Física

Nova preceptora do Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física

Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 15h08 | Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 15h08

No mês de fevereiro de 2024, a professora Larissa Siqueira Vieira Oliveira iniciou o seu trabalho como preceptora no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). No seu caso, a escola-campo é o próprio IFSP-Caraguatatuba, já que ela passou a lecionar a disciplina de Física para as turmas do ensino técnico em informática integrado ao ensino médio e para o PROEJA (curso técnico em administração integrado ao ensino médio) do campus.

Imagem 1 – Professores Ricardo Plaza e Larissa SiqueiraImagem 1 – Professores Ricardo Plaza e Larissa Siqueira

Em uma reunião que ocorreu no dia 07/02/2024, o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que atua como Docente Orientador do Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou a professora Larissa a licenciandos em Física que são bolsistas (residentes) da Residência Pedagógica (William Damasio Pereira, Nicoli Rocha Santos, Victor Alex Temoteo Galante e Flavio Gil Alves Paiva) e que acompanharão as aulas de Física da professora Larissa para alunos do IFSP-Caraguatatuba, bem como proporão intervenções de modo a testar novas metodologias de ensino e, com isso ajudar a melhorar a qualidade da educação. A professora Larissa se graduou no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba; ela foi estudante da primeira turma deste curso que se iniciou em fevereiro de 2017.

Imagem 2 – William, Ricardo, Larissa, Victor, Flávio e NicoliImagem 2 – William, Ricardo, Larissa, Victor, Flávio e Nicoli

Os licenciandos bolsistas (residentes) durante a Residência Pedagógica devem assistir e participar das aulas de Física do(a) preceptor(a) na escola-campo (para turmas de alunos da educação básica), realizando atividades como: estudo sobre os conteúdos da área e sobre metodologias de ensino, familiarização com a atividade docente por meio da ambientação na escola e da observação em sala de aula, elaboração de relatório juntamente com o(a) preceptor(a) e o docente orientador, avaliação da experiência, elaboração de planos de aula e regência de aula com acompanhamento do(a) preceptor(a).

Imagem 3 – Professora Larissa orienta os residentesImagem 3 – Professora Larissa orienta os residentes

O Programa de Residência Pedagógica no âmbito do IFSP como um todo (para os diferentes cursos de Licenciatura dos diversos campus do IFSP espalhados pelo estado de São Paulo) tem como coordenador institucional o professor Fernando Schoenmaker.

O atual Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba é executado junto a turmas de ensino médio de quatro escolas-campo: a Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, a Escola Estadual Avelino Ferreira, a ETEC-Caraguatatuba e o próprio IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 4 –Residência PedagógicaImagem 4 –Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é fomentado pelo governo federal que financia as bolsas pagas aos residentes e preceptores, sendo uma das iniciativas de política de formação inicial de docentes. Sua administração é conduzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do governo federal que acolhe projetos que possam contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.

Mais informações sobre a Residência Pedagógica podem ser obtidas no link <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>.

A Residência Pedagógica possibilita uma integração de fato entre a instituição formadora de professores (no nosso caso, o IFSP) e as demandas reais da sala de aula das escolas campo, de modo tanto a enriquecer o currículo dos cursos de Licenciatura e permitir que os licenciandos vivenciem a profissão na prática, antes do término da graduação, quanto a melhorar a qualidade de ensino das escolas públicas da educação básica.