Robótica

O IFSP-CAR participou da IV Mostra de Robótica da Prefeitura de Caraguatatuba

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 09h50 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 09h50

O Instituto Federal de Caraguatatuba participou da IV Mostra de Robótica da Prefeitura de Caraguatatuba, integrando robótica, criatividade e educação profissional.

O Instituto Federal de Caraguatatuba (IFSP) participou como convidado da IV Mostra de Robótica Educacional, evento organizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba, realizado no sábado, dois de novembro de 2019, no Shopping Serramar.
O tema da Mostra foi “Máquinas” e seu objetivo foi valorizar e compartilhar com a sociedade os projetos de robótica desenvolvidos por alunos de diversas escolas do município de Caraguatatuba.
Durante três semanas, os estudantes enfrentaram o desafio de criar e programar um robô em torno de um projeto de máquinas, utilizando kits de robótica Lego Mindstorm e o microcontrolador Arduíno.
Os alunos Eduardo Henrique Fabris Greco, Juliano Gomes Tosta, Pedro Henrique Silagvi Ricardi e Vitor Fernandes de Carvalho Ambrizzi, do curso Técnico em Informática para Internet, criaram o robô “Lixeira Inteligente” para ajudar a resolver o problema do descarte irregular do lixo. O robô é capaz de reconhecer e separar diferentes tipos de lixo. Usando um sensor de cor, motores e um sistema de esteiras, o robô faz a coleta seletiva do lixo, reconhecendo a cor da embalagem do lixo e colocando-o na lixeira correspondente: amarelo para metal, verde para vidro, azul para papel e vermelho para plástico. O projeto dos estudantes contou com a supervisão dos professores Marcelo Rosa Hatugai e Adriana Nagy.

O robô “Lixeira Inteligente” em ação. Projeto usando kit de Robótica Lego Mindstorm.

Alunos do IFSP: Eduardo H. F. Greco, Juliano G. Tosta, Vitor F. de C. Ambrizzi, Pedro H. S. Ricardi.

O aluno Lincoln Santos de Castro, do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), criou dois projetos de máquinas usando o microcontrolador Arduino: o primeiro foi um controle por aproximação de uma hélice com um grau de liberdade; o segundo foi o jogo lúdico “caça ao pato”.

Da esquerda para direita, controle por aproximação de uma hélice e jogo lúdico “caça ao pato”. Projetos usando microcontrolador Arduino.

Os estudantes também contaram com a assistência dos professores Nelson Alves Pinto e Mário Tadashi Shimanuki da área de Informática do IFSP. O IFSP agradece à Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba pelo convite, em especial à equipe de Informática Educativa liderada pela coordenadora do projeto de robótica, servidora Rúbia Costa. A mostra foi mais uma oportunidade do IFSP de Caraguatatuba mostrar a toda comunidade de Caraguatatuba como consegue integrar tecnologia, criatividade e educação em suas aulas.

Equipe de professores e alunos do IFSP de Caraguatatuba recebem medalha pelos projetos.

Mais informações no website da Prefeitura de Caraguatatuba aqui

Autor: Marcelo Rosa Hatugai