Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Mesa-redonda sobre a BNCC abriu a SNCT-2018
Início do conteúdo da página
SNCT

Mesa-redonda sobre a BNCC abriu a SNCT-2018

Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2018, 12h54 | Última atualização em Sexta, 19 de Outubro de 2018, 12h55 | Acessos: 1265

No dia 15 de outubro de 2018, segunda-feira, pela manhã, a partir das 9h30, e de noite, a partir das 20h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreram duas mesas-redondas de debates sobre a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, contando com a participação da Profa. Dra. Agnes Cruz de Souza, do Prof. Me. Ricardo Rechi Aguiar e da Profa. Me. Marta Senghi Soares, e que foram intermediadas pela Profa. Dra. Patricia Teixeira Tavano (professora de educação do IFSP-Caraguatatuba). Esta atividade contou com o apoio do Prof. Me. Rafael Nogueira Luz (coordenador da Licenciatura em Matemática) e do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (coordenador da Licenciatura em Física).

Professores na abertura da SNCT-2018 no período matutino

Tanto no período matutino, quanto no período noturno, o professor Samuel Gomes Duarte, Diretor Adjunto Educacional do IFSP-Caraguatatuba, realizou oficialmente a abertura dos trabalhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018 do IFSP-Caraguatatuba que teve como tema central “Ciência para redução das desigualdades”.

Professor Samuel conduz os trabalhos de abertura da SNCT-2018

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica em nosso país. Mais informações sobre a BNCC podem ser encontradas aqui. A BNCC para o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental foi aprovada no final de 2017, enquanto a BNCC do Ensino Médio ainda está sendo discutida.

Comunidade junto com os debatedores das mesas-redondas

Logo em seguida à abertura da SNCT-2018, nos dois períodos, foi formada a mesa-redonda sob a coordenação da professora Patricia Tavano, que apresentou os professores Agnes Cruz, Marta Senghi e Ricardo Rechi para os presentes.

Professora Patricia coordena os trabalhos da mesa-redonda

No período matutino estiveram presentes sobretudo estudantes da Licenciatura em Matemática e do ensino médio integrado com o curso técnico em informática. Já no período noturno estiveram presentes sobretudo estudantes das duas turmas da Licenciatura em Física. Entretanto nos dois períodos estiveram também presentes alunos de outros cursos, bem como interessados da comunidade pelos temas abordados. Estas atividades contaram também com a importante presença do Prof. Dr. Rogério de Souza Silva que é professor de ciência sociais do IFSP-São Roque.

Público presente na mesa-redonda do período matutino

A professora Agnes Cruz que é docente de ciências sociais do IFSP-Boituva realizou uma apresentação que foi intitulada “BNCC e ‘perspectivas’ educacionais para o ensino e a formação docente”. Em sua apresentação, a professora Agnes ressaltou os vínculos entre a proposta atual de BNCC e a Reforma do Ensino Médio efetivada pela lei 13.415 de 2017. Ela lembrou também que ela privilegia as áreas de conhecimento em detrimento das disciplinas escolares. Um outro destaque foi dado ao fato de que as escolas, a partir destas propostas, passam a se tornar “fábricas de produção de indicadores” em avaliações de larga escala.

Apresentação da professora Agnes Cruz

O professor Ricardo Rechi que é docente de física do IFSP-São Paulo realizou na sequência uma apresentação intitulada “Um olhar sobre os caminhos percorridos pela equipe elaboradora da Terceira Versão”. Ele lembrou, por exemplo, que, em relação às versões anteriores feitas em 2015 e 2016, a 3ª versão da BNCC para o Ensino Médio de 2018 não apresenta mais referências aos componentes curriculares (disciplinas) Física, Química e Biologia, mas somente à área de Ciências da Natureza. Além disso, os objetivos de aprendizagem foram substituídos por competências e habilidades.

Ao final da sua apresentação, Ricardo Rechi lembrou que até o dia 23/10/2018, membros da comunidade do IFSP podem contribuir com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, diretamente para o CNE-Conselho Nacional de Educação, por meio do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Estas diretrizes estabelecem, entre outras coisas, as disciplinas que são obrigatórias no ensino médio. Mais informações a este respeito podem ser obtidas no artigo “Servidores do IFSP e comunidade podem contribuir com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio até 23 de outubro” disponível para ser lido aqui.

Apresentação do professor Ricardo Rechi

A professora Marta Senghi que é professora de educação do IFSP-Caraguatatuba – e atualmente é a Diretora de Educação Básica no âmbito da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) do IFSP – realizou, em sua apresentação, uma reflexão crítica sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Educação Profissional, com uma ênfase a respeito dos chamados itinerários de formação propostos pela reforma do ensino médio.

Apresentação da professora Marta Senghi

Ao final das atividades destas mesas-redondas ocorreram diversas perguntas que foram respondidas pelos convidados. No período noturno, os debates se estenderam até quase as 23h, indicando o interesse dos estudantes a respeito deste tema. O IFSP-Caraguatatuba agradece muito a participação e a contribuição inestimável dos professores Agnes Cruz, Ricardo Rechi e Marta Senghi que estiveram presentes nestas duas mesas-redondas.

Público presente na mesa-redonda do período noturno

O nível excelente das apresentações e das discussões realizadas nestas mesas-redondas com certeza colaborou muito para uma melhor formação intelectual para os alunos do IFSP-Caraguatatuba.

Professores Patricia, Ricardo Plaza, Rodrigo, Agnes, Ricardo Rechi e Marta, antes da mesa-redonda do período noturno

A organização destas mesas-redondas contou também com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Rafael Honório Morais de Oliveira, Diego Bortoleto Licca e Yasmin Francisca dos Santos Coelho), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza e dos ex-bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página