FÍSICA

Novos Livros Científicos Adquiridos com Recursos da FAPESP são Doados para o IFSP

Publicado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 15h01 | Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 15h02

Em 24 de maio de 2022, terça-feira, o estudante Higor Felipe Gonçalves de Arruda, do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e seu orientador, Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, doaram 23 livros de física, ensino de física, educação, divulgação científica e história da ciência para a Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba. Os livros foram adquiridos com recursos da reserva técnica da bolsa de iniciação científica da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) de Higor de Arruda, em sua pesquisa intitulada “Ensino de Física e divulgação científica a partir do estudo da astrofísica de galáxias”.

Imagem 1 – Higor e Ricardo com os livros doados em uma caixaImagem 1 – Higor e Ricardo com os livros doados em uma caixa

Pelas regras da FAPESP, até 10% do valor total das bolsas de iniciação científica recebidas pelo bolsista ao longo de 12 meses, constituem a denominada reserva técnica que pode ser utilizada para a aquisição, por exemplo, de equipamentos científicos ou de livros que sejam úteis para a pesquisa em questão, com a condição de que estes equipamentos ou livros sejam doados ao final da investigação para a instituição na qual o aluno bolsista estuda. A doação dos livros à Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba foi recebida pelo servidor técnico-administrativo Márcio Augusto Andrade de Pinho.

Imagem 2 - Ricardo, Márcio e Higor na entrega dos livros para a biblioteca do IFSPImagem 2 - Ricardo, Márcio e Higor na entrega dos livros para a biblioteca do IFSP

O acervo da Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba, particularmente na área de física e em áreas associadas vem se ampliando, graças tanto a aquisições realizadas pelo próprio IFSP, quanto também a doações como estas.

Os 23 livros que foram doados ao IFSP-Caraguatatuba foram os seguintes (são apresentados os títulos junto com os nomes dos autores):

- 50 Ideias de Astronomia (Giles Sparrow)

- A História da Astronomia (Anne Rooney)

- A História da Ciência para quem tem pressa (Nicola Chalton e Meredith MacArdle)

- Astronomia na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Rodolfo Langhi e Sioneia Rodrigues da Silva)

- Astronomia no Ensino de Ciências da Natureza (Leonardo Laho, Renata de Andrade e Rogério Locatelli)

- Astronomia para Iniciantes (Giovanna Takano Natti)

- Ciência em dia: Jornadas de Divulgação Científica - Ciência para a redução das desigualdades (Eloi Teixeira César, Zélia Maria da Costa Ludwig, Leonardo de Oliveira Carneiro, Marco Antônio Escher e Thales Costa Soares)

- Copérnico – Pioneiro da Revolução Astronômica (Ronaldo Rogério de Freitas Mourão)

- Divulgação Científica - Textos e Contextos (Marcelo Borges Rocha, Roberto Dalmo V. L. de Oliveira)

- As estrelas na sala de aula: uma abordagem para o ensino da Astronomia estelar (Jorge Ernesto Horvath)

- Exercícios de Cosmologia (Mario Novello)

- Fundamentos da Evolução Estelar, Supernovas e Objetos Compactos (Jorge Ernesto Horvath)

- História Preta das Coisas: 50 Invenções Científico-Tecnológicas de pessoas negras (Bárbara Carine Soares Pinheiro)

- Hubble - A expansão do Universo (Augusto Damineli)

- Introdução à Cosmologia (Ronaldo Eustaquio de Souza)

- Mecânica, Gravitação e Cosmologia - uma breve introdução (Giussepe Arcidiacono, Denilson Gomes e Edmundo Capelas de Oliveira)

- Novas Janelas para o Universo (Maria Cristina Batoni Abdalla e Thyrso Villela Neto)

- Origens: Uma grande história de tudo (David Christian)

- Os Fundadores da Astronomia Moderna (Joseph Bertrand)

- Os Planetas (Dava Sobel)

- Stellarium: Aprendendo Astronomia com Software (Edson Pedro Cecílio Jr.)

- Telescópios Amadores: Técnicas de Construção e Configuração Ótica (Hugo Abi Karam)

- Tratado da Esfera (Johannes de Sacrobosco)

Imagem 3 - Livros doados à Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba em maio de 2022Imagem 3 - Livros doados à Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba em maio de 2022

Com esta doação, o licenciando Higor de Arruda e o professor Ricardo Plaza esperam colaborar para a formação dos alunos do IFSP-Caraguatatuba, pelo acesso a livros importantes em áreas fundamentais da Física, do Ensino de Física e da História da Ciência.