Início > Noticias > Novos livros de Física adquiridos com recursos da FAPESP são doados para o IFSP
Licenciatura em Física

Novos livros de Física adquiridos com recursos da FAPESP são doados para o IFSP

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 13h29 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 13h31

Em 27 de junho de 2019, quinta-feira, o estudante Kaua Estevam Cardoso de Freitas, do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e seu orientador, Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, doaram 17 livros de física, ensino de física, divulgação científica e história da ciência para a Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba. Os livros foram adquiridos com recursos da reserva técnica da bolsa de iniciação científica da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) de Kaua de Freitas, em sua pesquisa intitulada “Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem no ensino de física”.

Foto: Kaua de Freitas e professor Ricardo Plaza com livros doados para a biblioteca do IFSP

Pelas regras da FAPESP, até 10% do valor total das bolsas de iniciação científica recebidas pelo bolsista ao longo de 12 meses, constituem a denominada reserva técnica que pode ser utilizada para a aquisição, por exemplo, de equipamentos científicos ou livros que sejam úteis para a pesquisa em questão, com a condição de que estes equipamentos ou livros sejam doados ao final da investigação para a instituição na qual o aluno bolsista estuda.

Foto: Estudante Kaua de Freitas e professor Ricardo Plaza na biblioteca do IFSP

O acervo da Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba, particularmente na área de física e em áreas associadas vem se ampliando, graças a aquisições realizadas pelo próprio IFSP, como também a doações como estas.

Os 17 livros que foram doados ao IFSP-Caraguatatuba foram os seguintes:

- “ENSINO DE CIÊNCIAS COM BRINQUEDOS CIENTÍFICOS” de PAULO HENRIQUE DIAS MENEZES, WAGNER DA CRUZ SEABRA EIRAS, ELOI TEIXEIRA CESAR e LEONARDO MATOS MALHEIROS (Editora Livraria da Física)

- “ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS EM FÍSICA E QUÍMICA” de GUSTAVO BIZARRIA GIBIN e MOACIR PEREIRA DE SOUZA FILHO (Editora Livraria da Física)

- “ENSINO EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS - UMA PROPOSTA: ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA” de ANDRÉ LUÍS SILVA DA SILVA e PAULO ROGÉRIO GARCEZ DE MOURA (Editora Livraria da Física)

- “A ELABORAÇÃO DE NARRATIVAS EM AULAS DE FÍSICA: A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL” de IVÃ GURGEL e GRACIELLA WATANABE (Editora Livraria da Física)

- “UMA HISTÓRIA DA FÍSICA NO BRASIL” de JOSÉ LEITE LOPES (Editora Livraria da Física)

- “INTERFACES DIDÁTICAS ENTRE CINEMA E CIÊNCIA” de LUÍS PAULO DE CARVALHO PIASSI (Editora Livraria da Física)

- “LITERATURA E CINEMA NO ENSINO DE FÍSICA: INTERFACES ENTRE A CIÊNCIA E A FANTASIA” de LUÍS PAULO PIASSI, EMERSON FERREIRA GOMES e JOÃO EDUARDO F. RAMOS (Editora Livraria da Física)

- “FUNDAMENTOS, ENSINO E DIVULGAÇÃO DE FÍSICA” de ADEMIR E. DE SANTANA e RONNI G. GOMES DE AMORIAM (Editora Livraria da Física)

- “FÍSICA MODERNA PARA INICIADOS, INTERESSADOS E AFICIONADOS - VOLUME 2” de IVAN S. OLIVEIRA (Editora Livraria da Física)

- “DA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA À REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA: TÓPICOS DE HISTÓRIA DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA” de ALBERTO VILLANI, CARLOS ALBERTO DOS SANTOS, JOSÉ MARIA FILARDO BASSALO e ROBERTO DE ANDRADE MARTINS (Editora Livraria da Física)

- “PROBLEMAS DA FÍSICA MODERNA” de MAX BORN, PIERRE AUGER, ERWIN SCHRÖDINGER e WERNER HEISENBERG (Editora Perspectiva)

- “FÍSICA MODERNA ORIGENS CLÁSSICAS E FUNDAMENTOS QUÂNTICOS” de FRANCISCO CARUSO e VITOR OGURI (LTC)

- “FÍSICA MODERNA” de PAUL A. TIPLER e RALPH A. LLEWELLYN (LTC)

- “FÍSICA MODERNA” de DAMASCYNCLITO MEDEIROS (Editora Ciência Moderna)

- “PRINCIPIA - PRINCIPIOS MATEMÁTICOS DE FILOSOFIA NATURAL - LIVRO 1” de ISAAC NEWTON (EDUSP)

- “PRINCIPIA - LIVRO II E III - PRINCIPIOS MATEMATICOS DE FILOSOFIA NATURAL” de ISAAC NEWTON (EDUSP)

- “ÓPTICA” de ISAAC NEWTON e com tradução de ANDRÉ KOCH TORES ASSIS (EDUSP)

Foto: Livros doados à Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba em junho de 2019

Com esta doação, o estudante Kaua de Freitas e o professor Ricardo Plaza esperam colaborar na formação dos alunos do IFSP-Caraguatatuba, pelo acesso a livros importantes em áreas fundamentais da Física, do Ensino de Física e da História da Ciência.