Início > Noticias > Oficina sobre o software Tracker foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física
Licenciatura em Física

Oficina sobre o software Tracker foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 12h55 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 12h55

Na tarde de 04 de abril de 2019, quinta-feira, a partir das 16h00, aconteceu a oficina “Tracker e o Ensino de Física” que foi ministrada pelos estudantes de Licenciatura em Física, Rafael do Nascimento Sorensen e Lyanderson Santos da Costa, no Laboratório de Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Esta oficina foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba que é liderado pelo Prof. Dr. Alex Lino, que atualmente também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. O estudante Rafael do Nascimento Sorensen foi bolsista de iniciação científica, com bolsa da FAPESP, entre abril/2018 e março/2019, orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba, no projeto de pesquisa intitulado “Ficção Científica e Ensino de Física”.

Rafael Sorensen e Lyanderson Costa

Estiveram presentes a esta oficina, alunos da Licenciatura em Física e de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba. O Tracker é um software livre de análise de vídeos e de modelagem de fenômenos físicos, ligado ao projeto “Open Source Physics”. Mais informações sobre o Tracker podem ser obtidas aqui.

Professor Alex com alguns dos alunos presentes à oficina sobre o Tracker

Esta oficina teve como objetivo principal apresentar o software de modo geral, salientando alguns dos seus recursos para a obtenção de dados em experimentos de física, como o rastreamento da posição de um objeto, a elaboração de gráficos e tabelas com dados de velocidade e aceleração de corpos em movimento, a divisão do vídeo por quadros por segundo e a calibração de medidas, a partir da captura e acesso a um vídeo digital.

O Tracker realiza uma identificação automática da quantidade de quadros por segundo utilizada na gravação de um vídeo original, por meio da câmera de um celular, por exemplo. A partir desta análise, é possível gerar gráficos de diferentes grandezas físicas e fazer um ajuste de curvas referentes a variáveis como posição e velocidade em função do tempo, inclusive, por meio de um rastreamento do objeto, o que pode ser muito útil no ensino de física.

Rafael Sorensen e Lyanderson Costa durante a oficina

A oficina salientou também a limitação do Tracker relacionada à sua resolução temporal, que depende da resolução da câmera na qual o vídeo foi gravado. Isto ocorre principalmente nos casos de filmes com poucos quadros por segundo, nos quais a velocidade do objeto filmado é alta, o que pode produzir imagens borradas, que dificultam a determinação de valores para a posição em função do tempo.

Para auxiliar no tratamento de dados produzidos pelo Tracker, foi explicado também um pouco a respeito do SciDAVis (“Scientific Data Analysis and Visualization” ou “Visualização e Análise de Dados Científicos”) que é um programa de computador de código aberto para a plotagem interativa de gráficos científicos e análise de dados. Mais informações a respeito do SciDAVis podem ser obtidas aqui.

Professores e alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba participam ativamente no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física de modo a produzir e disseminar novos conhecimentos em diferentes áreas da física e de disciplinas afins. O seu objetivo é realizar, pelo menos em uma quinta-feira por mês, entre 16h e 18h, seminários científicos e oficinas educacionais, direcionados para alunos da Licenciatura em Física, mas que também possam ser frequentados por alunos de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba interessados pelos temas abordados.