Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Mesa-Redonda homenageou o legado do físico Stephen Hawking

Publicado: Sábado, 17 de Março de 2018, 12h12 | Última atualização em Segunda, 19 de Março de 2018, 00h02

Em 14 de março de 2018, quarta-feira, entre 19h00 e 20h40, no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu uma mesa-redonda sobre o legado do conhecido físico britânico Stephen Hawking (1942-2018) que faleceu na madrugada deste mesmo dia. Esta mesa-redonda foi organizada pelos docentes de física do IFSP-Caraguatatuba, os professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira (coordenador do curso de Licenciatura em Física), Alex Lino, Jurandi Leão Santos e Luis Fernando Viviani Thomazini.

Professores Luis Fernando, Jurandi, Alex e Ricardo Plaza

Diversos bolsistas de iniciação científica e ex bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, orientados pelo professor Ricardo Plaza, colaboraram na organização do evento: João Pereira Neto, Rafael Brock Domingos, Diego Corrêa Peres de Souza, Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Juliana Caroline da Silva Sousa, Rafael Honório Morais de Oliveira e Rafael do Nascimento Sorensen.

Bolsistas e ex bolsistas que ajudaram a organizar este evento

Estiveram presentes a este evento estudantes de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como os cursos de Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Processos Gerenciais e a Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os professores Luciana Brasil Rebelo dos Santos, Priscila Cristini dos Santos, Marcelo Marcos Bueno Moreno e Rafael Nogueira Luz e a servidora técnico-administrativa Maíra Ferreira Martins estiveram também presentes acompanhando os estudantes e participando da mesa-redonda.

Público presente ao evento

Ao início das atividades o professor Ricardo Plaza fez um breve relato da vida e da obra do físico Stephen Hawking, dando destaque para a forma como ele enfrentou uma doença de caráter degenerativo (a esclerose lateral amiotrófica) por mais de meio século. Quando ele soube que tinha esta grave doença, aos 21 anos de idade, um médico previu que ele viveria apenas mais dois anos, mas ele enfrentou de cabeça erguida este problema e faleceu com 76 anos de idade! Ele lembrou que pela manhã deste mesmo dia, assim que soube do falecimento de Stephen Hawking, entrou em contato com os outros professores de física do IFSP-Caraguatatuba de modo a organizarem esta mesa-redonda.

Professor Ricardo Plaza apresentou um pouco da vida de Stephen Hawking

O estudante de Licenciatura em Matemática e bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIC/CNPq) João Pereira Neto fez um relato de diversos aspectos da obra de Stephen Hawking, dando especial atenção aos seus trabalhos em astrofísica. João lembrou do livro “Qual é a tua obra?” escrito por Mário Sergio Cortella para salientar a importância do legado de todo o trabalho acadêmico de Stephen Hawking que permanecerá após a sua morte. Para descontrair, foi apresentada uma cena de um episódio da série Star Trek - Jornada nas Estrelas (The Next Generation) em que Stephen Hawking aparece jogando poker com o personagem Data e com os físicos Albert Einstein e Isaac Newton: <https://www.youtube.com/watch?v=LUGHFmgXsZQ>.

Apresentação de João Pereira Neto

Na sequência o estudante de Licenciatura em Física Rafael Morais comentou a respeito da chamada “radiação de Hawking”, uma previsão feita pelo físico britânico que emanaria dos buracos negros fazendo com que com o tempo eles “evaporassem”. Para esclarecer melhor isto ele apresentou um vídeo curto em que o físico Neil deGrasse Tyson explica esta questão: <https://www.youtube.com/watch?v=p5iwlGS2uR4>.

Apresentação de Rafael Morais

O bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP) Diego Peres explicou um pouco a respeito da “teoria de tudo”, salientando como, ao longo da história, a física avançou por meio de unificações, como foi o caso de Maxwell (com a unificação entre a eletricidade e o magnetismo) e o caso de Newton (com a unificação da física que explica a queda dos corpos na Terra e a física que explica o movimento dos astros celestes). Para esclarecer alguns pontos foram apresentadas cenas da gravação de um debate (“Deus, o Universo e todo o resto”) que ocorreu entre Stephen Hawking, o físico Carl Sagan e Arthur C. Clarke, autor do livro “2001 – Uma odisseia no espaço”: <https://www.youtube.com/watch?v=rp5ji3kJOv8>.

Apresentação de Diego Peres

O estudante da Licenciatura em Física Kauã apresentou aos presentes o início de uma palestra TED (do site www.ted.com) intitulada “Grandes perguntas do universo” realizada por Stephen Hawking: <https://www.youtube.com/watch?v=85IzieOYCq0>. Ele apresentou também um trecho curto e divertido da série “The Big Bang Theory” em que o personagem Sheldon se encontra com Stephen Hawking: <https://www.youtube.com/watch?v=pWioiBimsEE>.

Apresentação de Kauã

Após estas apresentações os professores do IFSP-Caraguatatuba fizeram algumas considerações a respeito da obra de Stephen Hawking. O professor Alex Lino explicou um pouco a respeito do conceito de espaço-tempo e de como ele pode se curvar, usando para isto uma simples folha de papel; ele lembrou também a respeito de alguns livros de divulgação da ciência escritos por Stephen Hawking, tais como “O universo numa casca de noz”, “Uma breve história do tempo” e “O futuro do espaço-tempo”, que podem ser obtidos fácil e gratuitamente pelo site “LeLivros” (www.lelivros.love), em versão pdf. O professor Jurandi teceu considerações sobre reflexões que eram comuns por parte de Stephen Hawking a respeito de dois temas: extraterrestres e viagens no tempo. Ao final o professor Luis Fernando abriu a oportunidade para que o público fizesse algumas perguntas.

Professor Alex Lino

Professor Jurandi

Professor Luis Fernando

Antes do término do evento, o professor Ricardo Plaza lembrou que sua equipe de bolsistas de extensão já realizou um cinedebate em 2016 sobre o filme “A teoria de tudo” que trata da vida de Stephen Hawking; o trailer desta obra cinematográfica pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=SbUVNHdPE4w>. Para os presentes ele apresentou um trecho de 3 minutos deste filme, segmento este intitulado “Por que você não acredita em Deus?” e que pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=_lj4K5q5Q94>.

A mesa-redonda contou com a participação de estudantes de diferentes cursos

O professor Ricardo Plaza recordou também que Stephen Hawking era ateu e que infelizmente neste dia de sua morte, protegidos pelo anonimato da internet, algumas pessoas que se consideram muito religiosas, comemoraram nas redes sociais a morte deste cientista pelo fato de ele não acreditar em Deus: o fundamentalismo religioso e a ignorância implícitos neste tipo de atitude não condiz com a construção de uma sociedade na qual exista um clima de tolerância com respeito a todas às pessoas de diferentes matrizes religiosas, mas também aos cidadãos que não têm religião, aos ateus e aos agnósticos, o que é fundamental para a convivência social de modo civilizado.

Frase de Stephen Hawking

Algumas famosas frases de Stephen Hawking permitem conhecer um pouco melhor a sua forma de pensar: “A crença na vida após a morte é um conto de fadas para quem tem medo de morrer”; “Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança”; “A prova de que no futuro não existirão viagens no tempo, é que não estamos sendo visitados pelos viajantes do futuro”; “Pessoas quietas possuem mentes barulhentas”; “O desejo profundo da humanidade pelo conhecimento é justificativa suficiente para nossa busca contínua”; “Uma teoria é considerada boa se satisfaz dois requisitos: descreve de forma adequada um grande número de observações com base em um modelo que contém apenas poucos elementos arbitrários e faz previsões precisas sobre os resultados de futuras observações”; “Acredito que o desenvolvimento pleno da inteligência artificial poderia significar o fim da raça humana”; “O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento”; “A vida seria trágica se ela não fosse engraçada”; “Se os extraterrestres nos visitarem algum dia, acredito que o resultado será parecido a quando Cristóvão Colombo desembarcou na América, um resultado nada positivo para os nativos”; “Percebi que mesmo as pessoas que afirmam que tudo é determinado de antemão e que não podemos fazer nada para mudar, mesmo essas pessoas olham para os lados antes de atravessar a rua”; “Na teoria da relatividade, não existe tempo absoluto único; em vez disso, cada indivíduo tem sua própria medida de tempo, que depende de onde ele se encontra e de como está se movendo”; “Olhe para as estrelas e não para os seus pés”; “Meu objetivo é simples. É uma completa compreensão do universo, porque é como é e porque ele existe em tudo”; “Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade, e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vencerá, porque funciona”; "A vítima deveria ter o direito de terminar sua vida, se quiser. Mas acho que isso [eutanásia] seria um grande erro. Mesmo que a vida possa parecer ruim, sempre há algo que você pode fazer e ter sucesso. Enquanto há vida, há esperança.”; “O que eu fiz foi demonstrar que é possível determinar pelas leis da ciência o modo como o Universo começou. Neste caso, não é necessário apelar a Deus para explicar como começou o Universo. Se isto não prova que Deus não existe, pelo menos prova que Deus não é preciso para nada.”; “Minhas expectativas se reduziram a zero quando tinha 21 anos. O restante foi um presente.”; “Somos apenas uma estirpe avançada de macacos em um planeta menor de uma estrela muito comum. Mas podemos entender o universo. Isto nos torna muito especiais.; “Eu acredito que a explicação mais simples é: não existe Deus. Ninguém criou o universo e ninguém dirige nossos destinos. Isso me leva ao profundo entendimento de que provavelmente não existe céu e nem vida após a morte. Temos apenas esta vida para apreciar o grande projeto do Universo, e sou muito grato por isso.”

Atividades acadêmicas como esta mesa-redonda são regularmente realizadas pelo curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, com o objetivo de divulgar a ciência e debater a respeito de questões acadêmicas e educacionais.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página