História da Ciência

Livro publicado tem capítulo sobre História da Ciência de autoria de alunos do IFSP

Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 12h02 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 12h02

No mês de novembro de 2019, foi publicado o livro eletrônico intitulado “Diálogos com Tecnologias: Experiências e reflexões sobre tecnologias, sociedade e educação” sob a organização de Marcelo Vianna e Augusto Weiand, pela Editora Fi (Porto Alegre, RS). Este livro eletrônico está disponível para ser acessado e baixado gratuitamente (em versão pdf) aqui.

Foto: Livro “Diálogos com tecnologias”

O capítulo 5 deste livro (entre as páginas 75 e 88), intitulado “Ensino da história da computação por meio de filmes, documentários e vídeos” é de autoria de Caio Cesar Nogueira, Liliane Zechel da Hora, Nessaoana de Souza Carvalho, Rafael Candido de Jesus, Roger Keithi Nojiri da Silva e Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Ele está baseado em uma pesquisa acerca de atividades educacionais realizadas no âmbito da disciplina “História da Ciência e da Tecnologia” (HCT) do primeiro semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Foto: Liliane, Nessaona, professor Ricardo Plaza, Caio, Rafael e Roger, em foto de 2018

No primeiro semestre de 2018, Liliane, Caio, Nessaona, Rafael e Roger (estudantes do curso de ADS) foram alunos do professor Ricardo Plaza na disciplina “História da Ciência e da Tecnologia” (HCT). Durante o semestre foram desenvolvidas atividades didáticas que envolveram a utilização de filmes, documentários e vídeos para o ensino da história da computação. O capítulo “Ensino da história da computação por meio de filmes, documentários e vídeos” procura investigar as principais características destas atividades, bem como os seus impactos. Durante estas ações foram abordadas questões filosóficas e epistemológicas associadas a campos de estudos sobre Inteligência Artificial (IA), tais como o Teste de Turing e a sala Chinesa de Searle.

Foto: Esquema do Teste proposto pelo matemático Alan Turing

Este capítulo “Ensino da história da computação por meio de filmes, documentários e vídeos” tem como base um trabalho acadêmico sobre este tema que foi apresentado pelos mesmos autores em novembro de 2018 no V Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe (SHIALC) que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com o texto de apresentação do livro “Diálogos com Tecnologias”, as Tecnologias – digitais ou não – são concepções humanas e como tais, investidas de valores sociais implícitos e explícitos a partir de suas representações e de seus usos. Ao longo do século XX consolidou-se um estereótipo da Ciência e Tecnologia (C&T) como campos afastados da sociedade com características quase “mágicas”. Os laboratórios e seus caros equipamentos foram representados em livros, filmes e séries como ambientes herméticos nos quais poucos iniciados tinham os conhecimentos necessários para manipular suas engrenagens e circuitos. Assim como a Tecnologia se revestiu com ar de mistério, o trabalho do cientista também era comumente retratado como envolto em complicadas elucubrações, em geral em solidão e muitas vezes de modo excêntrico. Por sua vez, à medida que as tecnologias se incorporaram na sociedade e se sofisticaram, ao ponto de se tornarem essenciais, muitas delas também assumiram um caráter “esotérico” e indecifrável ao cidadão comum, constituindo-se “caixas pretas” acessíveis apenas a um seleto grupo daqueles que as originaram. Tal percepção pode levar a um entendimento de muitos estudantes e profissionais de que estes conhecimentos estão associados somente ao domínio técnico – uma visão tecnicista – não percebendo as estruturas políticas, sociais e culturais envolvidas.

A produção acadêmica por discentes e docentes do IFSP, incluindo a elaboração de capítulos de livros (como neste caso) e de trabalhos para serem apresentados em congressos acadêmicos, é fundamental para o desenvolvimento da instituição de ensino e da sociedade como um todo, pois está associada à produção de conhecimentos que podem ajudar no desenvolvimento econômico e social do país.