ensino realizarão algumas oficinas educacionais na Escola Benedito Carlota com o intuito de ajudar a despertar o interesse pela ciência de seus alunos. Esta é a terceira atividade no ano de 2019 realizada pela equipe de bolsistas orientados pelo professor Ricardo Plaza na Escola Benedito Carlota.

Vinicius, Ricardo, Kaua e Ryan na entrada da Escola Bendito CarlotaVinicius, Ricardo, Kaua e Ryan na entrada da Escola Bendito Carlota

Ao chegarem na Escola Bendito Carlota, no início da tarde do dia 10/06/2019, a equipe do IFSP-Caraguatatuba foi recebida pelas professoras Adriana Leal e Dulcinea Martins que os acompanharam até a sala de leitura da instituição que conta com várias mesas circulares ideais para a realização das duas oficinas planejadas.

Professores Adriana, Ricardo e DulcineaProfessores Adriana, Ricardo e Dulcinea

Antes do início da primeira oficina, o professor Ricardo Plaza apresentou os três licenciandos em física presentes e discorreu sobre os trabalhos de pesquisa que eles estão realizando atualmente. Além disto, ele explicou, de modo geral, a respeito do IFSP, destacando em especial que o ingresso nos seus cursos superiores ocorre por meio da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Professor Ricardo com estudantes que ajudaram a preparar o ambiente para as oficinasProfessor Ricardo com estudantes que ajudaram a preparar o ambiente para as oficinas

A primeira oficina, na área de astronomia e intitulada “Caça aos Exoplanetas”, foi organizada por Ryan Nepomuceno que é bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIC do CNPq no projeto de pesquisa intitulado “O estudo de Exoplanetas e o ensino de Física e Astronomia”.

Ryan durante a apresentação de sua oficinaRyan durante a apresentação de sua oficina

Para viabilizar as atividades, foram disponibilizados alguns notebooks pelos membros da equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba e pelo orientador destes alunos. O trabalho que os alunos realizaram se deu a partir do simulador disponível aqui <http://www.planetarium-activities.org/shows/sp/exoplanet-transit-hunt> e que apresenta situações próximas aquelas enfrentadas por astrônomos quando precisam determinar as características de exoplanetas observados pelo método do trânsito.

Alunos usam simulações pelos notebooks durante a oficina de RyanAlunos usam simulações pelos notebooks durante a oficina de Ryan

A segunda oficina intitulada “Estudo dos fenômenos eletrostáticos” foi realizada por Kaua de Freitas que é bolsista de iniciação científica pela FAPESP, no projeto de pesquisa “Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem no ensino de Física”.

Kaua durante o início da sua oficinaKaua durante o início da sua oficina

Para explicar diversos conceitos de áreas como eletrostática e eletromagnetismo, Kaua trouxe diferentes tipos de materiais de baixo custo (copos plásticos, canudos, papel, garrafinhas com água, etc.) com o objetivo de incentivar os alunos a realizarem experimentos de física que ajudam a compreender propriedades básicas da eletricidade e a verificar algumas hipóteses explicativas sobre os fenômenos visualizados.

Alunos realizam os experimentos de física propostosAlunos realizam os experimentos de física propostos

Os alunos participaram ativamente das atividades propostas inclusive apresentando perguntas e questionamentos que permitiram esclarecer vários conceitos científicos que surgiram durante a oficina.

Experimentos realizados permitiram compreender melhor a eletrostáticaExperimentos realizados permitiram compreender melhor a eletrostática

Uma das fontes bibliográficas para este trabalho realizado por Kaua é o excelente livro “Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade” escrito pelo professor da UNICAMP André Koch Torres Assis e que o autor disponibilizou a versão pdf para ser baixada aqui <https://www.ifi.unicamp.br/~assis/Eletricidade.pdf>.

Para Kaua a participação ativa dos alunos no experimento ajuda na aprendizagemPara Kaua a participação ativa dos alunos no experimento ajuda na aprendizagem

Kaua durante a sua oficina procurou trabalhar tanto com a parte experimental associada ao ensino de física, quanto com questões de natureza histórica relacionadas à forma como os conceitos e as leis da física foram produzidos ao longo do tempo.

Alunos realizam experimento na área da eletrostáticaAlunos realizam experimento na área da eletrostática

Estas são atividades de educação e divulgação científica que a equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página