Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
SNCT / CEPIN-CIS

Mesa Redonda: Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2024, 14h29 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 14h29

No dia 17 de Outubro de 2024, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Câmpus Caraguatatuba e o Centro de Pesquisa e Inovação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CEPIN-CIS) promoveram a mesa redonda intitulada Cidades Inteligentes e Sustentáveis. O evento contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A cerimônia de abertura contou com o prof. Dr. Thiago Pedro Donadon Homem, Diretor de Pesquisa, e pelo Prof. Dr. José Américo Alves Salvador Filho, coordenador do CEPIN-CIS. O evento foi mediado pelo ex-aluno do curso ADS, Denis Lavinas.

Imagem 1: Abertura - Da esquerda para a direita: prof. Dr. Thiago, prof. Dr. Américo e Denis LavinasImagem 1: Abertura - Da esquerda para a direita: prof. Dr. Thiago, prof. Dr. Américo e Denis Lavinas

A mesa redonda reuniu especialistas de destaque: o Prof. Dr. Andre Marcelo Panhan (DAE–IFSP–BRA), Eng° Cartógrafo Julio Cesar Vilella (Prefeitura Municipal de Caraguatatuba) e a Dra. Kelem Christine Pereira Jordão (IBM Brasil).

Imagem 2: Especialistas - Da esquerda para a direita: prof. Dr. Andre, Eng. Julio Cesar e Dra. KelemImagem 2: Especialistas - Da esquerda para a direita: prof. Dr. Andre, Eng. Julio Cesar e Dra. Kelem

Imagem 3: Especialistas compartilhando as suas experiências e reflexõesImagem 3: Especialistas compartilhando as suas experiências e reflexões

Ao longo do evento, os participantes compartilharam suas experiências e discutiram estratégias para enfrentar os desafios e explorar as oportunidades na construção de cidades inteligentes. A integração entre tecnologia, urbanismo e sustentabilidade foi enfatizada como um campo fértil para transformações significativas no cenário urbano contemporâneo.

Imagem 4: Público presenteImagem 4: Público presente

É uma premissa que as Cidades Inteligentes sejam acompanhadas de soluções tecnológicas que promovam não apenas eficiência e conectividade, mas que, sobretudo, respeitem e preservem o meio ambiente. A criação de Cidades Inteligentes, que utilizam a tecnologia para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, e de Cidades Sustentáveis, que respeitam os recursos naturais, deve caminhar lado a lado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página