Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Mostras de curtas sobre depressão agitaram o IFSP-Caraguatatuba
Início do conteúdo da página
Mostra de Vídeos

Mostras de curtas sobre depressão agitaram o IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Sábado, 17 de Novembro de 2018, 12h51 | Última atualização em Sábado, 17 de Novembro de 2018, 12h57 | Acessos: 1131

No dia 12 de novembro de 2018, segunda-feira, nos intervalos das aulas do período vespertino (entre 16h00 e 16h15) e do período noturno (entre 20h40 e 20h55), ocorreram os “Flashmobs sobre depressão” no pátio em frente à lanchonete do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição e a discussão de vídeos que abordaram o tema da depressão do ponto de vista da psicologia e da psiquiatria. Estes flashmobs – mostras de vídeos de curta duração – fizeram parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contaram com o apoio de bolsistas deste programa de extensão (Diego Bortoleto Licca, Henrique Madeo Pereira, Caio Cesar Nogueira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz e Yasmin Francisca dos Santos Coelho), bem como de seus bolsistas de iniciação científica (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza). Além disso, a atividade contou com o apoio de seus ex-bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos. Diversos docentes e servidores técnico-administrativos do IFSP-Caraguatatuba compareceram e apoiaram a iniciativa.

Público assiste vídeos científicos sobre o tema da depressão no período vespertino

Um “flashmob” (em português, esta palavra significa “mobilização rápida”) é um termo usado para se referir a um evento no qual diversas pessoas se juntam repentinamente em um local público para fazerem alguma ação rápida de cunho cultural e depois saírem do local. No youtube existem vários flashmobs muito bonitos; um deles, envolvendo a obra musical “Carmina Burana”, pode ser assistido aqui.

Estudantes com professor Ricardo Plaza pouco antes do flashmob sobre depressão do período vespertino

Durante estes flashmobs foram exibidos no total cinco vídeos de curta duração, que estão disponíveis gratuitamente na internet para quem quiser assistir. Todos estes vídeos procuram explicar o fenômeno da depressão em termos dos conhecimentos científicos atuais disponíveis em áreas como a psicologia e a psiquiatria.

Mariângela, Maíra, Teresa Cristina e Ricardo Plaza presentes no flashmob vespertino

O primeiro vídeo apresentado nos dois períodos foi “Depressão” do canal “Minutos Psíquicos” que pode ser assistido aqui. O vídeo explica que pessoas com depressão têm um estado de tristeza que pode quase paralisar a vida e durar por muito tempo. O excelente canal “Minutos Psíquicos” é um canal de divulgação científica que produz vídeos curtos sobre psicologia, neurociência e áreas afins.

Professores Ricardo e Patrícia antes do flashmob vespertino

O segundo vídeo apresentado nos dois períodos foi “Depressão na Adolescência e Antidepressivos” produzido pelo médico Drauzio Varela e disponível para ser assistido aqui. Neste vídeo são apresentados os principais sintomas da depressão e as formas de tratamento desta doença, com uma ênfase especial a respeito dos remédios antidepressivos.

Professores Samuel e Ricardo durante o flashmob vespertino

O terceiro vídeo apresentado nos dois períodos foi “Banalização da Depressão” com depoimento de Pedro Calabrez que é pesquisador na área das neurociências, vídeo este que pode ser assistido aqui. Este vídeo foi produzido pelo canal “Casa do saber” do Youtube  que procura divulgar saberes e conteúdos científicos por professores reconhecidos academicamente.

Professores Ricardo e Alexandre no flashmob do período vespertino

Neste vídeo “Banalização da depressão”, o pesquisador Pedro Calabrez traça analogias entre depressão e câncer, de modo a evidenciar que ambas são doenças graves e que não devem ser banalizadas.

Ricardo Plaza e Wilson Pedroso durante o flashmob do período vespertino

No período vespertino, o quarto vídeo apresentado foi “A diferença entre tristeza e depressão” com depoimento de Jair Mari que é professor titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Neste vídeo que está disponível aqui e que também foi produzido pelo canal “Casa do Saber”, o psiquiatra Jair Mari explica como a depressão habita a pessoa que sofre desta doença.

Professor Ricardo Plaza com parte dos estudantes que organizaram o flashmob no período noturno

Já no período noturno, o quarto vídeo apresentado foi “Epidemia de depressão”, também com um depoimento do psiquiatra Jair Mari e também produzido pelo canal “Casa do Saber” do youtube. Este vídeo que pode ser assistido aqui procura explicar os tratamentos existentes para a depressão, com uma ênfase a respeito de tratamentos medicamentosos.

Professores Johanatan e Ricardo no flashmob do período noturno

Em ambos os períodos muitos estudantes sentaram nos bancos das mesas do pátio e prestaram muita atenção nos vídeos que foram apresentados, todos eles com cerca de entre 3 e 5 minutos de duração.

Público assiste o flashmob no período vespertino

Os equipamentos para a exibição dos vídeos foram montados no pátio do IFSP-Caraguatatuba pelos servidores técnico-administrativos da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), Hugo Salles Cuba e Mateus Santos Santana, a quem os bolsistas da equipe do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” agradecem imensamente.

Mateus, Ricardo e Hugo, durante a montagem dos equipamentos no período vespertino

Os bolsistas que organizaram estas duas mostras de curtas (“flashmobs”) ficaram muito felizes com a reação dos alunos do IFSP tanto do período vespertino, quanto do período noturno, que ao final das exibições dos vídeos, aplaudiram a iniciativa. A melhor forma de combater as consequências da depressão – uma doença que atinge cerca de 10% dos brasileiros – é divulgar os conhecimentos científicos existentes acerca dos seus sintomas e tratamentos: este foi exatamente o objetivo desta atividade!

Atividades que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões sociais, educacionais, culturais e científicas e sobre direitos humanos, como mostras de curtas e flashmobs, são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência, mas também sobre história e cultura, de modo a ampliar o repertório de conhecimento científico e estimular os jovens a raciocinar cientificamente e a pensar de forma crítica. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página