PIBID

Licenciandos em física iniciaram atividades do PIBID na Escola Maria Ester

Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 12h21 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 12h21

No dia 28 de agosto de 2019, quarta-feira, a partir das 7h da manhã, estudantes do curso de licenciatura em física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Professora Maria Ester das Neves Dutra Damasio, localizada bairro do Morro do Algodão do município de Caraguatatuba, para dar início às atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da disciplina de física nesta escola. Eles estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que é docente de física IFSP-Caraguatatuba. O professor Roberto Galvani Felipe é o professor supervisor do PIBID de física na Escola Maria Ester.

Foto: Rafael, professor Roberto, Gabriela, Higor e Rodrigo, na entrada da Escola Maria EsterFoto: Rafael, professor Roberto, Gabriela, Higor e Rodrigo, na entrada da Escola Maria Ester

No início desta manhã estiveram presentes na Escola Maria Ester os licenciandos em física Rafael Brock Domingos, Gabriela Lima de Anchieta Silva, Higor Felipe Gonçalves de Arruda, Rodrigo de Siqueira Bicudo e Thomas Diego de Oliveira Cabrera Filho.

Foto: Thomas, licenciando em física, na Escola Maria EsterFoto: Thomas, licenciando em física, na Escola Maria Ester

Ao chegarem na Escola Maria Ester, os estudantes universitários do IFSP-Caraguatatuba foram recebidos pelo professor Roberto Galvani Felipe e pela professora Alessandra Mendes da Silva que é vice-diretora da Escola Maria Ester.

Foto: Professores Alessandra, Ricardo e Roberto na frente da Escola Maria EsterFoto: Professores Alessandra, Ricardo e Roberto na frente da Escola Maria Ester

O professor Roberto Galvani Felipe é formado em Licenciatura e Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e conta com uma grande experiência profissional na área de ensino de física.

Foto: Pibidianos do curso de Licenciatura em Física juntamente com alunos da Escola Maria EsterFoto: Pibidianos do curso de Licenciatura em Física juntamente com alunos da Escola Maria Ester

O PIBID do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba iniciou o seu funcionamento em agosto de 2018, sob a coordenação do professor Luis Fernando Viviani Thomazini; a partir de agosto de 2019, este programa passou para a coordenação da professora Patricia Teixeira Tavano, docente na área de educação do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Professores Patricia, Ricardo e Luis FernandoFoto: Professores Patricia, Ricardo e Luis Fernando

O PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é uma ação do Ministério da Educação (MEC) que financia bolsas para estudantes de cursos de licenciatura a partir de recursos da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma fundação vinculada ao governo federal. Os bolsistas do PIBID, além das ações educacionais que implementam semanalmente no ambiente escolar em que atuam (com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino) sob a coordenação do professor supervisor, realizam também uma reunião semanal no IFSP, para discutir questões relacionadas às atividades que estão sendo realizadas, bem como para analisar textos que fundamentem teoricamente todo o trabalho prático em sala de aula. Mais informações acerca do PIBID podem ser obtidas em <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>.

Foto: Professores Roberto e Luis FernandoFoto: Professores Roberto e Luis Fernando

O curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba funciona no período noturno, com aulas entre 19h e 22h35 e tem a duração de 4 anos. A entrada de cada turma anual acontece em janeiro/fevereiro, quando são selecionados 40 estudantes a partir das suas notas no ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio.